Conecte-se conosco

Geral

EM RONDÔNIA: Famílias ficam desabrigadas após rio Araras transbordar em Cerejeiras

Publicado

em

Famílias foram resgatadas após o rio Araras transbordar sobre a BR-435 devido ao grande volume de chuvas, em Cerejeiras (RO). Segundo a Defesa Civil, esse evento é considerado o maior dos últimos 40 anos.

No total, quatro famílias foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, incluindo um casal de idosos. Seis animais também foram salvos. Segundo os agentes, as famílias desabrigadas serão levadas para casas de parentes.

Através de vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver o momento em que a água barrenta invade a cada de uma moradora, danificando eletrodomésticos e mobília.

A cheia iniciou após uma forte chuva no município. De acordo com a Defesa Civil, o rio ultrapassou a cota máxima, mas não é possível identificar o volume, já que a cidade não conta com monitoramento pluviométrico.

Duas regiões foram afetadas. O transporte na BR-435 foi prejudicado, mas não chegou a ser interrompido. Segundo a Defesa Civil, a situação é estável no momento, no entanto, o órgão alerta que o rio Araras pode voltar a subir caso chova com a mesma intensidade.

A ponte na entrada da cidade foi isolada para garantir a segurança da população. A Prefeitura e Defesa Civil analisam se é seguro para o moradores retornarem às casas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novos lares e novas raízes marcam ações ambientais na Rua do Hexa

Publicado

em

Por

Quem passou pela Rua do Hexa no último domingo (21) teve a oportunidade de levar para casa muito mais do que uma lembrança da programação. A feira de adoção de animais e a distribuição gratuita de mudas, promovidas pela Sema, conquistaram famílias e ajudaram a espalhar cuidado, afeto e consciência ambiental.

Ao todo, 51 animais, entre cães e gatos, foram disponibilizados para adoção, e todos encontraram novos lares. Já a distribuição de mudas levou à população espécies frutíferas como pitomba, biribá, jambo, cupuaçu, tamarindo, graviola, açaí de touceira e ingá-de-metro.

A dona de casa Izaura Gomes foi uma das pessoas que aproveitaram a distribuição de mudas.

“Quando eu soube, vim logo pegar porque meu filho comprou uma chácara e eu quero plantar lá. É importante deixar nossa cidade mais verde. E as adoções são necessárias também, porque animal é sinônimo de alegria”.

Ela conta que saiu feliz da programação.

“Eu vim dar uma voltinha por acaso e já estou saindo com uma plantinha. Só não estou levando um cachorro porque estou de ônibus”.

A assistente financeira Emanuela Morela aproveitou o passeio em família para adotar um animal. “Minha filha se apaixonou pelo gatinho e minha cunhada pelo cachorro. Acabamos levando os dois”.

Mãe da pequena Maria Helena, Emanuela destaca a importância dos animais para crianças com autismo. “Faz muito bem para ela, que é TEA. Ela se regula muito com os gatos. Para crianças com autismo, essa convivência é muito importante. Os gatos são animais tranquilos, não fazem barulho, gostam de estar perto, mas não grudados o tempo todo”.

Quem também encontrou uma nova companheira foi Catielane Luz. “Animal traz alegria, proteção e harmonia para dentro de casa. Eles fazem parte da família”.

O prefeito Léo Moraes destacou a participação da população na ação. “Tivemos uma grande feira de adoção e é gratificante ver tantas famílias acolhendo os nossos animaizinhos”.

Segundo André Oliveira, coordenador de Proteção da Sema, a iniciativa buscou incentivar tanto a adoção responsável quanto o cuidado com o meio ambiente. “Ficamos muito felizes porque todos os 51 animais disponibilizados hoje foram adotados. Além disso, quem adota um animal aqui já sai com cadastro para realizar a castração, totalmente gratuita, oferecida pela Prefeitura. Também distribuímos mudas para incentivar uma cidade mais verde e sustentável, e essas mudas vêm diretamente do viveiro municipal.”

As ações integraram a programação da Rua do Hexa e reforçaram o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com o bem-estar animal e a preservação ambiental.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Governo de Rondônia conclui revitalização em 18 escolas estaduais de Porto Velho

Publicado

em

Por

As ações de manutenção e revitalização executadas pelo governo de Rondônia seguem avançando em escolas estaduais de Porto Velho. Ao todo, 18 unidades já tiveram os serviços concluídos, e novas frentes de trabalho foram iniciadas em outras escolas da Capital, garantindo melhorias estruturais que contribuem para mais segurança, conforto e qualidade no ambiente escolar.

Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), por meio das equipes da Gerência de Ações Urbanísticas (GAU), conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Entre os trabalhos executados estão recuperação de fachadas, manutenção elétrica, revitalização das áreas externas, adequação de calçadas, pintura, poda de árvores e serviços de roçagem.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos na estrutura das escolas fortalecem a educação pública e proporcionam melhores condições para o aprendizado. “Quando cuidamos das estruturas das escolas, garantimos mais dignidade para alunos, professores e toda a comunidade escolar. Investir em infraestrutura escolar é investir diretamente na qualidade do ensino dos alunos”, ressaltou.

ESCOLAS CONTEMPLADAS

Das 18 escolas já contempladas, destacam-se:

  • EEEFM Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • EEEFM Capitão Cláudio Manoel da Costa
  • EEEFM Jorge Teixeira de Oliveira
  • EEEFM Marcos de Barros Freire
  • EEEF Eloísa Bentes Ramos
  • EEEFM John Kennedy
  • EEEF Jânio da Silva Quadros
  • EEEFM Juscelino Kubitschek de Oliveira
  • EEEFM Mariana
  • EEEFM Professor Daniel Neri da Silva
  • EEEF Roberto Pires

OUTRAS UNIDADES EM ANDAMENTO

Além das escolas já contempladas, as equipes seguem atuando em outras unidades da Capital. Nas escolas EEEFM Barão do Solimões; EEEF São Sebastião I; e IEE Carmela Dutra, as equipes iniciaram os serviços de pintura da parte interna e externa.

O secretário da Seosp, Elias Rezende, enfatizou que as equipes seguem em ritmo intenso de trabalho para ampliar o número de escolas atendidas. “Nosso objetivo é levar essas melhorias ao maior número possível de unidades escolares da rede estadual. Seguimos atuando de forma planejada, escola por escola, para garantir que cada espaço receba a atenção necessária.”

De acordo com o titular da Seduc, Massud Badra, a manutenção e a revitalização das escolas fazem parte do compromisso do governo de Rondônia com a qualidade da educação. “Estamos trabalhando em parceria com a Seosp para garantir ambientes mais seguros, acolhedores e adequados ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. Essas melhorias refletem diretamente no bem-estar dos estudantes, professores e servidores, fortalecendo a aprendizagem e valorizando toda a comunidade escolar”, destacou.

A iniciativa integra o plano de manutenção contínua das unidades de ensino da rede estadual, realizado pela Seosp, em parceria com a Seduc.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Geral

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

Publicado

em

Por

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (22/6) o registro d o medicamento Inluriyo ® (tosilato de inlunestranto). O produto é indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser removido por cirurgia ou que já se espalhou para outras partes do corpo, e que foram previamente tratados com terapia endócrina.

Esse tipo de tumor apresenta as seguintes características: é positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e tem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).

O medicamento, desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., é oral e indicado como monoterapia.

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) , no período de 2023 a 2025, foram registrados 73.610 casos da doença, o que representa 30,1% dos cânceres em mulheres.

Leia a Resolução 2.465/ 2026 no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Governo Federal

Continue lendo

Trending