Conecte-se conosco

Geral

Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro

Publicado

em

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.

Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a  vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.  

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Fonte: Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Botafogo vence o São Paulo e conquista o Campeonato Brasileiro de 2024

Publicado

em

O Botafogo conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2024, no último domingo (8), em uma noite histórica no estádio Nilton Santos. A equipe venceu o São Paulo por 2 a 1, garantindo seu terceiro título nacional, o primeiro desde 1995.

Com a vitória, o Botafogo alcançou 79 pontos, sua melhor campanha na era dos pontos corridos. O Palmeiras, vice-campeão, terminou com 73 pontos, após perder para o Fluminense por 1 a 0 em casa.

O jogo começou equilibrado, com ambas as equipes demonstrando cautela. O Botafogo, em busca do título, começou a dominar a posse de bola. Aos 36 minutos do primeiro tempo, após uma roubada de bola na saída de jogo, Igor Jesus encontrou Savarino, que com classe, encobriu o goleiro Jandrei, colocando o Alvinegro em vantagem.

O São Paulo, que entrou com uma escalação alternativa, tentou responder, mas o Botafogo teve outras boas oportunidades, com Jandrei fazendo grandes defesas, como no chute de Alex Telles e no rebote de Igor Jesus.

Botafogo vence o São Paulo e conquista o Brasileirão após 29 anos

No segundo tempo, o Botafogo seguiu pressionando, com Luiz Henrique levando perigo ao gol adversário, mas novamente parando no goleiro são-paulino. Aos 18 minutos, uma falha na marcação permitiu que William Gomes roubasse a bola de Marlon Freitas e empatasse para o São Paulo, com um chute preciso de fora da área.

Após o gol, o ritmo da partida diminuiu, com ambos os times se conformando com o empate. No entanto, aos 47 minutos, no último lance da partida, uma falha na defesa do São Paulo permitiu que Gregore roubasse a bola e, com calma, finalizasse para garantir a vitória e o título para o Botafogo.

Com a conquista do Campeonato Brasileiro, o Botafogo se junta ao Santos (1962-63) e Flamengo (2019) como clubes que conquistaram, no mesmo ano, os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América.

Agora, o Alvinegro de General Severiano já se prepara para a disputa do Torneio Intercontinental de Clubes da FIFA, que terá início nesta quarta-feira (11), quando enfrentará o Pachuca, do México, às 14h (horário de Brasília).

Grande Ponto - Botafogo é campeão Brasileiro de 2024

Continue lendo

Geral

Sites não podem vender 48 marcas de whey protein

Publicado

em

Justiça determina que nove sites no país suspendam as vendas de 48 marcas de whey protein com suspeita de adulteração. A determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A decisão foi tomada após a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) denunciar que as marcas de suplementos alimentares não apresentam a quantidade de proteína informada nos rótulos.

De acordo com a Abenutri, essa forma de adulteração é chamada amino spiking. Por meio desse processo, a fórmula de um produto à base de proteína é manipulada adicionando aminoácidos de baixo custo para aumentar o valor nitrogenado total. 

“Aminoácidos além de constituírem uma proteína, podem ser extraídos isoladamente de outras proteínas e outras matérias primas, sendo acrescentadas no whey protein e aumentando a quantidade total de proteína no produto”, explica a associação.

Para a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri) a proibição da Senacon é infundada, já que o laudo elaborado pela Abenutri é de 2022, baseado em produtos que não são mais comercializados. Além disso, a entidade aponta que o estudo não segue padrões técnicos ou regulatórios estabelecidos pelos órgãos competentes e não são chancelados pela Anvisa e pelos demais integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Continue lendo

Geral

Governo de RO conquista Selo Ouro pelo avanço na alfabetização no estado

Publicado

em

Rondônia recebeu o Selo Ouro, do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, pelos avanços na política estadual de alfabetização no estado. Apenas 14 estados foram reconhecidos com o Selo, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 4 de dezembro. A premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na alfabetização de crianças, celebrando a evolução alcançada ao longo do ano.

Em Rondônia, destaca-se o Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), instituído há 10 meses, que abrange formação, governança e boas práticas. O estado supera metas com mais de 2.400 professores capacitados; avaliações por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), criado em 2022; e o estabelecimento do Prêmio Excelência com Equidade, apoiando técnico e financeiramente 100 escolas da rede estadual e municipal.

Entre os critérios avaliados, Rondônia se destaca pelo alinhamento ao Compromisso Nacional, contemplando todos os eixos da política, como:

  • Formação de educadores;
  • Monitoramento por indicadores; e
  • Reconhecimento de boas práticas.

O investimento em formação e materiais pedagógicos, junto ao prêmio Excelência com Equidade, beneficia escolas estaduais e municipais, consolidando o avanço da alfabetização.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento demonstra o esforço coletivo em fortalecer a educação de base. “Rondônia prova que, com parcerias e gestão eficiente, é possível transformar a vida de milhares de crianças”, ressaltou.

Segundo a secretária adjunta da Seduc, Débora Rapôso, o reconhecimento nacional demonstra o comprometimento do governo de Rondônia com a Educação, que desde 2019, investiu quase 900 milhões de reais nos municípios. “Muitos foram os desafios superados esse ano e para 2025, serão implementadas mais ações que beneficiarão todos os alunos de Rondônia, matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental e sempre contando com as parcerias como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)”, destacou.

A secretária da Seduc, Ana Pacini, enfatiza o impacto do reconhecimento. “O Selo Ouro valida o comprometimento do governo estadual com a educação infantil e reforça o trabalho de uma política inclusiva, que já beneficia mais de 53 mil alunos e projeta melhorias para o próximo ano.”

Os próximos passos serão a ampliação da rede de formadores, além de aquisições de materiais de apoio e aperfeiçoamento da governança do Proalfa, chegando assim, ao amadurecimento da política estadual de alfabetização.

Fonte: Secom

Continue lendo

Trending