Conecte-se conosco

Polícia

Alvos da PF, funcionários da Caixa saqueavam contas de idosos

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/12), a Operação Mimetismo, que investiga um esquema sofisticado de fraudes bancárias envolvendo a falsificação de biometria de idosos, alguns com mais de 100 anos.

O grupo utilizava pessoas mais jovens para se passarem pelos correntistas, cadastrava digitais e reconhecimento facial falsos em agências da Caixa Econômica Federal e, em seguida, realizava saques sucessivos e movimentações vultosas.

Segundo a PF, o prejuízo potencial ultrapassa R$ 1 milhão somente em contas de clientes da Bahia.

A apuração começou após um alerta da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (Cefra), que identificou um padrão anômalo, idosos extremamente longevos, com baixa movimentação financeira, passaram a registrar atividades súbitas e operações incompatíveis com seus perfis.

A análise revelou que o grupo criminoso atuava infiltrado dentro das próprias unidades da Caixa.

Parte dos investigados é composta por funcionários recém-contratados, que teriam usado acesso privilegiado para cadastrar fraudulentamente a biometria de “clientes”, na verdade, comparsas recrutados para se passar pelos titulares das contas.

Depois disso, o golpe seguia para a segunda etapa, os criminosos realizavam saques em lotéricas e repassavam o dinheiro para contas vinculadas ao esquema.

Até o momento, foram identificadas cerca de 20 contas fraudadas nas cidades de Guanambi, Salvador, Serrinha, Eunápolis, Feira de Santana, Castro Alves, Cachoeira, Euclides da Cunha, Conceição do Coité e Itamarajú.

A PF cumpre dois mandados de suspensão do exercício da função pública contra empregados da Caixa, além de três mandados de busca e apreensão em Belém (PA) e Dom Eliseu (PA). Houve também bloqueio judicial das contas do grupo, para evitar que o dinheiro continue sendo pulverizado.

O nome da operação, Mimetismo, faz referência ao mecanismo de camuflagem usado por animais na natureza, uma metáfora para o modo como os fraudadores imitavam a identidade das vítimas para ocultar o crime.

Os envolvidos poderão responder por furto mediante fraude, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e outros crimes previstos na legislação penal.

Fonte: Metrópoles

Polícia

Idosa fica gravemente ferida após ser atropelada na Avenida Raimundo Cantuária

Publicado

em

Uma idosa ficou gravemente ferida na noite desta segunda-feira (2) após ser atropelada na Avenida Raimundo Cantuária, nas proximidades da Avenida Jorge Teixeira, no bairro Nova Porto Velho, em Porto Velho (RO).

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima tentava atravessar a via quando foi atingida por um veículo de passeio, modelo Gol. Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e sofreu ferimentos graves.

Populares que presenciaram o acidente acionaram imediatamente o socorro. A equipe de resgate chegou ao local, prestou os primeiros atendimentos e encaminhou a vítima para uma unidade de saúde.

As circunstâncias do atropelamento estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que devem apurar as causas do acidente.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Polícia

Em Rondônia: PRF apreende aproximadamente 25 kg de droga

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, nesta noite de domingo (1º), apreendeu 24,74 kg de entorpecente, durante comando estático no km 1 da BR-364, em Vilhena. A droga era transportada em um veículo de aplicativo.

Durante a verificação dos equipamentos obrigatórios, os agentes sentiram um forte odor característico de maconha. Ao vistoriarem o compartimento de carga, localizaram diversos tabletes de “skunk” escondidos em malas e caixas. Após diligências, a equipe localizou outro condutor envolvido na mesma empreitada criminosa, que realizava a escolta da carga ilícita.

Os homens e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal no município, sob o enquadramento nos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Assessoria da Polícia Rodoviária Federal

Continue lendo

Polícia

Criança de 4 anos morre e pai fica ferido após máquina derrubar muro de residência

Publicado

em

Por

Uma criança, de 4 anos, morreu e o pai ficou ferido, após uma máquina derrubar o muro da casa nesta segunda-feira (2), na Itapevi, na Grande São Paulo.

De acordo com a Prefeitura, equipes estiveram no local e constataram que o acidente ocorreu após o maquinário, de uma empresa de fabricação de blocos instalada no local, colidir e derrubar a estrutura.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou a ser acionado para prestar atendimento. Pai e filho foram socorridos e encaminhados ao Pronto-Socorro Central.

A criança não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado na unidade de saúde. O homem ferido já recebeu alta médica.

Em nota, a Prefeitura diz que lamenta profundamente a perda e que se solidariza com a família.

Fonte: CNN Brasil

Continue lendo

Trending