Geral
60 jovens de Rondônia são resgatados de alojamento insalubre enquanto buscavam futuro no futebol

Um alojamento que abrigava 60 jovens de Rondônia, com idades entre 14 e 20 anos, foi interditado pela Vigilância Sanitária de Pedro de Toledo, no interior de São Paulo, após uma denúncia de insalubridade. No local, os agentes constataram a precariedade das instalações, que funcionavam sem autorização. O grupo de jovens era composto por atletas que iriam integrar um time de futebol ainda em fase de formação.
Diante do cenário de desorganização, lixo espalhado e janelas sem vidros, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) determinou que os jovens retornassem ao estado de origem. O imóvel, localizado no bairro Ribeirão do Luiz 1, na zona rural, funcionava anteriormente como uma clínica para dependentes químicos.
Condições precárias
A viagem de ônibus de Rondônia até Pedro de Toledo durou três dias. Os jovens tinham autorização dos pais, que pagavam um valor mensal ao responsável pelo alojamento para cobrir despesas de higiene e alimentação. Parte do grupo chegou à cidade em janeiro e o restante desembarcou na madrugada da última quinta-feira (6).
A denúncia de insalubridade foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Pedro de Toledo, sendo verificada pela conselheira tutelar Claudinéia Ferreira dos Santos, que acionou a assistência social, o Ministério Público e a Polícia Militar. Segundo a conselheira, as condições eram inadequadas para abrigar tantos jovens. “Não havia camas suficientes para todos. As beliches ainda estavam sendo montadas e a casa passava por reformas enquanto os jovens já estavam alojados”, relatou.
Acompanhamento das famílias
Para informar os pais sobre a situação e o esvaziamento do alojamento, Claudinéia criou um grupo em um aplicativo de mensagens. A vereadora Neuracy Montanagna (PL) acompanhou o processo de desocupação e destacou que os jovens tinham intenção de estudar na cidade, mas não havia estrutura suficiente para acomodá-los nas escolas locais. “Sem um planejamento prévio, a cidade não tem capacidade para absorver esse número de estudantes”, afirmou.
Responsável pelo alojamento se pronuncia
Em declaração, o responsável pelo alojamento evitou conceder entrevista, mas alegou ter confiado na documentação fornecida pelo proprietário do imóvel, que anteriormente funcionava como uma clínica de reabilitação.
O caso segue sob investigação pelas autoridades competentes para averiguar possíveis irregularidades e garantir o bem-estar dos jovens envolvidos.

Geral
Banco Central registra o primeiro incidente com chaves Pix neste ano

Um total de 25.349 chaves Pix de clientes da fintech QI SCD tiveram dados expostos, informou nesta segunda-feira (17) o Banco Central (BC). Esse foi o 18º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, e o primeiro neste ano.
Segundo o BC, o vazamento ocorreu de 23 de fevereiro a 6 de março e abrangeu as seguintes informações:
- Nome do usuário
- CPF com máscara (CPF parcialmente coberto com asteriscos)
- Instituição de relacionamento
- Aagência
- Número e tipo da conta
O incidente, apontou o BC, ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. O vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.
Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.
Todas as pessoas que tiveram informações expostas ou vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.
Exposição de dados
A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O vazamento indica que alguém chegou a consultar os dados.
O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.
Em todos os 18 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.
Falha pontual
Em nota, a QI SDC informou que os dados foram expostos por uma “falha pontual, que foi imediatamente corrigida”. A fintech reiterou que, com base nas informações, não é possível ter acesso a contas ou a informações sensíveis.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. “Além disso, não permitem a realização de pagamentos ou transferências, nem o acesso a contas ou a outras informações de natureza bancária”, destacou o comunicado.
- LEIA MAIS: Confira as novas regras do Pix para evitar golpes
- Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro
Fonte: Agência Brasil
Geral
Casal é flagrado em ato sexual dentro de carro em estacionamento de shopping

Na noite do último sábado, um casal foi flagrado mantendo relações sexuais dentro de um veículo estacionado no Balneário Shopping, localizado no bairro dos Estados, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O episódio ocorreu por volta das 20h, horário de grande movimento no estabelecimento, e foi registrado em imagens por uma testemunha.
Segundo informações do Diarinho, a mulher que registrou a cena estava acompanhada do pai, de 85 anos, quando se deparou com a situação inusitada e ficou surpresa. O casal estava em uma das vagas localizadas na parte de trás do shopping.
As imagens mostram claramente o casal dentro do carro, e seguranças do estabelecimento foram alertados sobre a ocorrência. No entanto, não há informações sobre uma eventual abordagem ou medidas tomadas pela equipe de segurança do shopping.
A administração do Balneário Shopping foi procurada para comentar o ocorrido, mas até o momento não se manifestou.
Geral
Semáforos são instalados no cruzamento da avenida Jatuarana com rua Açaí para reduzir acidentes

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), está implementando nova intervenção no cruzamento da avenida Jatuarana com a rua Açaí, na zona Sul da cidade. Desde a última segunda-feira (17), novos semáforos entraram em funcionamento no local.
De acordo com a Semtran, o objetivo é reduzir acidentes e melhorar a segurança de motoristas e pedestres na região. Segundo o secretário da Semtran, Iremar Torres de Lima, a medida foi adotada após estudos e diagnósticos do alto número de acidentes registrados no cruzamento.
“Essa é uma determinação do prefeito Léo Moraes, reorganizarmos o trânsito na nossa capital. Essa mudança no cruzamento foi feita após estudos técnicos, em que identificamos a necessidade de uma sinalização eficiente para organizar o trânsito e, principalmente, garantir mais segurança”, disse o secretário.
Outro ponto em destaque é que a conversão à esquerda foi proibida, e a recomendação da secretaria é que o condutor faça o “looping de quadra” (contorno na quadra à direita), para cruzar a via ou transitar na mesma, no sentido contrário, com maior conforto e segurança para veículos e pedestres.
A equipe implantou os semáforos de três tempos na avenida Jatuarana, para ficar sincronizado com a rua Açaí para melhorar a fluidez. Vale destacar que a avenida Jatuarana tem um movimento altíssimo de veículos. Equipes da Semtran continuam no local, orientando os motoristas e pedestres.
Também será realizada a implantação de sinalização, como a pintura da faixa de pedestres. Os equipamentos semafóricos atendem solicitações dos comerciantes e moradores, que enfrentavam dificuldades para transitar pela região por conta da grande movimentação, em especial nos horários de pico. Ainda segundo a pasta, outros cruzamentos da cidade também receberão os equipamentos semafóricos pelos próximos meses.
“A gente tem vários pontos em análise e muitos deles concluímos os estudos, sendo o principal motivo da necessidade o registro de acidentes. Além disso, também vamos remover semáforos onde a volumetria caiu drasticamente e não há necessidade de ter os equipamentos naqueles pontos”, finaliza o secretário.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
-
Geral10 horas atrás
Casal é flagrado em ato sexual dentro de carro em estacionamento de shopping
-
Polícia16 horas atrás
Apenado é perseguido e executado a tiros na capital
-
Polícia13 horas atrás
Repórter da Rede tv fica ferido em acidente entre carro e moto em Porto Velho – VEJA O VÍDEO
-
Geral10 horas atrás
Banco Central registra o primeiro incidente com chaves Pix neste ano
-
Polícia13 horas atrás
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido em acidente na BR-421 em RO
-
Polícia5 horas atrás
Homem é encontrado escondido em freezer após tentativa frustrada de furto
-
Polícia5 horas atrás
Dupla é presa suspeita de participação em grupo que roubava caminhonetes em RO
-
Polícia2 horas atrás
Delegacia de Homicídios divulga foto de foragido e pede colaboração da população