Geral
Campanhas educativas realizadas pelo Detran-RO são intensificadas no final do ano
No trânsito, um segundo de desatenção pode ser fatal. Para reduzir a ocorrência de sinistros e salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensificou as ações educativas neste final de ano. O trabalho, desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), tem acontecido em todo o estado. O planejamento da Escola Pública de Trânsito inclui quatro campanhas: “Calma, Vai de Boa!”, “Álcool x Direção”, “Respeite o Meu Espaço” e “Sua Vida Vale Mais”, com objetivos específicos a serem atingidos, todas trabalhando para proporcionar a segurança viária.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que o trabalho dos educadores do Detran-RO é fundamental para prevenir acidentes, e afirma que os investimentos para esse objetivo seja atingido não deixarão de acontecer.
O diretor da EPTran, Welton Roney, explicou que a intensificação das atividades no final do ano ocorre devido ao aumento de sinistros neste período. “Estamos realizando ações praticamente todos os dias, justamente para alertar os condutores sobre a importância de reduzir a velocidade, evitar mistura de álcool e direção, além de conscientizar a população de uma maneira geral.”
Campanhas intensificadas neste final de ano, e realizadas ao longo de 2024:
CALMA, VAI DE BOA!
A ação, realizada pelos educadores do Detran-RO, tem o objetivo de alertar os condutores sobre a importância de dirigir dentro da velocidade permitida. Utilizando-se de câmeras OCR, capazes de identificar possíveis restrições no veículo, a exemplo da restrição de roubo ou furto, os agentes abordam motoristas que desobedecem a regra estabelecida, orientando sobre a importância de obedecer à legislação de trânsito.
ÁLCOOL X DIREÇÃO
A campanha visa conscientizar os condutores sobre a importância de não misturar bebidas alcoólicas com direção. Nesta ação, todos os presentes no veículo assistem a um vídeo com um enredo que mostra os impactos dessa combinação perigosa. Além disso, recebem folders e o teste do bafômetro descartável.
RESPEITE O MEU ESPAÇO
A campanha é dedicada ao público mais vulnerável no trânsito. Nesta ação, os educadores orientam pedestres e ciclistas sobre a importância de trafegar, cada um, no local estabelecido. Os condutores de veículos automotores também são orientados a respeitar todos os envolvidos no trânsito, a fim de proporcionar segurança.
SUA VIDA VALE MAIS
O trabalho dos educadores na campanha “Sua Vida Vale Mais” consiste em abordagens aos condutores em semáforos e realização de blitz educativa. Durante a atividade, os abordados recebem orientações para dirigir com prudência, sem uso de celular, dentro da velocidade, entre outras recomendações.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destaca que as ações educativas são promovidas para reduzir sinistros e salvar vidas. “Esse trabalho educativo continuará ativo, pois a missão do Departamento é promover o bem para todos os envolvidos no trânsito”.
Secom
Geral
Prefeitura de Porto Velho anuncia reabertura do Parque da Cidade para o dia 15 de fevereiro
A reabertura do Parque da Cidade, um dos cartões-postais de Porto Velho, localizado na av. Calama, na zona Norte da cidade, acontecerá no próximo dia 15 de fevereiro, a partir das 15h. O anúncio foi feito pela Prefeitura, através da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que é a responsável por aquele espaço público.
“O local esteve fechado nesses últimos dias por causa da necessidade de desmontar os enfeites de Natal, que foram retirados para dar espaço ao restabelecimento das atividades do parque à população em geral”, explicou Bruno Oliveira, presidente da Emdur.
Tão logo ocorra a reabertura, os visitantes poderão usufruir novamente daquele espaço de lazer, como as áreas verdes, pista de caminhada e o parquinho para as crianças, entre outros atrativos. A Emdur ressalta que a reestruturação foi realizada para garantir a segurança e o bem-estar dos frequentadores.
“A reabertura marca o início de uma série de atividades programadas para o primeiro semestre deste ano, como eventos culturais e muitas outras atrações. O parque promete ser novamente um espaço de convivência para famílias, esportistas e turistas”, comentou Bruno Oliveira.
INTERVENÇÕES
O presidente acrescentou que após a retirada da decoração natalina, o parque passa por várias intervenções, incluindo a reposição de grama e a poda de árvores. Tais serviços fazem parte do processo de manutenção do local, com objetivo de melhorar a infraestrutura e a estética do espaço público para receber o público depois da reabertura.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Rondônia participa de ação nacional da Lei Seca para conscientizar população e reduzir sinistros
Com o objetivo de reduzir o número de sinistros no trânsito provocados por motoristas que ainda insistem em beber e dirigir, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou na madrugada de sábado (1º), a Operação “Lei Seca”, que ocorreu de forma simultânea em todo o território nacional. A ação foi realizada em cinco municípios do estado: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Cacoal e Rolim de Moura. No total, 1.017 mil abordagens foram realizadas com testes de etilômetro, sendo constatados 86 casos de embriaguez, e destes, 41 considerados crime, por estar acima de 0,33 mg/dl de álcool.
O Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) afirma que dirigir sob efeito de álcool ou substância psicoativa que cause dependência é considerada infração gravíssima, tendo como penalidades previstas a multa; suspensão do direito de dirigir por até 12 meses; retenção do veículo, até a apresentação de um condutor habilitado; e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Coordenadas pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), as atividades fiscalizatórias têm apresentado resultados positivos. Quando se analisa os dados, percebe-se que de 2022 a 2024 houve redução de 30% no número de autuações realizadas pelos agentes do Detran-RO, passando de 5.388 mil autuações em 2022, para 3.770 mil no ano passado, de acordo com dados publicados pelo Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest).
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou que a redução nos índices mostra que o trabalho contínuo das ações da “Lei Seca”, realizado concomitantemente às atividades de conscientização promovidas pela Autarquia em diversas áreas, resulta em condutores mais conscientes sobre a nocividade de misturar álcool e direção. “A operação “Lei Seca” existe para garantir a preservação da vida. Um único indivíduo, que assume o risco de dirigir após ingerir bebida alcoólica, coloca a vida de muitas pessoas em perigo.”
Geral
Prefeitura de Porto Velho anula contrato de coleta de lixo
O prefeito Léo Moraes, respeitando as determinações do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), anulou o contrato administrativo nº 019/PGM/2024, assinado em decorrência da Concorrência Pública nº 003/2021/CPL-OBRAS, por meio da Decisão
Nº 001/2025/GAB-PREF/PMPV.
“Esse contrato foi firmado na gestão passada, mesmo com o TCE apontando irregularidade no certame. Assumi que assumi a Prefeitura, busquei diálogo com o Tribunal de Contas e firmei esse compromisso, de anular o contrato mediante as irregularidades encontradas. Em nossa gestão, queremos andar de mãos dadas com órgãos de controle, fazendo o que tem que ser feito de forma correta, transparente e dentro da legalidade”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
O contrato foi firmado na gestão anterior, com a empresa EcoRondônia/Marquise, para a contratação dos serviços de coleta de lixo, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos no município pelo prazo de 20 anos, no valor de mais de R$ 2 bilhões. Porém, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, ao apreciar as representações relacionadas ao contrato, reconheceu a existência de ilegalidades insanáveis no certame, com pronúncia de nulidade da licitação, nos termos do Acórdão APL-TC 0068/24.
Para que a população não tenha a interrupção dos serviços, que são essenciais para a cidade e devem ser ofertados de forma contínua, o prefeito Léo Moraes informou, ainda, que vai manter a prestação da coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos a cargo da empresa EcoRondônia/Marquise, a título precário, até a finalização do procedimento para contratação emergencial.
“De imediato, determinamos a abertura de um processo para contratação emergencial de empresa para realização desses serviços em nossa cidade, pelo prazo de 180 dias, quando deve ser finalizado o processo licitatório para contratação de Parceria Pública Privada”, informou o prefeito.
Por fim, o prefeito determinou, ainda, o retorno da licitação, com as correções necessárias, para contratação definitiva de concessão administrativa com vistas à outorga dos serviços de gestão integrada de resíduos sólidos no Município de Porto Velho.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
-
Polícia23 horas atrás
Motociclista morre em grave acidente na BR-364
-
Polícia19 horas atrás
Polícia investiga vídeo de homem abusando de cadela
-
Polícia3 horas atrás
Homem é morto a tiros dentro de residência
-
Polícia24 horas atrás
Jovem motociclista morre em acidente durante trilha em Urupá
-
Polícia7 horas atrás
Criminoso é morto a tiros em tentativa de assalto no centro de Porto Velho
-
Polícia6 horas atrás
IDENTIFICADO: Criminoso é morto a tiros durante tentativa de assalto na capital
-
Polícia16 horas atrás
Suspeito de liderar PCC em Rondônia é alvo de operação em São Paulo
-
Geral19 horas atrás
Prefeito Léo Moraes anuncia fim do ponto eletrônico para professores