Geral
Residência em Urgência e Emergência de Rondônia ganha bolsas do Ministério da Saúde
Com o objetivo de formar médicos especialistas para atender às demandas da população, o Programa de Residência Médica em Urgência e Emergência foi o único aprovado por meio da PORTARIA Nº 30, de 14 de janeiro de 2025. Com isso, o Ministério da Saúde concedeu bolsas para acadêmicos de medicina do estado de Rondônia que forem aprovados no processo seletivo, fortalecendo a capacitação profissional e a qualificação.
Para o governador Marcos Rocha, as qualificaçoes são pensadas para atender a demanda da população. “Ao formar especialistas capacitados, o programa fortalece o sistema de saúde pública, garantindo respostas mais ágeis e eficientes em situações críticas” , salienta.
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, o programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Instituto de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir). O edital do processo seletivo foi lançado, e a prova será realizada no dia 9 de fevereiro, conforme cronograma EDITAL Nº 1/2024/IESPRO(SESAU) – COREME.
Os médicos selecionados para o Programa passarão por três anos de treinamento teórico e prático, em ambientes vinculados à Rede de Atenção às Urgências (RUE), como a Sala de Trauma e Sala de Emergência do Hospital João Paulo II, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte aeromédico, emergências pediátricas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), além de emergências em infectologia e medicina tropical no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Os estágios vão ocorrer em cenários fundamentais para formação do médico emergencista.
Secom
Geral
Tempestades intensas colocam Rondônia em estado de alerta nesta quinta-feira
Rondônia permanece em estado de atenção nesta quinta-feira (12) devido à previsão de tempestades intensas e mudanças rápidas nas condições do tempo. A instabilidade começa a se formar pela região Norte do estado e avança em direção a Porto Velho e ao Leste rondoniense, trazendo chuva forte, ventos expressivos e risco de impactos significativos. O mau tempo se deve à atuação de um sistema convectivo que se desenvolveu no sul do Amazonas e que, nas últimas horas, ganhou força ao alcançar áreas do município de Porto Velho.
As imagens de monitoramento meteorológico mostram uma formação extensa e bastante carregada, com potencial para provocar chuva intensa em curtos períodos, grande quantidade de descargas elétricas e rajadas de vento capazes de gerar danos. À medida que o sistema se desloca, o céu escurece rapidamente, a pressão atmosférica varia e o calor abafado dá lugar a ventos mais fortes. A projeção é de mudanças bruscas ao longo do dia, com possibilidade de alagamentos, interrupção de energia e transtornos urbanos.
De acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido a partir das 10h, são esperadas precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir acumulados de até 100 milímetros no dia. As rajadas de vento podem alcançar de 60 a 100 km/h, o que aumenta o risco de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Informações do Inpe e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) classificam o cenário como nível 2, indicando tempestades mais organizadas e com potencial para episódios severos. Esse sistema faz parte de um grande corredor de instabilidade que avança pelo sul da Amazônia e já impacta estados como Amazonas, Acre e sudoeste do Mato Grosso. A tendência é que a instabilidade aumente ainda mais na sexta-feira (13), o primeiro dia útil de 2026, com previsão de volumes elevados de chuva, ventos fortes e maior frequência de raios.
Em Porto Velho, há previsão de pancadas intensas, raios e ventania. O tradicional desfile do Bando do Vai Quem Quer, marcado para o sábado (14), pode acontecer sob chuva, já que a probabilidade de precipitação varia entre 75% e 80%. Mesmo que haja momentos de tempo firme durante o evento, novas áreas de chuva devem se formar logo depois. A recomendação é manter a atenção redobrada e acompanhar os avisos oficiais.
Geral
Empresa dona do Mounjaro se manifesta sobre PL da quebra de patente
A empresa farmacêutica Eli Lilly, detentora dos direitos do Mounjaro se manifestou nesta quarta-feira (11/2) contra a aprovação da urgência de um projeto de lei que declara o medicamento de “interesse público”.
Se a proposta for aprovada, a patente poderá ser quebrada e versões “genéricas” poderão ser comercializadas no Brasil, o que deve reduzir o preço das “canetas emagrecedoras”.
Em nota enviada à imprensa, a farmacêutica afirmou que não foi incluída nas discussões sobre o tema.
“Não é assim que se constrói uma política pública sólida e sustentável. O próprio arcabouço legal brasileiro exige que o licenciamento compulsório seja excepcional, tecnicamente justificado e iniciado pelo Poder Executivo. O Ministério da Saúde não emitiu qualquer determinação que apoie essa ação, e a Lilly, como titular da patente, nunca foi envolvida no processo”, declarou a empresa.
O requerimento de urgência foi aprovado na segunda-feira (9/2). Com isso, a proposta pode ser analisada diretamente no plenário da Câmara, sem passar por comissões temáticas. Se for aprovada, seguirá para o Senado Federal e, por fim, para sanção do presidente da República.
Obesidade
O texto foi apresentado pelo líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (MG), que é médico. O deputado afirma que os medicamentos são importantes no tratamento da obesidade, mas têm alto custo no mercado farmacêutico.
“Ocorre que o preço comercial desses medicamentos é simplesmente impeditivo aos objetivos de uma medicina de massa, que precisa, hoje, tratar mais da metade da população adulta de um país que ultrapassa os 200 milhões de habitantes”, afirmou o parlamentar na proposta.
Fonte: Metrópoles
Geral
Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expansão no estado, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) acaba de lançar mais um cronograma de cursos profissionalizantes remotos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, no link publicado no site da instituição.
A oferta de cursos remotos integra a estratégia da gestão estadual para democratizar a educação profissional, principalmente em comunidades de difícil acesso ao ensino presencial. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os investimentos em profissionalização contribuem para que jovens em início de carreira e trabalhadores já na ativa consigam crescer profissionalmente. “Quem se capacita tem mais chances de ocupar uma vaga de emprego ou abrir o próprio negócio.”
CURRÍCULO ATUALIZADO
Gabriel Mota Sales, de 23 anos, está aproveitando as oportunidades para construir uma carreira de sucesso. Frequentando as aulas presenciais do Curso Técnico em Administração, o jovem que mora no Bairro Nova Esperança, em Porto Velho, sempre recorre ao ensino online para atualizar o currículo. “O último curso remoto que fiz foi o de Marketing Digital, que aconteceu em dezembro de 2025”, lembrou.
Na avaliação da presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o ensino online representa um avanço no setor educacional, porque apresenta vários benefícios. “Os cursos remotos superam barreira geográficas, facilitam a vida de quem não dispõe de muito tempo para estudar e ainda motiva o aluno a se familiarizar com as novidades do mundo digital”, frisou, acrescentando que o novo cronograma de cursos remotos contempla diversas áreas do conhecimento.
CURSOS OFERTADOS
- Fundamentos da Computação
- Excel do Básico ao Avançado
- Desenvolvimento Web
- Gestão de Marketing
- Planejamento Estratégico
- Gestão Financeira e Orçamentária
- Gestão de Materiais e Logística
- Auxiliar Administrativo
- Prática de Departamento Pessoal
- Planejamento, Recrutamento e Seleção
- Empreendedorismo
- Gestão de Pessoas
- Ética, Saúde e Segurança
- Legislação Previdenciária e Tributária
- Psicologia e Processo de Motivação e Liderança
- Português Instrumental
- Comunicação e Expressão
- Introdução à Inteligência Artificial
- Arquitetura de Computadores
- Manutenção de Computadores
- Aplicativos Informatizados
- História da Educação
- Teoria das Relações Humanas
- Gestão da Produção
- Gestão da Qualidade
- Currículos e Práticas Pedagógicas
Fonte: Secom – Governo de Rondônia
-
Polícia7 horas atrásSecretário executa os próprios filhos e se mata dentro de condomínio
-
Polícia20 horas atrásSuspeito é baleado em confronto com a Força Tática no bairro Três Marias
-
Polícia17 horas atrásSobrinho mata tio a facadas após discussão
-
Polícia3 horas atrásCapotamento deixa duas mulheres feridas na Av. João Goulart
-
Polícia18 horas atrásTio é morto a facadas pelo sobrinho em Porto Velho
-
Empregos23 horas atrásSargento da Reserva é Encontrado Morto em Apartamento
-
Polícia7 horas atrásSobrinho mata o próprio tio a facadas após discussão
-
Polícia5 horas atrásCaminhão com carga de gado tomba e animais morrem afogados

