Conecte-se conosco

Geral

Inscrições para cursos de Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura seguem até esta sexta-feira

Publicado

em

A interiorização do ensino profissionalizante em Rondônia continua contemplando localidades, nas quais capacitação gratuita era uma raridade antes de o governo de Rondônia tornar a qualificação da mão de obra, em uma política pública. A comunidade de Bom Futuro, em Ariquemes, acaba de receber as Escolas Móveis de Máquinas Agrícolas e de Frigorífico e Piscicultura, onde o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) ofertará cursos nessas áreas. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (6), por meio do link disponibilizado no site da instituição, e também pelo https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/escola-movel-de-piscicultura-e-frigorifico-distrito-de-bom-futuro-ro-inscricoes-ate-6-9/

Os cursos realizados na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura abrangem um conjunto de técnicas, que visa garantir a qualidade dos produtos ao consumo humano, seguindo regras e procedimentos para o setor alimentício.

Já na Escola de Máquinas Agrícolas, os alunos aprendem habilidade como executar um plano de manutenção de motores agrícolas de ciclo diesel, planejar e implementar plano de manutenção preventiva e corretiva de máquinas agrícolas.

INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a função das unidades flexíveis itinerantes é fundamental no trabalho do governo de Rondônia, que visa cumprir a meta do Planejamento Estratégico da gestão estadual em levar educação profissional para todas as regiões do estado. “O governo tem investido em projetos que configuram ações diretas para atender às demandas da população. Neste sentido, o Idep conta com seis escolas móveis, que estão levando formação por meio das mais variadas áreas, para que o cidadão possa se profissionalizar e seguir ao mercado de trabalho”, evidenciou.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

No mesmo ritmo em que o Idep leva conhecimento a bordo das suas escolas móveis para alunos que vivem em lugares distantes, estudantes percorrem longas distâncias para chegar até as salas de aula da instituição de ensino, na Capital.

Emily Kele Pereira da Silva, de 23 anos, mora no Ramal Maravilha, sentido Vila Denit, e passa praticamente o dia na zona Urbana da Capital para se qualificar profissionalmente. Atualmente faz o curso Técnico em Secretaria Escolar; no turno da manhã, no polo Flora Calheiros, e à tarde frequenta aulas do curso Gestão Ambiental. “Já fiz o curso de Recepcionista de Eventos, pois já faço o curso técnico que dura quase um ano, então vou fazendo outros cursos de rápida duração”, observou a estudante que tem planos de fazer faculdade de Psicologia.

Mediante ao sucesso de Rondônia na descentralização do ensino profissionalizante, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que “Rondônia está sendo uma referência nacional na interiorização do ensino porque está levando formação profissional para comunidades remotas, inclusive atendendo locais que nunca tinham recebidos cursos profissionalizantes, como comunidades indígenas ribeirinhas e quilombolas.”

CURSOS OFERTADOS

Frigorífico e Piscicultura

  • Introdução à Inspeção Sanitária de Bovinos e Suínos
  • Segurança nas Operações em Frigoríficos
  • Empreendedorismo

Máquinas Agrícolas

  • Manutenção de Máquinas Agrícolas
  • Mecânicos de Motores a Diesel

Geral

Rondônia Recebe Reforço do Governo do Amazonas no Combate à Criminalidade

Publicado

em

Em uma demonstração de cooperação interestadual, Rondônia recebeu reforços do Governo do Amazonas para intensificar as ações de combate à criminalidade no estado. A iniciativa visa fortalecer as forças de segurança locais e garantir a proteção da população diante do aumento das atividades criminosas.

De acordo com autoridades, os reforços incluem recursos humanos, equipamentos e suporte estratégico para operações integradas, que já estão em andamento. As equipes atuarão em diversas frentes, como patrulhamento, investigação e operações táticas, com o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir os índices de violência.

“As forças de segurança estão trabalhando dia e noite, com coragem e compromisso, para assegurar que Rondônia continue sendo um lugar seguro para seus cidadãos. Aqui, criminoso não terá vez”, afirmou o secretário de segurança Cel Vital.

Essa união entre Rondônia e Amazonas demonstra a importância da cooperação entre os estados na luta contra a criminalidade organizada. As autoridades reforçaram que o trabalho continuará de forma incansável, garantindo que a segurança da população seja prioridade absoluta.

Continue lendo

Geral

Governo de Rondônia publica decreto que proíbe a venda de combustíveis em galões

Publicado

em

O governo do estado de Rondônia publicou nesta quarta-feira (15) o Decreto 29.954, o mesmo proibindo a venda de combustíveis em recipientes avulsos, como sacos plásticos, garrafas de vidro ou plástico e galões. A medida foi tomada em resposta aos recentes ataques criminosos que incendiaram ônibus e outros veículos, colocando em risco a segurança da população.

De acordo com o decreto assinado pelo governador em exercício, Sérgio Gonçalves, os postos de combustíveis também terão a obrigação de informar à Polícia Civil, qualquer venda irregular, sob pena de multa e responsabilidade civil e criminal em caso de omissão.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, destaca que  essa é uma medida necessária para dificultar o acesso de criminosos à materiais inflamáveis, usados nos atentados contra o transporte público e patrimônio particular.

O decreto também estabelece regras rigorosas para a compra de combustíveis, exigindo que os consumidores apresentem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o número do CPF, além de documentação do bem para aquisição de embarcações e outros itens que necessitam ser abastecidos em recipiente próprio.

O Secretário de Segurança Pública, Felipe Vital, destacou a importância da medida para conter a violência “os ataques recentes mostraram que é preciso agir rápido, para impedir que criminosos tenham acesso facilitado à materiais inflamáveis. A população pode colaborar denunciando qualquer tentativa de compra suspeita”, enfatizou.

Além das restrições, os postos de combustíveis devem preencher um formulário em três vias com os dados do comprador, encaminhando uma delas imediatamente ao órgão competente por meio de e-mail. O descumprimento das regras acarretará penalidades aos estabelecimentos infratores.

O decreto tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme necessidade. A polícia segue monitorando a situação e reforçando a segurança no estado para prevenir novos atentados.

Secom

Continue lendo

Geral

Em ação contra o crime organizado, governo de RO realiza revista geral em unidade prisional

Publicado

em

Com o intuito de combater o crime organizado, o governo de Rondônia realizou uma revista geral na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, na terça-feira (14). A Operação “Praesentia” da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foi conduzida pelo Grupo de Atividades Penitenciárias Especiais da Polícia Penal do Estado de Rondônia (Gape), que executou uma inspeção minuciosa em todas as celas da unidade prisional.

De acordo com a Sejus, as inspeções nas unidades prisionais são atividades contínuas, e as revistas foram intensificadas a partir desta semana, como parte de uma estratégia mais ampla para auxiliar todas as forças de segurança no combate à criminalidade no estado.

Durante a operação, foram apreendidos quatro telefones celulares, que serão encaminhados para perícia. Iniciada em 2022, a Operação “Praesentia” visa a manutenção da ordem e disciplina dentro da unidade prisional, além de fortalecer o trabalho desenvolvido pelas autoridades com a segurança pública.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a relevância das inspeções regulares. “As revistas são fundamentais para garantir a segurança dentro das unidades prisionais e para impedir que objetos ilícitos entrem nas celas. Estamos intensificando essas ações em todo o estado para combater a criminalidade.”

Continue lendo

Trending