Polícia
Justiça de Rondônia mantém pena de mais de 14 anos a um homem que tentou matar uma mulher grávida

Decisão colegiada dos julgadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia manteve a pena aplicada pelo 1º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho a um homem que tentou matar a vítima (grávida), por motivo fútil. O réu foi condenado a 14 anos de reclusão pelo crime de homicídio tentado, mais 2 anos também de reclusão por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo consta no processo, a vítima chamou em sua casa a esposa e a amante do acusado para uma conversa (uma tentativa de resolver o triângulo amoroso), porém o agora condenado soube da combinação e resolveu invadir a residência. Por tentar impedi-lo de entrar, acabou sendo atingida com dois tiros disparados pelo agora condenado. Antes de receber os tiros, no braço e na mão, a vítima ainda ouviu do réu: “você é uma mulher morta”.
O fato aconteceu no dia 04 de dezembro de 2019, em Porto Velho – capital de Rondônia. Já o julgamento do recurso de apelação ocorreu durante a sessão eletrônica realizada entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024. Participaram do julgamento os desembargadores desembargador Jorge Leal e Osny Claro e o juiz Aldemir de Oliveira.
Apelação Criminal n. 0001489-40.2020.8.22.0501
Assessoria de Comunicação Institucional
Polícia
Suspeitos de torturar vítima em assalto rural são presos pela PM

Uma operação conjunta das equipes da Rádio Patrulha 02 e 03, com apoio da Supervisão de Área, nessa quarta-feira (07), resultou na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento em um roubo brutal ocorrido no dia 5 de maio, em um sítio localizado na linha Santa Rita, zona rural de Ji-Paraná. O crime foi cometido com extrema violência, incluindo grave ameaça, tortura e espancamento da vítima, que permanece internada em estado grave na UTI.
De acordo com informações apuradas pelas autoridades, os criminosos, armados, invadiram a propriedade rural, subtraíram diversos pertences e agrediram violentamente o morador do local.
Durante diligências realizadas no bairro União 02, os policiais localizaram o principal suspeito. Ele foi abordado no momento em que tentava sair de sua residência, mas, ao perceber a aproximação das viaturas, retornou rapidamente ao interior do imóvel, sendo detido em seguida.
Na revista domiciliar, os policiais encontraram duas munições calibre .38 e uma pequena porção de pasta base de cocaína escondidas dentro de uma máquina de lavar. Após a descoberta, o suspeito confessou participação no crime e levou a equipe até o quintal da casa, onde estavam escondidas, sob pedaços de cerâmica, cinco armas de fogo — entre elas, revólveres, armas de fabricação artesanal e uma pistola calibre 6.35 — além de 12 munições calibre .22, quatro relógios e uma garrucha reconhecida por uma das vítimas.
O detido revelou ainda a identidade de seu comparsa, apontado como o mentor do crime. Os policiais seguiram até o bairro Jardim das Serengueiras, onde localizaram o segundo suspeito. Na residência, foi encontrada uma pequena porção de maconha. Após ser confrontado, o homem também confessou envolvimento, alegando que apenas escondeu dois celulares da vítima. Os aparelhos foram localizados posteriormente, enrolados em papel alumínio, sobre uma árvore próxima à sua residência.
Ambos receberam voz de prisão e foram conduzidos à UNISP para os procedimentos de praxe. A motocicleta utilizada na ação criminosa também foi apreendida.
A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança pública e segue atuando com rigor para prevenir e reprimir crimes dessa natureza.

Fonte: Assessoria da Polícia Militar
Polícia
Operação nacional fiscaliza empresas de formação de vigilantes em Porto Velho

A Polícia Federal deflagrou hoje Operação Formação Legal IV, de âmbito nacional, que tem como objetivo a fiscalização de empresas de curso de formação de vigilantes. Ao longo do dia, serão fiscalizadas 287 das 323 escolas de formação de profissionais de segurança privada em todo o Brasil, com o emprego de mais de 300 policiais federais. Esse número representa cerca de 90% das empresas de curso de formação existentes no país.
Durante a operação, será verificada a regularidade dos cursos, especialmente quanto ao cumprimento da grade curricular e da carga horária; controle de frequência dos alunos; observância quanto à quantidade máxima de alunos permitida em sala de aula; regularidade dos instrutores; regularidade na aplicação de provas; observância da quantidade mínima de tiros prevista para cada curso; e outras obrigações previstas na legislação.
Sendo constatada qualquer irregularidade administrativa, a empresa autuada, após regular processo administrativo, poderá sofrer penalidade de advertência, multa e até o cancelamento de sua autorização de funcionamento.
O principal objetivo desta ação é a melhoria dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada, que é complementar à segurança pública e fundamental para a proteção da vida e do patrimônio, contribuindo para o bem-estar da população.


Fonte: Assessoria da Polícia Federal
Polícia
PF deflagra Operação contra esquema criminoso de concessão de créditos bancários em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 8/5 em Porto Velho. A Operação Moeda de Caronte, com o objetivo de investigar crimes de corrupção ativa e passiva, fraude na concessão de crédito e lavagem de dinheiro, envolvendo um ex-gerente da Caixa Econômica Federal em Rondônia.
As investigações apontam que, entre 2020 e 2021, o ex-servidor aprovou, de forma fraudulenta, 34 financiamentos, beneficiando pessoas físicas e jurídicas em troca de pagamentos indevidos, o que gerou um prejuízo potencial de mais de R$ 1,5 milhão à instituição. Os valores recebidos eram dissimulados por meio de depósitos fracionados, quitação de boletos e movimentações entre contas de familiares e empresas.
Parte do dinheiro foi utilizada na compra de imóveis subavaliados e em despesas incompatíveis com a renda declarada. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além da determinação judicial de bloqueio de R$ 1,5 milhão em bens. Também são investigados familiares e empresas ligadas ao esquema.
Os envolvidos poderão responder por corrupção passiva e ativa, fraude na concessão de crédito e lavagem de dinheiro.
Fonte: PF
-
Polícia19 horas atrás
Moradores bloqueiam BR-364 próxima a Avenida Mamoré – VEJA O VÍDEO
-
Polícia18 horas atrás
Cinco pessoas sobrevivem após grave acidente com capotamento na BR-364
-
Polícia18 horas atrás
Acusados de estupro são presos no interior de Rondônia
-
Polícia5 horas atrás
Operação “Fio Desencapado” combate receptação de fios de cobre furtados na capital
-
Polícia3 horas atrás
PF deflagra Operação contra esquema criminoso de concessão de créditos bancários em Rondônia
-
Geral2 horas atrás
Fumaça branca anuncia que novo papa foi escolhido
-
Polícia19 horas atrás
Mulher fica ferida em colisão entre moto e carro na Avenida Pinheiro Machado
-
Polícia23 horas atrás
Suspeito de sequestro e tentativa de latrocínio contra motorista de aplicativo é preso na BR-319