Geral
Acadêmico do IFRO estudará por 5 semanas nos Estados Unidos
Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi selecionado para o programa SUSI 2025 (Study of the U.S. Institute for Student Leaders) com foco em Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico. Matheus Lucas Batista cursa o 2º período de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) no Campus Vilhena.
O Programa SUSI (Study of the U.S. Institute for Student Leaders) é um programa de cinco semanas, que será realizado no Institute for Training and Development (ITD) em Amherst, Massachusetts (EUA), de 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2025. É um programa acadêmico intensivo e de curta duração cujo objetivo é oferecer a grupos de estudantes universitários líderes uma compreensão mais profunda dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de liderança.
Conforme Matheus, “ser selecionado para participar desse programa é a realização de um sonho, pois sempre almejei ter uma experiência internacional a fim de expandir meus conhecimentos e me imergir em outra cultura. Espero aproveitar ao máximo essa oportunidade e aprender através de diferentes ideias, perspectivas e culturas. Meu objetivo é retornar com conhecimentos que poderei aplicar na minha carreira profissional e compartilhar com minha comunidade”.
O SUSI sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico oferecerá aos participantes uma visão geral dos princípios do empreendedorismo e empreendedorismo social, analisando o desenvolvimento, a história, os desafios e os sucessos de empresas nos EUA, liderança empresarial e empoderamento econômico feminino, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente. Elementos específicos do programa incluirão visitas a organizações de desenvolvimento comunitário, centros de desenvolvimento econômico, um makerspace local ou um tribunal. As sessões abordarão técnicas de debate, o business model canvas e ativismo artístico. O programa tem todos os custos coberto pelo Governo Norte-Americano.
Mateus também explica que “o processo foi desafiador e exigiu foco e dedicação, mas a resposta foi extremamente gratificante. Sou imensamente grato aos meus pais, que sempre acreditaram em mim e me apoiaram em cada etapa dessa jornada. Representar o IFRO nesse programa é uma honra e um grande passo rumo ao futuro que sempre sonhei”.
Ele participou de uma pré-seleção coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO). O edital interno foi lançado no mês de setembro. Já a seleção final foi feita pelo Governo Norte Americano. “Estamos no aguardo de outro aluno ou aluna ser selecionado para o mesmo programa só que voltado para o tema de Mudanças climáticas que acontece em julho de 2025 e o resultado deste último ainda vai sair”, explica a Assessora Diana Ketlem.
Ainda segundo Diana, ela fica “extremamente feliz ao ver os nossos alunos em cenários internacionais com oportunidades como essa que são incríveis para a nossa comunidade acadêmica. É a primeira vez do IFRO participando desse programa e estamos com muitas expectativas! O mesmo programa vai ser aplicado aos docentes (edital em breve). Esta conquista reforça o compromisso de nossa instituição com a formação de cidadãos globais e com a promoção de experiências transformadoras para nossos alunos”.
“Desejamos ao Mateus uma jornada enriquecedora e inspiradora, repleta de aprendizados e vivências que, temos certeza, trará benefícios não apenas para ele, mas também para seu campus. Que ele retorne ao seu curso com muitas histórias para contar e disposto a compartilhar com seus colegas e professores os frutos dessa oportunidade única”, completa a representante da Arint/IFRO.
Geral
Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho
A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.
“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
As seis dezenas do concurso 3.024 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 7 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
Fonte: Agência Brasil
Geral
Prefeitura inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos
Atual gestão trabalha para devolver a capacidade operacional da frota municipal
Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual gestão.
A força-tarefa coordenada pela gestão do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, busca reverter o cenário encontrado no início da administração, quando grande parte da frota municipal estava fora de operação por falta de manutenção.
Ao todo, a frota da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e do setor de Estradas Vicinais é composta por 484 veículos e máquinas. Desse total, 284 equipamentos passam por manutenção, recebendo desde revisões preventivas e troca de óleo até reformas completas de motores. Outros 160 veículos e máquinas já foram encaminhados para manutenção, ampliando o cronograma de recuperação.

Os equipamentos ficaram mais de dois anos sem receber os reparos necessários, reduzindo significativamente a capacidade da Prefeitura de executar serviços de infraestrutura na capital, nos distritos e na zona rural.
Entre as máquinas que estão voltando à operação estão retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa, rolos compactadores, tratores agrícolas, escavadeiras hidráulicas e motoniveladoras, equipamentos essenciais para obras, manutenção de vias e recuperação das estradas vicinais.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a prioridade da gestão é recuperar a frota para restabelecer a capacidade de atendimento do município.

“Recebemos uma frota bastante comprometida, com muitos equipamentos sem condições de uso. O desafio é grande, mas, com inteligência, capacidade e poder de gestão, estamos transformando essa realidade para garantir que Porto Velho receba, de forma cada vez mais intensa, as ações de infraestrutura que a população merece.”
Com o avanço da recuperação dos mais de 280 maquinários que ficaram parados por mais de dois anos, a expectativa é ampliar gradativamente o número de equipamentos em operação e acelerar a execução de obras em todas as regiões de Porto Velho.


Fonte: Assessoria
