Política
Prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos são diplomados em Porto Velho para 2025
Na tarde de quinta-feira (12), aconteceu a diplomação do prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos do município de Porto Velho durante solenidade presidida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), no auditório da Faculdade São Lucas, campus II. O ato formaliza a vitória dos candidatos nas eleições de 2024, estando aptos a assumirem os seus mandatos no período de 2025 a 2028.
Foram diplomados os 23 vereadores que irão compor à Câmara de VereadoresDurante a cerimônia, a juíza da 20ª zona Eleitoral e presidente da Junta Curadora do município de Porto Velho, Juliana Paula Silva da Costa, destacou a importância do ato, símbolo que marca o início da nova etapa na vida pública dos diplomados. “A diplomação que hoje realizamos é o reconhecimento da confiança que a sociedade porto-velhense depositou em cada um dos senhores e senhoras. Mais do que isso, um lembrete da responsabilidade que assumem. Cada cadeira dos Poderes Legislativo e Executivos municipais, por óbvio, não é um espaço para vaidades ou interesses individuais, mas para planejamento e construção de um edifício pautado nos cumprimentos das responsabilidades legais e constitucionais que norteiam o estado democrático de direito”, afirmou.
Na sequência, suplentes e vereadores diplomados, receberam o certificado oficial, que reconhece seus mandatos por meio de eleição e tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025. Os 23 vereadores que irão compor à Câmara de Vereadores são: Breno Mendes da Silva Farias, Adriano da Silva Gomes, Bruno Luciano do Couto Araújo, Devanildo Santana, Everaldo Alves Fogaça, José Uilson Guimarães de Souza (Zé Paroca), Antônio Marcos Mourão Figueiredo (Marcos Combate), Wanoel Chaves Martins, Nilton Souza, Evanildo Ferreira da Silva, Edimilson Dourado Gomes, Adalto Donato de Oliveira, Francisco Gedeão Bessa Holanda de Negreiros, Sofia Andrade de Aguiar Gomes, Thiago dos Santos Tezarri, José Iracy Macário Barros (Dr. Macário), Fernando Celestino da Silva, Gilber Rocha Merces, Militino Feder Júnior, Pedro Geovar, Jeovane Ibiza, Ellis Regina e Márcio Pacele, atual presidente da Câmara Municipal.
DEVER CUMPRIDO
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, expôs a gratidão à populaçãoO prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, expôs a gratidão à população pelo carinho e pela confiança no trabalho de sua gestão, em dois mandatos. “Sentimento de gratidão enorme pela população, pelo carinho, pela compreensão. Nós vivemos esses oito anos em contato permanente com a população e, dentro do que foi possível, atendendo às demandas e os anseios dos porto-velhenses. Nós encerramos esse mandato com a certeza do dever cumprido”, destacou Chaves.
Ainda durante o seu discurso, o prefeito destacou a importância do apoio e da parceria entre o executivo e o legislativo municipal. “Não é fácil o trabalho e o encargo de um prefeito. As dificuldades são enormes. A câmara tem a obrigação constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Vocês são legisladores e fiscais ao mesmo tempo, exerçam as suas prerrogativas pensando no povo da nossa terra. Eu enfrentei obstáculos, mas, na imensa maioria das vezes, tive a Câmara ao meu lado. Eu rogo a Deus e me dirijo a cada um de vocês, vereadores diplomados, ajudem o prefeito, pois as dificuldades são enormes de todos os lados. O que penso é que continuem na nova Legislatura, sendo parceiros da população, o prefeito é apenas um elo dessa cadeia. Nós avançamos extraordinariamente nessas duas gestões. Desejo muita sorte a todos e paz. E até o momento da passagem da faixa”, encerrou Hildon Chaves.
DIPLOMADOS
O prefeito já diplomado, Leonardo Barreto de Moraes e a vice-prefeita, Magna dos Anjos
O prefeito já diplomado, Leonardo Barreto de Moraes (Léo Morais) também recebeu o certificado oficial. Da mesma forma, a vice-prefeita, diplomada, Magna dos Anjos Queiroz. Na oportunidade, Léo Moraes agradeceu a confiança dos eleitores e afirmou o compromisso que passa a ter com Porto Velho.
“Isso me traz uma responsabilidade ainda maior. Nós queremos governar com a população, em benefício de todos. Vamos trabalhar com muita dedicação e exigência de resultados na nossa equipe. Estou bem animado, mesmo sabendo dos desafios que temos pela frente. Estamos em franca transição e, agora, discutindo eixos temáticos preciosos como saúde, educação, assistência social, desburocratização, modernização. Agora é trabalhar”, declarou.
Vereador Márcio Pacele segue agora ao quarto mandatoO vereador Márcio Pacele segue agora ao quarto mandato. Na eleição de 2024 conquistou o maior número de votos. Ele atribui o resultado nas urnas ao trabalho que tem desenvolvido no executivo municipal. “Hoje celebramos a festa da democracia. Certamente esse resultado é fruto do nosso trabalho no dia a dia. E para esse novo momento, a expectativa é positiva. Agradeço, primeiramente, a Deus, e vamos cumprir com tudo o que nos comprometemos durante a campanha”, frisou.
Da mesma expectativa compartilha o vereador diplomado, Devanildo Santana, que conquistou o primeiro mandato nas eleições de 2024. Além do apoio dos eleitores, ele destaca a importância do apoio do prefeito Hildon Chaves na caminhada. “Agradeço muito a Deus, aos meus familiares e amigos. E, também, a uma pessoa muito especial, que acreditou no meu trabalho durante oito anos e me deu oportunidades. Nos conhecemos essa máquina de materializar e fazer a entrega de sonhos na vida da população. E, agora, na condição de vereador eleito, nós vamos materializar, efetivar e potencializar a voz da população de Porto Velho, em especial, os menos favorecidos, em estado de vulnerabilidade socioeconômica. E a minha finalidade maior é servir nossa cidade”, enfatizou Santana.
Vereador eleito, Devanildo Santana
O vereador eleito da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Francisco Gedeão Bessa Holanda de Negreiros, também expôs otimismo para a atuação em seu mandato. “A gente vai trabalhar muito por Porto Velho ajudando o prefeito eleito, Léo Moraes. Vamos dar continuidade aos trabalhos que a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo e trabalhar para melhorar a saúde e a infraestrutura do município”, pontuou Negreiros.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da atuação da Justiça Eleitoral e afirmou dar continuidade à parceria com a Prefeitura de Porto Velho, sob a nova gestão Léo Moraes. “Assim como o Governo de Rondônia apoiou a prefeitura na gestão do prefeito Hildon Chaves, também vai continuar apoiando a prefeitura sob a gestão de Léo Moraes. A população não está preocupada com partidos, mas sim com serviços sendo entregues. E conto com cada vereador e vereadora, com o nosso prefeito eleito e conto, também, com toda a sociedade”, enfatizou Rocha.
Gedeão Negreiros, vereador eleitoCompuseram a mesa de abertura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), Daniel Lagos, a juíza da 20ª zona Eleitoral e presidente da Junta Curadora do município de Porto Velho, Juliana Paula Silva da Costa, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), o desembargador Raduan Miguel Filho, a promotora de Justiça, Emília Oie, que no ato, representou o procurador Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Marcelo Cruz, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
A cerimônia de diplomação foi encerrada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), Daniel Lagos e contou com a foto oficial dos diplomados.
SOBRE A DIPLOMAÇÃO
É o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso das eleições municipais, os diplomas são assinados e entregues pelo presidente da junta eleitoral do município, que é o juiz eleitoral da zona.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Política
Deputada Cristiane Lopes é Eleita uma das 100 Melhores Parlamentares no Ranking dos Políticos
Cristiane Lopes destacou-se entre os 513 parlamentares pela responsabilidade com queBconduz seu trabalho, priorizando a ética, a gestão e o desenvolvimento de Rondônia
A Deputada Federal Cristiane Lopes ocupou lugar de destaque no Ranking dos Políticos 2024 do Congresso, uma iniciativa nacional que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate à corrupção, redução de privilégios, eficiência no uso de recursos públicos e compromisso com a transparência.
Isso reflete a seriedade e o comprometimento da parlamentar com o fortalecimento da democracia e a busca por um Brasil mais justo e eficiente. “Ser reconhecida como uma parlamentar atuante por Rondônia é uma honra que dedico ao povo do nosso estado. Esse resultado reforça a importância de um trabalho transparente, ético e voltado para atender às verdadeiras necessidades da população”.
- LEIA TAMBÉM: Lula indica 17 nomes para diretorias de nove agências reguladoras
- Vereadores de Porto Velho aprovam aumento salarial para prefeito, vice-prefeito e secretários
- Prefeitura divulga calendário com feriados e pontos facultativos de 2025
O Ranking dos Políticos, criado em 2011, é uma organização independente, financiada pela sociedade civil, que analisa dados públicos e oficiais para avaliar a atuação parlamentar e a bancada de Rondônia ocupa o primeiro lugar na média nacional.
A posição de destaque é um reflexo do trabalho dedicado e transparente da deputada. A avaliação rigorosa, que utiliza dados provenientes do Senado, da Câmara e de tribunais, reforça a legitimidade do reconhecimento. O uso de tecnologia própria na análise garante precisão e credibilidade aos resultados.
Desde o início de seu mandato, a Deputada Cristiane Lopes tem trabalhado incansavelmente para melhorar a vida dos rondonienses em muitas frentes de atuação, ela tem priorizado pautas que garantem investimentos em setores essenciais, assegurando que os rondonienses tenham acesso a serviços públicos de qualidade.
“Luto pela reconstrução da BR-319, para melhorar a infraestrutura e o desenvolvimento de Rondônia, pela redução das tarifas de energia elétrica e por soluções para a crise no transporte aéreo, através do PL 539/24 de minha autoria. Mobilizei recursos para saúde, nossos pescadores e agricultores afetados pela estiagem e fortaleci a segurança pública com novos investimentos. Essa conquista é nossa”, afirmou.
Ao ser reconhecida como uma das melhores parlamentares de Rondônia, reafirma seu compromisso com a população e com os princípios que regem seu mandato. Este resultado serve de inspiração para todos aqueles que acreditam em uma política mais eficiente e comprometida com o bem comum.
“Este reconhecimento não é apenas meu, mas de toda a população do meu estado, que confia no meu trabalho e me motiva a seguir em frente. Continuarei lutando com ética e responsabilidade para construir um Brasil e uma Rondônia melhor para todos”, concluiu.
Política
Lula indica 17 nomes para diretorias de nove agências reguladoras
ANP, Anvisa, ANSN, ANA, ANM, ANTT, ANS, Ancine e Anac
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou, ao Senado Federal, 17 indicações para cargos de direção em nove agências reguladoras. Para assumirem o cargo, os indicados precisam, ainda, passar pela sabatina dos senadores. Os nomes foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira (16).
Para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi indicado o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Artur Watt Neto. Segundo o Planalto, ele é especialista em direito do petróleo. O atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Sampaio Mendes, foi escolhido para ocupar o cargo de diretor.
Leandro Pinheiro Safatle, do Ministério da Saúde, foi indicado para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para a diretoria foram definidos Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares.
Os indicados para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) foram Alessandro Facure Neves de Salles Soares, para o cargo de diretor-presidente; Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias foram escolhidos para diretores.
Três nomes foram definidos para a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA): Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva.
No caso da Agência Nacional de Mineração (ANM), o indicado para a direção geral foi escolhido José Fernando de Mendonça Gomes Júnior. Já para Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio foi o indicado para a direção geral.
O atual chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Nemer Damous Filho, foi indicado para diretor-geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Patrícia Barcelos é a escolhida para a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Segundo o Planalto, houve uma substituição nas indicações para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Para a posição de diretor-presidente, retirou a indicação do atual substituto, Tiago Sousa Pereira, para o seu lugar irá o diretor da Infraero, Tiago Chagas Faierstein.
Lula retirou também a indicação de Mariana Olivieri Caixeta Altoé para a Anac. Em seu lugar foi a indicação é Rui Chagas Mesquita.
Agência Brasil
Política
MAIOR ALÍQUOTA DO MUNDO: Senador Bagattoli vota contra a regulamentação da Reforma Tributária
Parlamentar argumenta que nova alíquota, a maior do mundo, deve afetar o desenvolvimento de estados do Norte
O senador Jaime Bagattoli (PL) foi um dos 19 votos contrários à regulamentação da Reforma Tributária que acabou aprovada, nesta quinta-feira (12), no plenário do Senado Federal.
Entre os diversos temas que envolvem a regulamentação, Jaime chamou a atenção para o mais preocupante de todos eles, o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) que, após as mudanças defendidas pelo atual Governo, pode chegar a 28%, o maior valor entre os países do mundo.
Para o senador, a taxa deve afastar os investimentos no país e, principalmente, agravar ainda mais o cenário econômico dos estados que integram a região Norte.
“Como já sabem, meu voto é não a essa proposta por diversos motivos, sendo o principal deles o fato de que o Brasil passará a ter uma das maiores alíquotas do planeta, inviabilizando por completo o desenvolvimento do país. Até porque quem investirá no país que ostenta a maior alíquota do mundo? Aprovar a reforma como ela está é decretar a falência do Brasil e jogar a nossa economia em completo atraso. E adianto que a repercussão deverá ser ainda mais negativa aos estados do Norte que já sofrem para atrair investimentos, empresas e indústrias para a nossa região. Não podemos concordar com isso”, afirmou o senador.
Após ser aprovada, a reforma agora retorna à Câmara Federal que deve votar a proposta ainda este ano para encaminhá-la à sanção presidencial.
Assessoria
-
Polícia15 horas atrás
Dois homens são mortos durante ataque a tiros no interior de Rondônia
-
Polícia13 horas atrás
IMAGENS FORTES: Motociclista morre em colisão frontal com furgão em Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Polícia6 horas atrás
IDENTIFICADOS: Homens são mortos a tiros enquanto trabalhavam em propriedade rural
-
Polícia7 horas atrás
“André Maskara” é preso novamente em veículo de luxo roubado
-
Polícia14 horas atrás
Jovem é espancada pela irmã em bebedeira na zona sul da capital
-
Polícia17 horas atrás
Polícia Civil prende três acusados de homicídio qualificado no interior de Rondônia
-
Polícia15 horas atrás
PF prende delegado envolvido em execução de delator do PCC
-
Esportes12 horas atrás
Porto Velho sedia maior evento de MMA do Norte com presença de Charles do Bronx