Conecte-se conosco

Geral

Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é opção de lazer nas férias escolares em Porto Velho

Acervo conta a história da construção da ferrovia e do surgimento da capital de Rondônia

Publicado

em

Diversão e aprendizado ao mesmo tempo. É o que proporciona o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma das opções de cultura e lazer para crianças e jovens neste período de férias escolares.

No local, o público tem acesso a um acervo variado de peças que contam a história da construção da lendária ferrovia e, consequentemente, do surgimento da cidade e do estado de Rondônia, além dos principais personagens dessa epopeia na Amazônia brasileira.

O público não paga nada para realizar a visitação, mas é preciso agendar o dia e horário pelo site Sympla, clicando aqui. As pessoas podem optar pela visita guiada ou não. No caso da visita guiada, o visitante é acompanhado por um guia de turismo que explica toda importância e o contexto histórico de cada peça do museu.

Entre os atrativos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer ferramentas utilizadas na construção da ferrovia e na manutenção das máquinas, documentos, fotografias, peças, móveis, bússola, abajur, bonés e a locomotiva, a primeira trazida para a região em 1878, entre outros itens do acervo histórico.

As pessoas podem optar pela visita guiada ou não

NORMAS

As pessoas podem optar pela visita guiada ou nãoÉ preciso ficar atento às normas de visitação, pois não é permitido circular dentro do museu sem camisa, descalço, utilizando capacete ou portando bolsas e sacolas. Tais objetos devem ser colocados no guarda-volumes, sem qualquer custo para o visitante.

Além disso, é proibido portar qualquer tipo de arma, consumir alimento ou bebidas. Fotos e vídeos no momento da visitação são permitidos, desde que não usem flash ou bastões de selfie. Circulação de pets na área interna do museu, somente para cães-guias.

HORÁRIO

O horário de funcionamento de todo o Complexo é de terça a domingo, das 10h às 22h. Já o funcionamento do Museu da EFMM é de quarta a domingo, das 10h às 18h.

As quartas e quintas, a prioridade de visitas guiadas é para grupos de instituições de ensino, mas, entre 12h e 14h, a visitação é livre e não-guiada. Às sextas, sábados e domingos, a visita guiada será das 10h às 12h e das 16h às 18h. No período das 12h às 16h funcionará a visita não guiada.

Há um intervalo de 30 minutos entre os visitantes não-guiados. O número máximo de pessoas por visita ao Museu será de dois grupos de 25 pessoas cada.

AGENDAMENTO

A visitação de escolas e faculdades é gratuita e pode ser agendada pelo e-mail: museuefmm@portovelho.ro.gov.br.

Mais informações pelo telefone: (69) 98473-6948.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Geral

Rondônia é destaque em evento internacional de turismo e negócios

Publicado

em

Rondônia está sendo destaque em evento internacional ao representar o Norte do Brasil por meio das Rotas Amazônicas Integradas durante a Edição Europa do Meeting Brasil 2025, que começou no dia 6 em Madri e segue até o dia 16 em Porto e Lisboa (Portugal). O evento tem sido considerado uma plataforma estratégica para promover o turismo e aumentar a visibilidade das rotas turísticas brasileiras, e o estado de Rondônia se posiciona como um dos destinos promissores para atrair turistas de todo o mundo.

Durante o encontro, Rondônia é apresentada como um destino de referência no turismo de aventura, ecoturismo e cultura, com foco nas riquezas naturais da Amazônia e na diversidade cultural das comunidades locais. Com suas belíssimas paisagens, rios e biodiversidade, o estado se torna uma rota obrigatória para quem deseja explorar as maravilhas da região Norte do Brasil.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância do evento para o fortalecimento do setor turístico do estado. “Este evento representa uma oportunidade para colocar Rondônia na vitrine mundial do turismo. Estamos em um processo de crescimento e de integração com o mercado global, promovendo nossa cultura, nossa biodiversidade e as experiências únicas que só o Norte pode oferecer. A participação no Meeting Brasil Europa é um marco para atrair mais visitantes e investimentos para o estado”.

O evento, que ocorrerá em Portugal, visa fortalecer as relações entre Brasil e Europa, com a presença de representantes de diversos estados brasileiros e de operadores turísticos internacionais. Com um portfólio robusto de produtos turísticos, Rondônia está na rota para conquistar turistas de diferentes partes do mundo.

O titular da Secretaria de Estado de Turismo de Rondônia (Setur), Gilvan Pereira, enfatiza a relevância da participação de Rondônia nesse evento de alto nível. “O Meeting Brasil Europa é a ocasião perfeita para apresentar os principais produtos turísticos de Rondônia para o mercado internacional. Estamos mostrando o que temos de melhor: a culinária amazônica, as comunidades tradicionais e a imersão nas paisagens da Floresta Amazônica. Queremos que os turistas conheçam de perto o que faz do nosso estado um destino único e inesquecível”, ressaltou.

Continue lendo

Geral

Abertura de empresas em Rondônia apresenta crescimento

Publicado

em

Com a modernização da forma de abrir uma empresa em Rondônia e a criação de projetos como “A Junta junto do Empreender” e “Projeto Permanência”, o governo do estado busca garantir a sustentabilidade dos novos negócios. A Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) já testa soluções para o uso de Inteligência Artificial (IA) com o objetivo de tornar o processo de registro de empresas, ainda mais ágil e eficiente.

Dentro deste contexto, Rondônia segue avançando como um dos melhores ambientes para negócios no Brasil. Em 2024, foram registradas 26.434 mil novas empresas, representando um crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, conforme dados da Jucer. Os dados refletem as políticas de incentivo ao empreendedorismo implementadas pelo governo estadual.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento do ambiente de negócios é fundamental para tornar o estado em um ambiente atrativo para quem quer empreender. “A modernização da Jucer, a redução da burocracia e os incentivos fiscais estão permitindo que mais empresas sejam abertas e, consequentemente, novos empregos sejam gerados”, evidenciou.

Os avanços na desburocratização e no estímulo ao setor produtivo contribuíram significativamente, também, para a redução histórica na taxa de desemprego. No terceiro trimestre de 2024, Rondônia registrou 2,1% de desemprego, uma queda de 36% em relação ao mesmo período de 2023, quando a taxa era de 3,3%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é três vezes menor que a média nacional.

Entre as principais ações que favoreceram esse crescimento estão:

  • Simplificação do registro de empresas – A Jucer consolidou o sistema 100% digital “Empresa Fácil RO”, reduzindo em até 93% o custo médio de abertura de negócios.
  • Menos burocracia – Foram implantados processos automatizados para dispensar o licenciamento de atividades de baixo e médio risco, beneficiando 1.259 mil setores econômicos e simplificando o registro de Microempreendedores Individuais (MEI) em todo o estado.
  • Incentivos fiscais e acesso ao crédito – O governo estadual ampliou programas de financiamento para pequenos negócios e facilitou o acesso ao crédito para novos empreendedores.
  • Expansão da educação profissionalizante – O incentivo à capacitação de trabalhadores fortaleceu a geração de empregos e garantiu mão de obra qualificada para o mercado local.

Continue lendo

Geral

Prefeitura descumpre decisão judicial sobre coleta de lixo e TCE nada fez, diz presidente da Marquise Ambiental

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal de Rondônia, da Rede Amazônica nesta sexta-feira (15), o presidente da empresa Marquise Ambiental Hugo Nery, denunciou que a Prefeitura de Porto Velho descumpriu decisão judicial ao anular o contrato de coleta de lixo urbano da capital e distritos. Ao tomar a decisão, o prefeito Léo Moraes diz se amparar em decisão do Tribunal de Contas e rapidamente colocou em andamento uma contratação emergencial oferecendo contrato milionário de forma precária. Essa situação também foi questionada pelo representante da Marquise, que vê o órgão agir com passividade.

Na entrevista, Hugo Nery destaca que a própria legislação não está sendo respeitada. “Além disso, existe um sério problema. Existe uma decisão judicial que não permite à Prefeitura executar um contrato de emergência com nenhuma outra empresa, porque a decisão tomada 10 anos atrás pela Justiça, que ainda não foi revogada, é de que, se o contrato de PPP não ficar na sua plenitude, volta à condição do contrato judicial precário, executado pela Marquise. Então existe aí uma desobediência legal da administração pública em relação a uma decisão da justiça. Outra coisa que causa uma preocupação muito forte nossa é não entender por que é que o Tribunal de Contas aceitou, com passividade, um processo de contratação emergencial completamente irregular”, denunciou.

Prefeitura descumpre decisão judicial sobre coleta de lixo e TCE nada fez, diz presidente da Marquise Ambiental

A matéria jornalística cita também que a Marquise havia assumido a coleta de resíduos em maio de 2024, com investimento inicial de R$ 180 milhões para a execução dos serviços de implantação, manutenção, limpeza urbana, coleta, reciclagem e descarte adequado dos resíduos da capital e dos distritos.

Finalizando a entrevista, o presidente da Marquise alerta que a decisão está em primeira instância, “e, na medida em que o juiz decidir, as partes terão todas as suas ações em função da decisão. E isso vai se transformar numa Contenda jurídica onde ninguém ganha e infelizmente a cidade perde”, afirmou.

Continue lendo

Trending