Conecte-se conosco

Polícia

EM RONDÔNIA: Acusado de matar vítima por desentendimento causado por futebol, é condenado a 14 anos de prisão

Publicado

em

Os julgadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia mantiveram a sentença condenatória do Tribunal do Júri da Comarca de Jaru, que condenou um homem a 14 anos de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. O réu apelou pedindo anulação do júri e, alternativamente, a redução da pena.

Para o relator, desembargador Jorge Ribeiro da Luz, não há “como acolher a pretensão recursal (pedido de anulação do júri), porquanto, efetivamente houve, por parte do Conselho de Sentença, a livre opção por uma das versões apresentadas durante os debates, qual seja a escolha pela versão ministerial, cuja decisão não foi de maneira alguma contrária ao acervo probatório que lastreia os autos”.

Já com relação a redução da pena, a defesa relata que o fato ocorreu porque a vítima foi quem provocou o réu. Porém, segundo voto, a vítima não contribuiu para o delito, uma vez que as testemunhas relataram que a vítima apenas esbarrou no filho do réu enquanto jogavam futebol e ainda o ajudou a se levantar e pediu desculpas.

O caso:

Consta no voto do relator, desembargador Jorge Ribeiro da Luz, que o réu foi acusado e condenado por matar a vítima, com várias facadas, por motivo fútil, ou seja, matou porque, durante uma brincadeira de futebol, durante um churrasco festivo, a vítima derrubou o filho do réu com um “escorão”, mas, por se tratar de uma diversão, ajudou o filho do réu a se levantar.

A decisão colegiada narra que o réu foi à casa dele, pegou uma peixeira e quando retornou ao local da festa foi logo estapeando, socando e esfaqueando a vítima, a qual mesmo sendo agredida, em vez de contra-atacar, pedia desculpas. O réu ainda tentou fugir, mas foi preso mediante mandado judicial.

O crime aconteceu no dia 12 de junho de 2022, na Rua Padre Feijó esquina com a Rua 13 de Maio, Bairro Jardim dos Estados, em Jaru – RO. Já a prisão preventiva do réu aconteceu no dia 21 de julho de 2022.

O caso foi julgado durante a sessão eletrônica realizada entre os dias 4 e 8 de março de 2024. E participaram do julgamento, os desembargadores José Jorge Ribeiro da Luz, Álvaro Kalix e Francisco Borges.

Fonte: Tribunal de Justiça de Rondônia/TJRO

Polícia

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro na zona leste de Porto Velho

Publicado

em

Um motociclista ficou gravemente ferido após uma violenta colisão com um carro na tarde desta terça-feira (8), no cruzamento da Avenida Guaporé com a Rua Piratininga, na zona leste de Porto Velho (RO).

Segundo informações preliminares, o motociclista seguia pela Avenida Guaporé, no sentido Avenida Imigrantes, quando teria avançado o sinal vermelho. Nesse momento, um veículo modelo Ônix, que trafegava pela Rua Piratininga no sentido Rua da Beira, acabou atingindo a motocicleta em cheio. Testemunhas afirmaram que o semáforo estava aberto para o carro no momento da batida.

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu ferimentos graves. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada, às pressas, para o Hospital João Paulo II.

A Polícia de Trânsito foi acionada para registrar a ocorrência e apurar as circunstâncias do acidente. O condutor do carro permaneceu no local e colaborou com as autoridades.

Continue lendo

Polícia

UNIR abre processo seletivo para professores substitutos em Porto Velho

Publicado

em

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado para contratação de oito professores substitutos para o Núcleo de Ciências Humanas (NCH), Campus de Porto Velho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 10 e 20 de julho de 2025, exclusivamente pelo formulário online, neste link. 

As vagas estão distribuídas entre os departamentos acadêmicos de Libras, Arqueologia, Ciência Política, Filosofia e Letras, com regimes de trabalho de 20 ou 40 horas semanais, e exigem formações específicas, como graduação e especialização ou mestrado na área, conforme o cargo pretendido.

Inscrições – São gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível neste link, no período de 10 a 20 de julho de 2025. Os candidatos devem anexar, em formato PDF, todos os documentos exigidos no edital. 

Seleção – O processo seletivo será composto por duas etapas: Prova Didática, de caráter eliminatório e Análise de Títulos, de caráter classificatório.

Prova Didática – Será realizada em ambiente virtual, conforme o edital, nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, com sorteio do tema e da ordem de apresentação previsto para o dia 5 de agosto de 2025, às 16h. A prova terá duração de 50 minutos, será gravada e obrigatória a apresentação de plano de aula no início da exposição. O não comparecimento no sorteio ou na apresentação implicará eliminação do processo seletivo.

Além das contratações temporárias, o Núcleo de Ciências Humanas também divulgou o edital (acesse aqui) para credenciamento de professores voluntários no Departamento Acadêmico de Libras (DLIBRAS). O edital prevê formação de cadastro reserva e atuação em disciplinas como Didática e Educação de Surdos, Linguística e Produção de Material Pedagógico. As inscrições para essa modalidade ocorrem entre 7 e 10 de julho de 2025, pelo e-mail dlibras@unir.br. O processo é gratuito e visa fortalecer o ensino do curso de Libras na instituição.

Seleção para professor substituto – Núcleo de Ciências Humanas (NCH) – UNIR Porto Velho
Vagas: 8 vagas ( DLIBRAS – 1 vaga, DARQ (Arqueologia) – 1 vaga, DACS (Ciência Política) – 1 vaga, DFIL (Filosofia) – 2 vagas e DALV (Linguística) – 3 vagas)
Inscrições: de 10 a 20 de julho de 2025, exclusivamente pelo formulário eletrônico, neste link 
Pré-requisitos: Os requisitos variam conforme a vaga. Por exemplo, há vagas que exigem graduação em Letras com especialização em Libras; graduação em Filosofia; ou mestrado em áreas como Linguística, Ciência Política ou Arqueologia.
Para mais informações e acesso ao edital completo, clique aqui. 

Fonte: UNIR

Continue lendo

Polícia

TRAGÉDIA: adolescente invade escola, mata criança e fere várias pessoas

Publicado

em

Um adolescente invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no Centro de Estação, na Região Norte do RS, e feriu três crianças e uma professora com golpes de faca por volta das 10 horas desta terça-feira (8). Um menino foi encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu e teve a morte confirmada, segundo o prefeito Geverson Zimmermann.

A criança que morreu foi atingida nas costas, segundo a Polícia Civil. A vítima foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, 9 anos. O adolescente que invadiu a escola foi apreendido.

As feridas têm 8 anos e foram encaminhadas a hospitais da região. Uma delas já foi liberada, conforme o prefeito.

A docente tem 34 anos e é atendida ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Ela foi golpeada ao tentar intervir no ataque.

“Entrou na escola com uma faca, fez uso de bombinhas no chão para assustá-las. Duas foram atingidas com cortes na cabeça, de forma leve, e uma foi atingida com cortes na região do tórax”, relatou Zimmermann.

Os alunos atingidos pelo golpe são estudantes do 3º ano do ensino fundamental, conforme a Polícia Civil. As aulas estão suspensas em toda a rede municipal por tempo indeterminado.

A Prefeitura informou que está oferecendo um espaço de acolhimento com profissionais para oferecer suporte e assistência para alunos e familiares.

“Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, diz comunicado da prefeitura. Leia abaixo.

Estação tem 5,5 mil habitantes, de acordo com dados do Censo. A instituição de ensino tem 152 alunos.

Adolescente é apreendido

O adolescente foi imobilizado pela população e apreendido pela polícia minutos após a ação. Ele tem 16 anos, conforme a Brigada Militar (BM).

Segundo o prefeito, ele teria entrado na escola pela porta da frente para entregar um currículo. O adolescente pediu para ir ao banheiro e acabou invadindo uma sala de aula.

Investigação

O caso é investigado pela Polícia Civil. O adolescente foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, onde está sob custódia. Ele é morador do município e não possui antecedentes.

As motivações do ataque serão apuradas e devem ser esclarecidas. O adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico havia mais de um ano.

Continue lendo

Trending