Esportes
Finais da seletiva do JIR 2026 acontecem neste sábado (9) no Ginásio Dudu
No próximo sábado (9), o Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), na zona sul de Porto Velho, será palco das finais da seletiva dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) 2026, promovidas pela Prefeitura de Porto Velho, com entrada aberta ao público.
Organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a seletiva reúne atletas em busca de uma vaga na etapa estadual da competição. As finais serão nas modalidades de basquete e voleibol, nas categorias masculina e feminina.
A programação começa às 15h, com a final do basquete feminino. Em seguida, às 16h30, será a vez da decisão do basquete masculino. Já no período da noite, o voleibol feminino entra em quadra às 18h, e a grande final do voleibol masculino acontece às 19h30.
As equipes campeãs garantem vaga para representar Porto Velho nos Jogos Intermunicipais de Rondônia, que serão realizados nos municípios de Jaru e Pimenta Bueno. A expectativa é de jogos disputados e grande participação do público.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância do incentivo ao esporte no município e reforçou o apoio da gestão ao desenvolvimento dos atletas locais. “O esporte transforma vidas, promove inclusão e cria oportunidades para nossos jovens. A seletiva do JIR fortalece os atletas locais e movimenta a comunidade esportiva da capital”.
De acordo com o secretário da Semtel, Cássio Moura, a seletiva tem papel fundamental no fortalecimento do esporte local e na valorização dos atletas. “A seletiva do JIR é uma grande oportunidade para nossos atletas mostrarem seu talento e representarem Porto Velho em nível estadual. Convidamos toda a população para prestigiar as finais neste sábado, apoiar nossas equipes e viver esse momento de emoção junto com a gente”.
No sábado, 16 de maio, a competição continua com as finais de outras modalidades, como futsal e handebol, mantendo o alto nível das disputas e reforçando o compromisso com o incentivo ao esporte em Porto Velho.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido
A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira (22) a primeira atividade com grupo completo voltada ao terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo. O atacante Neymar, que passou o último mês tratando uma lesão grau dois na panturrilha direita, participou sem restrições das atividades pelo segundo dia seguido e está mais próximo de estrear na competição.

Na quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Escócia, em Miami.
Como de praxe, a imprensa teve acesso somente aos primeiros 15 minutos dos trabalhos no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey. Durante esse tempo, o técnico Carlo Ancelotti dividiu o elenco em dois grupos com 12 jogadores, para atividades de movimentação e toque de bola rápido.
Neymar ficou junto do goleiro Weverton, do lateral Douglas Santos, dos zagueiros Marquinhos, Danilo e Léo Pereira, dos volantes Danilo Santos, Casemiro e Ederson, do meia Lucas Paquetá e dos atacantes Endrick e Igor Thiago. O grupo foi separado em dois times. O do camisa 10, de colete, ainda teve Danilo Santos, Endrick, Douglas Santos, Marquinhos e Casemiro.
Alisson poupado
O treino contou com 24 jogadores. Não estiveram em campo o atacante Raphinha, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na última sexta-feira (19), na Filadélfia, e o goleiro Alisson. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o defensor foi poupado para “controle de carga”.
No domingo (21), Alisson foi um dos únicos titulares do jogo passado a participar da atividade no gramado. Os outros foram Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior.
O último treino antes da partida contra a Escócia será nesta terça-feira (23), às 10h30. Em seguida, a delegação brasileira viaja de Nova Jersey para Miami. A previsão é que Ancelotti e mais um jogador atendam à imprensa em entrevista coletiva a partir de 20h15, já no palco do jogo de quarta.
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Atletas do Construindo Campeões representam Porto Velho em competição estadual de karatê
Os atletas do programa Construindo Campeões, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), participaram da 2ª Copa dos Campeões de Karatê, realizada nos dias 20 e 21 de junho, em São Miguel do Guaporé. A delegação contou com 13 competidores, que levaram o nome da capital rondoniense para uma das principais competições da modalidade no estado e conquistaram resultados expressivos.
Ao final das disputas, os atletas garantiram duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, resultado que reforça o trabalho desenvolvido pelo programa na formação esportiva de crianças e jovens do município.
O professor Gustavo Margonar destacou a dedicação dos atletas durante a preparação e a competição.
“Cada evento é uma oportunidade para que nossos alunos coloquem em prática tudo o que aprendem nos treinamentos. Ficamos muito felizes com o desempenho da equipe, que demonstrou disciplina, respeito e determinação dentro e fora dos tatames. As medalhas são importantes, mas o maior resultado é o desenvolvimento desses jovens por meio do esporte”.
O secretário da Semtel, Cássio Moura, ressaltou que a participação dos atletas demonstra a importância dos investimentos em projetos esportivos voltados à juventude.
“O Construindo Campeões é um projeto que transforma vidas e cria oportunidades para nossas crianças e adolescentes. Ver esses atletas representando Porto Velho e alcançando bons resultados mostra a força do esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento humano”.
O prefeito Léo Moraes destacou o impacto social do programa e o incentivo ao esporte no município.
“O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. O Construindo Campeões mostra, na prática, como o investimento público pode mudar realidades, abrir caminhos e revelar talentos que orgulham nossa cidade. Seguiremos apoiando e fortalecendo iniciativas como essa”, afirmou o prefeito.
Desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel, o programa Construindo Campeões oferece atividades esportivas gratuitas e tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a qualidade de vida e contribuir para a formação de novos talentos no município.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
Homem é condenado a pagar R$ 10 mil ao Flamengo por anel falsificado
A juíza Ana Beatriz Brusco, da 9ª Vara Cível de Brasília, condenou o dono de um site a pagar R$ 10 mil ao Flamengo por danos morais. Segundo o processo, o homem realizou a venda de um anel masculino que tinha a marca do time sem autorização.
A decisão foi publicada na última segunda-feira (15/6). No processo, o Flamengo alegou que encontrou o site com “comercialização do produto com uso da marca, símbolo e características de propriedade exclusiva do time”.
O dono do site disse à juíza que “promoveu a imediata retirada do produto do ambiente virtual evidenciando postura colaborativa e alinhada aos deveres anexos da boa-fé objetiva”.
Porém, para a magistrada, a retirada do produto não descaracteriza a venda anterior. “Com efeito, não há outro caminho senão reconhecer a procedência do pedido autoral“, completou a juíza.
O valor de R$ 10 mil para a indenização, segundo a magistrada, “guarda proporcionalidade e razoabilidade ao gravame sofrido, além de sopesar as circunstâncias do fato, a capacidade econômica das partes e a extensão e gravidade do dano, em que devem ser observadas as funções preventiva, punitiva, compensatória e pedagógica do instituto”.
O homem ainda foi proibido de produzir, vender, manter estoque ou expor à venda produtos sem o devido licenciamento com a marca do Flamengo.
Fonte: Metrópoles
