Conecte-se conosco

Geral

Escolas com localização próxima a pontos críticos no Baixo Madeira estão com horário de aula reduzido

Publicado

em

As queimadas têm trazido inúmeros prejuízos aos moradores de Porto Velho. Além da exposição a diversos riscos de saúde, com sérios danos à fauna e flora da região, a população ainda sofre com a escassez de água, causada pela severa seca do rio Madeira, que registrou seu menor índice histórico, desde 1967. Os mais atingidos por toda essa situação são os moradores ribeirinhos que além de sofrerem com a falta de água, tem seu transporte comprometido pela dificuldade de navegação. Alunos que moram na localidade do Baixo Madeira, tiveram que ter suas rotinas de aulas ajustadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que o calendário escolar não fosse comprometido.

No dia 03 de agosto, a Semed em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Conselhos Municipais e Estaduais de Educação e Marinha se reuniram para um planejamento de ações visando promover estratégias para facilitar a continuidade das atividades escolares dos alunos que estudam na localidade do Baixo Madeira, mediante a situação crítica das queimadas, que atrapalha a visibilidade do transporte das voadeiras e da seca do rio Madeira.

NOVOS HORÁRIOS

O resultado da reunião gerou duas portarias; uma estadual de nº 1.403 de 05 de setembro, e outra de âmbito municipal, nº 31 de 09 de setembro, para que as escolas excepcionalmente do Baixo Madeira tivessem seus horários ajustados.

Para o período da manhã, as aulas que antes começavam às 7h30, passaram para 8h30 e finalizando uma hora a menos, às 11h30. No período da tarde, as aulas começam a partir das 13h30, terminando às 16h30, também uma hora mais cedo.

Buscando amenizar a situação de fumaça intensa causada pelas queimadas e a dificuldade de transporte causada pela crise hídrica causada pelo baixo nível do rio Madeira, que dificulta a navegabilidade para o transporte escolar dos alunos ribeirinhos, a Semed emitiu no dia 29 de agosto, um ofício para orientar as escolas urbanas e rurais sobre atividades pedagógicas em virtude da poluição do ar, garantindo a saúde dos alunos e suspendendo as atividades ao ar livre.

De acordo com a secretária de educação da rede municipal, Gláucia Negreiros, essa redução de um horário em cada turno, vai ser recomposta por meio de atividades remotas que vão para casa de cada aluno.

EXCEÇÃO

O único caso excepcional é o da escola municipal no distrito de Calama, Drª Ana Adelaide Grangeiro, onde 20 alunos, na faixa de 4 e 5 anos de idade, por conta da extrema baixa do rio Madeira, só conseguem ter acesso à escola, caminhando cerca de 30 minutos. Para esse caso, a Semed propôs por meio da portaria nº 31 que as famílias decidirão se os alunos irão para as aulas presencialmente ou de forma remota, ficando assim com carga de horário facultativa, visando garantir a segurança física dos alunos.

A portaria ainda estabelece que para as outras escolas, somente será feito ajuste do horário na região do Baixo Madeira. Já na zona urbana e nas escolas do eixo BR- Ponta do Abunã, as aulas seguem no curso normal dentro de sala de aula.

UNIDADES ESCOLARES COM CARGA HORÁRIA REDUZIDA

– EMEF Heitor Villa Lobo
– EMEF Henrique Dias
– EMEF Deigmar de Moraes
– EMEF Francisco Braga
– EMEF Manoel Maciel Nunes
– EMEF Padre Pucci
– EMEF Castro Alves
– EMEIEF Dra. Ana Adelaide Granjeiro
– EMEF João de Barros Gouveia
– EMEF Monte HorebI

Geral

PSDB vai realizar Encontro Estadual e apresentará Hildon Chaves pré-candidato ao governo de Rondônia

Publicado

em

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) promove, no próximo dia 7 de agosto, a partir das 13h, o seu Encontro Estadual em Rondônia, que acontecerá no Hotel Golden Plaza, em Porto Velho. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a estrutura partidária no estado, ampliar o diálogo com lideranças regionais e preparar o partido para os próximos desafios eleitorais.

O encontro contará com a presença do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e do presidente estadual da sigla, Hildon Chaves, além de deputados, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, representantes da juventude tucana e militantes de diversas regiões de Rondônia.

“Este será um momento fundamental para ouvirmos as bases, discutirmos os rumos do partido e reafirmarmos nosso compromisso com uma política de resultados, ética e compromisso com a população”, afirma Marconi Perillo, que tem percorrido o país promovendo a rearticulação do PSDB nos estados.

Para Hildon Chaves, o evento representa um marco para o fortalecimento do partido em Rondônia. “Estamos construindo um PSDB cada vez mais forte, participativo e alinhado com os desafios locais. O encontro estadual será uma oportunidade valiosa para ampliar a integração entre nossos quadros e planejar as ações futuras com foco no desenvolvimento do nosso estado.”

Durante o evento, estão previstas apresentações de diretrizes políticas, estratégias de mobilização para as eleições municipais de 2026, além de debates sobre os principais temas que impactam a realidade de Rondônia, como desenvolvimento regional, infraestrutura, educação e saúde pública.

Neste ato, Perilo deve apresentar Hildon Chaves como pré candidato do partido ao governo de Rondônia em 2026.

A expectativa da organização é reunir centenas de participantes de todo o estado, reforçando o protagonismo do PSDB como uma força política comprometida com o diálogo, a democracia e o bem-estar da população.

Serviço:
Encontro Estadual do PSDB – Rondônia
📅 Data: 07 de agosto de 2025
🕐 Horário: 13h
📍 Local: Hotel Golden Plaza – Porto Velho (RO)

Continue lendo

Geral

Locomotiva 18 será restaurada em homenagem aos 113 anos da Madeira-Mamoré

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho anunciou a restauração da Locomotiva nº 18, conhecida como Barão do Rio Branco, um dos mais emblemáticos símbolos da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M). A medida marca as comemorações pelos 113 anos da ferrovia, celebrados nesta sexta-feira, 1º de agosto.

Fabricada em 1936 por uma empresa alemã e colocada em operação nos anos 1950, a Locomotiva 18 percorreu os 366 quilômetros entre Porto Velho e Guajará-Mirim, integrando comunidades e transportando cargas num dos trechos mais desafiadores da Amazônia. Desde então, se consolidou como símbolo da colonização e do desenvolvimento urbano da capital rondoniense.

Embora fora de operação há décadas, a locomotiva segue preservada no complexo da Madeira-Mamoré, e agora será restaurada por meio de uma ação coordenada entre a Prefeitura e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RO). O processo está em tramitação na Procuradoria Geral do Município.

A restauração faz parte de um projeto mais amplo de valorização do Complexo Madeira-Mamoré, com foco na preservação da memória ferroviária e na promoção do turismo histórico. “A Locomotiva 18 é mais do que uma peça antiga; ela é parte viva da nossa história”, declarou o prefeito Léo Moraes.

Continue lendo

Geral

Trânsito na região do centro de Porto Velho será alterado para a realização da Marcha para Jesus

Publicado

em

O trânsito de Porto Velho foi alterado por conta da realização do trabalho de carregamento e desmontagem de palco para o evento Marcha para Jesus que acontecerá no próximo sábado (2). A ação acontecerá na região do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura, no centro da capital.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), a intervenção viária temporária para o tráfego de veículos e pedestres será na avenida Farquar entre a Sete de Setembro e rua Henrique Dias, Centro, visando garantir a segurança pública e a fluidez do trânsito durante as atividades de trabalho de carregamento e desmontagem de palco.

O período de trabalho na região seguirá até o dia 4 de agosto. Durante o período e horários estabelecidos, o trecho da rua Henrique Dias impactado pela intervenção terá seu sentido de fluxo alterado temporariamente para operar em mão dupla, com a devida sinalização e orientação aos usuários da via.

Segundo o secretário da Semtran, Iremar Torres, o trabalho na região é fundamental para a segurança na região. “O evento é de grande relevância para a comunidade e, por isso, são necessárias as medidas de engenharia de tráfego para assegurar o acesso e a mobilidade de forma ordenada e segura no entorno da área de intervenção”, disse o secretário.

SOBRE O EVENTO

Período de trabalho na região seguirá até o dia 4 de agostoA 31ª edição da Marcha para Jesus acontece no próximo dia 2 de agosto, em um grande ato de fé, louvor e união promovido pelo Conselho dos Pastores. O evento integra o calendário oficial da capital e reúne milhares de cristãos de diferentes denominações, sendo considerado um dos maiores movimentos religiosos da cidade.

Além do suporte logístico, o evento conta com investimento financeiro no valor de R$ 300 mil, garantido via emenda parlamentar da deputada federal Cristiane Lopes. O recurso será utilizado para garantir a infraestrutura do evento e ampliar sua capacidade de atendimento ao público.

A expectativa é que mais de 80 mil pessoas participem da marcha, o que movimenta setores como comércio, hotelaria e alimentação, com a vinda de fiéis de diversas regiões de Rondônia e de estados vizinhos, como Acre e Amazonas.

A programação deve começar a partir das 16h, com saída da Marcha pela Avenida Farquar com rua Padre Chiquinho e seguirá até o cruzamento da avenida Sete de Setembro, com previsão de chegada às 18h30 , no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde acontecerá o momento cívico com presença de autoridades e apresentação musical com o cantor nacional Isaías Saad.

Continue lendo

Trending