Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura alerta para aumento de queimadas durante seca

Publicado

em

A prevenção e o combate às queimadas estão sendo intensificados pela Prefeitura de Porto Velho durante o período de estiagem, que ocorre de junho a setembro, quando a ausência de chuvas aumenta a seca na capital. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) é a responsável por conscientizar e alertar a população sobre os riscos do fogo, além de fiscalizar os responsáveis por cometerem infrações.

De acordo com a Sema, o número de denúncias de focos de queimadas cresceu este ano. Em 2023, foram registradas 69 reclamações na secretaria de janeiro a maio. Já em 2024, durante o mesmo período, foram recebidas 86 denúncias. Por lei, a queimada urbana é considerada crime ambiental passível de multa, com valores variando de 1 a 100 mil Unidades Padrão Fiscal (UPF), calculados proporcionalmente ao tamanho do dano ambiental. Atualmente, cada UPF custa R$ 98,95.

Em Porto Velho, bairros como Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Ronaldo Aragão e Mariana lideram os índices de denúncias de queimadas. Os distritos também registram grandes focos de queimadas, especialmente nas áreas ao longo da BR, onde há grande presença de madeireiras e áreas de pasto.

As denúncias podem ser feitas a qualquer horário via WhatsApp, através do Disque Denúncia (69) 98423-4092, ou presencialmente na Sema, localizada na Rua General Osório, nº 81, Centro, das 8h às 14h.

Geral

Prefeitura informa que trecho da Avenida Rio Madeira será fechado para obra de drenagem

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informa que neste sábado e domingo (29 e 30 junho), e segunda-feira (1° de julho), a avenida Prefeito Chiquilito Erse (Rio Madeira), entre as avenidas Pinheiro Machado e Calama, estará fechada para o trânsito de veículos e motocicletas devido a uma obra no sistema de drenagem da via nas imediações da rua Argentina.

O trânsito ficará totalmente fechado na pista direita, sentido zona Norte, e parcialmente, com liberações esporádicas, no sentido contrário.

A Semtran orienta ainda que, quem estiver trafegando na via, sentido rua Vieira Cahúla/ Calama, fará o desvio na avenida Pinheiro Machado, à direita, seguindo até a avenida Guaporé, depois à avenida Calama.

Já que vem no sentido contrário, da avenida Imigrantes, sentido Vieira Cahula, fará o desvio na avenida Calama, seguindo até a rua Guiana. A via estará sinalizada e bloqueada e os condutores serão orientados por agentes de trânsito quanto ao desvio.

Fonte: SMC

Continue lendo

Geral

Governo abre inscrições para curso profissionalizante de Monitor de Turismo até 4 de julho

Publicado

em

Estão abertas, até o dia 4 de julho, as inscrições para o Curso Monitor de Turismo, que será ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).  O curso vai ser ministrado na modalidade presencial, e as aulas vão acontecer no período de 8 a 19 de julho, na  Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-formacao-inicial-inscricoes-prorrogadas-ate-04-07/.

O curso prepara o aluno para  atuar na condução e monitoramento de visitantes e turistas em locais de interesse cultural. Após a conclusão, o profissional pode trabalhar em diferentes campos, como recreação em eventos, resorts, cruzeiros, eventos, parques, entre outros destinos, nacionais e internacionais. A idade mínima para se matricular é 18 anos, e o candidato deve ter concluído o ensino fundamental II.

EXPOTURISMO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação no setor turístico é pertinente, tendo em vista os investimentos que a gestão estadual vem fazendo nessa área. “O governo está realizando importantes ações nesse segmento econômico”, destacou Marcos Rocha, citando como exemplo, a ExpoTurismo Rondônia.

A feira, que acontece entre os dias 4 e 6 de julho, em Porto Velho, e em uma iniciativa conjunta da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto Fecomércio de Pesquisas Desenvolvimento Educação e Tecnologia (IFPDET). O evento visa promover o turismo local, promovendo a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.

OPORTUNIDADES 

A estudante, Emíly Kele Pereira da Silva, de 22 anos, que mora na Vila Denit, zona Rural de Porto Velho, está fazendo o curso de Recepcionista de Eventos no Idep, justamente para abraçar novas oportunidades nesse setor. “Estou me capacitando sempre, porque cada vez mais o mercado exige profissionais preparados para desenvolverem a sua função”, pontuou.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a instituição de ensino capacita seus alunos, conforme a demanda de mercado. “A vasta programação de cursos garante ao aluno opções de se profissionalizar em setores para os quais tenha vocação. O estudante pode optar por cursos técnicos, que duram cerca de um ano, ou os de iniciação e formação profissional cuja duração é menor”, Ressaltou.

Continue lendo

Geral

Prefeitura disponibiliza 1.120 vagas para oficinas e cursos gratuitos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e o Sine Municipal, por meio da Associação dos Jovens Estudantes de Rondônia (Ajero), está oferecendo oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos, a serem realizados nos bairros: Juscelino Kubitschek, Cohab e Ulisses Guimarães. Inscrições iniciam neste sábado (29).

O oferecimento de cursos e oficinas são frutos de emendas da Câmara Municipal de Vereadores, tem por objetivo preparar jovens e adultos para carreiras diversas, tornando-os competitivos para o mercado de trabalho. Os temas oferecem formações práticas, que agregam não somente ao currículo, mas também ao dia a dia profissional.

A Semdestur trabalha para oferecer políticas públicas que fomentem a geração de trabalho e renda, visando a inclusão social produtiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico da capital.

Os 14 cursos e oficinas oferecidos pelo Sine Municipal são: Mecânica de moto; Manutenção de Celular; Manutenção de Central de Ar; Informática; Designer Gráfico; Cabeleireiro; Manicure; Designer de Sobrancelhas; Limpeza de pele; Epilação; Barbeiro; Trabalhos Manuais; Música e Extensão de Cílios.

Confira o período e os locais das aulas:

• Primeira etapa (14 oficinas e cursos):
Local: Praça CEU, rua Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, Juscelino Kubitschek.
Datas: oficinas de 1º a 5 de julho e cursos iniciando dia 8 de julho.

• Segunda etapa (14 oficinas e cursos):
Local: rua Abacateiro, 5412, Cohab.
Datas: oficinas de 17 a 20 de julho e cursos iniciando dia 22 de julho.

• Terceira etapa (14 oficinas e cursos):
Local: Estrada dos Periquitos, 2903, Ulisses Guimarães
Datas: oficinas de 24 a 27 de julho e cursos iniciando dia 29 de julho.

Os temas oferecem formações práticas

As oficinas terão a duração de quatro diasAs oficinas terão a duração de quatro dias, garantem certificado e têm por objetivo despertar o interesse dos alunos em fazer o curso completo. Já os cursos têm maior duração, cerca de dois meses, com previsão de término para novembro deste ano, e preparam o aluno para o mercado de trabalho.

Os interessados devem ter a partir de 16 anos, cursando o ensino fundamental ou médio, ou já concluído. As inscrições das oficinas e cursos que ocorrem na Praça CEU serão neste sábado (29), das 17h às 20h. As inscrições para as demais oficinas e cursos serão a partir de segunda-feira (2), até quando durarem as vagas.

As inscrições serão de forma presencial na secretaria da Praça CEU, rua Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, Juscelino Kubitschek, em dias úteis, de 8h às 14h; também de forma presencial na Ajero, Telecentro Irmã Benailde, rua Neuzira Guedes, 4109, Tiradentes. As inscrições também podem ser feitas de forma eletrônica, pelo site www.ajero.com.br.

O candidato deve levar documento original com foto e comprovante de residência, no caso de menores de idade, a inscrição deve ser feita pelo responsável. Mais informações pelo número (69) 99336-3914 ou (69) 3224-8149.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Continue lendo

Trending