Conecte-se conosco

Polícia

Operação contra corrupção em Candeias do Jamari afasta presidente da câmara municipal

Presidente da Câmara de Candeias é afastado

Publicado

em

O ex-prefeito e atual presidente da Câmara Municipal de Candeias do Jamari, Francisco Aussemir de Lima Almeida, foi afastado de suas funções públicas na manhã desta terça-feira (13), em decorrência da Operação Epimorfose.

A operação, conduzida em Candeias do Jamari/RO e em Salvador/BA, é coordenada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Civil de Rondônia (PCRO) e do GAECO do Ministério Público da Bahia.

A ação visa cumprir seis mandados de busca e apreensão em residências e órgãos públicos, além de dois mandados de suspensão da função pública, três ordens de proibição de acesso a órgãos públicos, três medidas cautelares de proibição de contato e o bloqueio de bens e valores até o limite individual de R$ 100 mil.

As investigações apuram supostos crimes de corrupção passiva, concussão e associação criminosa, supostamente praticados no âmbito do Poder Executivo de Candeias do Jamari. Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito, um ex-secretário municipal e uma servidora estariam envolvidos em um esquema de corrupção que exigia pagamento de propina para liberar créditos a prestadores de serviço e fornecedores.

As medidas cautelares incluem o afastamento de Francisco Almeida de suas funções por 180 dias e a suspensão de uma servidora da prefeitura. Ambos estão proibidos de acessar qualquer dependência da administração municipal.

Inicialmente, a investigação foi supervisionada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). No entanto, após a posse do novo prefeito e a consequente perda do foro privilegiado do principal investigado, o caso foi transferido para a 3ª Vara Criminal de Porto Velho, que manteve as medidas cautelares.

A operação contou com a participação de delegados, agentes e escrivães do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (DECCON), além de promotores de justiça dos GAECOs de Rondônia e Bahia.

O nome “Epimorfose” faz referência à capacidade biológica de regeneração, simbolizando a persistência dos esquemas de corrupção na prefeitura, que continuam a ressurgir apesar das sucessivas operações.

Fonte: MP-RO

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende dois criminosos por latrocínio tentado

Publicado

em

Na manhã do dia 18 de setembro, a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos (DERF) de Ariquemes, deflagrou a Operação Sênior. A ação teve como objetivo combater o crime de latrocínio tentado, resultando no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, enquanto um terceiro suspeito continua foragido.

A operação resultou na prisão preventiva de dois criminosos que participaram da tentativa de latrocínio contra um idoso de 70 anos. Durante as investigações, o Serviço de Investigação e Capturas (Sevic) identificou rapidamente os suspeitos, o que permitiu a rápida protocolação da representação preventiva, culminando na operação que trouxe justiça para a vítima e para a sociedade.

A Polícia Civil reforça que a operação visa não apenas combater o latrocínio tentado, mas também reduzir crimes patrimoniais diversos que têm ocorrido na região. O nome da operação, “Sênior”, foi escolhido para destacar o foco na proteção de idosos, ressaltando o respeito e o compromisso da Polícia Civil na defesa daqueles que são mais vulneráveis.

A Polícia Civil de Rondônia reitera seu compromisso com a segurança pública e a justiça, e continuará trabalhando de forma incansável para resolver todos os casos e garantir que os responsáveis por crimes sejam devidamente responsabilizados.

Continue lendo

Polícia

Foragido de Minas Gerais é preso pela Polícia Civil em Rondônia

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira (18), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Central de Registro de Ocorrências, prendeu E.C.S., 77 anos, que estava foragido e possuía três mandados de prisão expedidos pela comarca de Tarumirim, no estado de Minas Gerais. Todos os mandados de prisão são referentes a crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha.

Após a prisão, E.C.S foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça mineira para responder pelos crimes imputados.

A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança pública e o combate à violência doméstica, colaborando com outras jurisdições para garantir que foragidos sejam capturados e responsabilizados por seus atos.

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil prende dois indivíduos por homicídio e incêndio criminoso

Publicado

em

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de São Francisco do Guaporé, deflagrou, nos dias 18 e 19 desta semana, a Operação Praeceptum II, que em latim significa “Ordem”.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisões preventivas na comarca de São Francisco do Guaporé, relacionados a um homicídio e a um incêndio criminoso, crimes que vinham sendo investigados pela equipe local.

A Polícia Civil destaca a eficácia das estratégias de segurança adotadas e a colaboração da população, que tem sido fundamental no enfrentamento da criminalidade na cidade, fortalecendo o compromisso com a ordem e a justiça.

Continue lendo

Trending