Geral
Prefeitura amplia rede de iluminação e leva tecnologia LED a todas as regiões da cidade
A Prefeitura de Porto Velho vem executando uma verdadeira transformação na infraestrutura de iluminação pública da cidade. Por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), dezenas de bairros, avenidas, praças e distritos receberam novos sistemas de iluminação com tecnologia LED, mais econômicos, modernos e eficientes. Ao todo, foram mais de 13.851 pontos modernizados.
Em apenas 10 meses de gestão, a capital rondoniense vem deixando para trás o cenário de vias escuras e inseguras, substituindo lâmpadas antigas por sistemas duráveis, sustentáveis e de alto desempenho.
Durante anos, a falta de manutenção e o furto de cabos deixaram ruas e rodovias de Porto Velho no escuro. A atual gestão assumiu o compromisso de resolver esse problema antigo, priorizando a segurança e o bem-estar da população. Com planejamento técnico e atuação permanente da Emdur, os serviços de revitalização, substituição e ampliação da rede estão alcançando toda a cidade, da área central às zonas rural e distrital.
PORTO VELHO 100% ILUMINADA

Criado para atender às principais demandas da população, o programa “Porto Velho 100% Iluminada” tem como metas:
-Modernização completa da iluminação pública, com instalação de luminárias LED de alto rendimento;
-Economia de energia e redução dos custos de manutenção;
-Segurança viária e cidadã, com mais visibilidade e conforto para motoristas e pedestres;
-Acesso rápido aos serviços, com canais diretos para solicitação de reparos;
-Ações de combate ao furto de cabos, em parceria com a Polícia Militar;
-Ações Realizadas;
-Revitalização de vias e bairros urbanos.

A Emdur realizou a troca e padronização da iluminação em diversos pontos da cidade, como:
-Avenida José Vieira Caúla (Vila Verde): 41 pontos revitalizados com luminárias LED;
-Avenida Nações Unidas: substituição de 56 pontos de luz e revitalização de 26 postes;
-BR-364 (entre Campos Sales e Unir): 8 km de rede restaurada, 290 luminárias trocadas e 4 transformadores instalados após quatro anos de escuridão;
-Avenida Guaporé: 2 km com 75 postes e 150 luminárias LED, com cabeamento subterrâneo e uso de mão de obra de reeducandos.
MODERNIDADE EM PRAÇAS E ROTATÓRIAS

A Prefeitura implantou estruturas inovadoras, conhecidas como “postes tipo árvore”, que concentram múltiplas luminárias de LED e oferecem ampla cobertura luminosa: na rotatória da avenida Rio Madeira com Rua da Beira, rotatória da avenida Guaporé com Vieira Caúla; ambas as estruturas são símbolos do novo padrão de iluminação que está sendo implantado em Porto Velho.
DISTRITOS E COMUNIDADES RURAIS
O programa chegou também ao interior do município, garantindo 100% de cobertura de iluminação pública nas sedes de:
Jaci-Paraná
Abunã
Vila da Penha
Nova Mutum
Rio Pardo

Na Comunidade Terra Santa, mais de 200 pontos de luz foram instalados ao longo de 4,3 km de extensão, levando segurança e dignidade a famílias que viviam há anos em completa escuridão.
Combate ao furto de fios e operação “Fio Desencapado”
O furto de cabos da rede pública era um dos principais entraves para o funcionamento da iluminação. Em parceria com a Polícia Militar, a Prefeitura lançou a operação “Fio Desencapado”, que identificou e coibiu a receptação de material elétrico furtado em galpões de sucata. Essa ação trouxe resultados imediatos, reduzindo as ocorrências e garantindo o funcionamento contínuo da rede.
CORUJÃO
Para tornar o atendimento mais ágil, a Prefeitura lançou o Zap PVH 100% Iluminada, via WhatsApp: (69) 99224-0676, permitindo que o cidadão informe falhas ou poste apagado. Com o sucesso do canal, nasceu o Corujão da Iluminação, com equipes em campo todos os dias, até meia-noite, realizando reparos e manutenções emergenciais. Além disso, o aplicativo Emdur Porto Velho e os telefones (69) 3901-8600 e 0800 642 6331 continuam disponíveis para atendimento.
TECNOLOGIA, ECONOMIA E SEGURANÇA

-LED de alta eficiência: maior luminosidade com até 60% de economia de energia;
-Sistema elétrico padronizado e protegido: reduz furtos e falhas;
-Dispositivos de segurança (Bloq Amp): tecnologia aplicada em praças, como a Marise Castiel, para prevenir choques e garantir a segurança das famílias;
-Estações de hidratação pública: instaladas em locais de lazer, como o Espaço Alternativo, Parque da Cidade e Skate Parque, reforçando o cuidado com o bem-estar da população.
RESULTADOS
-Milhares de luminárias de LED instaladas em todas as regiões da cidade;
-Mais de 20 km de rede de iluminação recuperada;
-100% de cobertura em distritos estratégicos;
-Redução significativa das falhas e do consumo energético;
-Aumento da sensação de segurança e valorização dos espaços públicos.
Segundo o presidente da Emdur, Bruno Holanda, o trabalho é contínuo e estratégico. “Estamos trabalhando dia e noite para garantir uma iluminação pública moderna, eficiente e segura. Com o programa Porto Velho 100% Iluminada, estamos levando luz onde antes havia escuridão, e isso representa muito mais do que infraestrutura: é cidadania e segurança,” afirmou.

A gestão do prefeito Léo Moraes reafirma o compromisso com uma Porto Velho moderna, segura e eficiente. O trabalho da Emdur segue em ritmo acelerado, com novos projetos em andamento, manutenção preventiva e expansão contínua da rede. “Iluminar Porto Velho é iluminar a vida das pessoas. É garantir mais segurança, mais dignidade e um ambiente urbano moderno. A iluminação pública é uma das prioridades da nossa gestão, porque reflete diretamente na qualidade de vida da população”, declarou o prefeito Léo Moraes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Joelma revela nova luta contra a Covid-19 e relembra internação
Cantora relembrou período em que chegou a ficar no hospital por sequelas da doença; ‘Deus me deu mais uma chance’; paraense explica que novo susto serviu como alerta, mas também como motivo de gratidão
Aconteceu de novo. Joelma, 50, se emocionou ao falar sobre sua saúde e o impacto que a Covid-19 teve em sua vida nos últimos anos. A cantora contou que precisou interromper por alguns dias a agenda da turnê Isso é Calypso Tour após receber, pela décima vez, o diagnóstico da doença.
A paraense explicou que o novo susto serviu como um alerta, mas também como um motivo de gratidão. “Peguei Covid dez vezes. No mês passado, acabei de pegar outra, mas agora já sei lidar e estou bem”, afirmou ao Gshow.
Segundo Joelma, ela já está bem e retomou sua rotina. “Voltei a treinar, estou com a energia no topo de novo. Deus me deu mais uma chance de vida. Só tenho a agradecer”.
A artista também aproveitou o momento para relembrar um período mais delicado de sua trajetória recente. Em 2023, ela precisou ser internada três vezes devido às sequelas deixadas pelas infecções anteriores.
“Quando veio o Covid, eu estava na minha melhor forma física. Pensei que ia ser leve… De leve? Quase que eu vou! Foi sério. Fiquei internada três vezes, foi bem difícil. Achei que não voltaria a cantar, mas a chave virou”, desabafou.
Apesar dos sustos, Joelma garantiu que o episódio a fez repensar prioridades e valorizar ainda mais a saúde e o público que a acompanha há décadas. “Aprendi a respeitar meu corpo, a ouvir os sinais e a não parar de agradecer. Tudo o que vivi me tornou mais forte”, disse a cantora, que segue firme com a agenda de apresentações e o sucesso da nova fase de sua carreira.
Fonte: Notícias ao Minuto
Geral
Monitora escolar sofre queimadura após celular explodir no bolso
A monitora de uma escola particular no Cruzeiro (DF) sofreu queimaduras nas mãos e nas pernas após o celular que ela carregava no bolso da calça explodir. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (12/11), por volta das 9h50, em uma escola localizada na SHCES 609.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), as equipes foram acionadas após relatos de uma explosão dentro da escola. Os primeiros socorros foram realizados ainda no local e, posteriormente, o transporte da mulher para o hospital de referência.
O Metrópoles apurou com fontes da escola que a mulher está bem e fora de perigo.
Ainda não há informações sobre o modelo do celular ou as causas do acidente.
Fonte: Metrópoles
Geral
Clínica de Bem-Estar Animal supera expectativas nos primeiros dias de atendimento
A recém-inaugurada Clínica de Bem-Estar Animal, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, superou as expectativas nos primeiros dias de funcionamento, registrando grande procura por parte dos tutores e da comunidade local. Em 10 dias úteis de atendimento já foram realizados cerca de 400 procedimentos.
Com foco na saúde, qualidade de vida e bem-estar dos animais, a clínica oferece serviços veterinários essenciais e atendimento humanizado, contando com uma equipe de profissionais qualificados e estrutura moderna com salas equipadas para consultas veterinárias, internamento, raio-x, castração, ultrassom, mesa cirúrgica e outros instrumentos de ponta.
A coordenadora Natália Macedo destacou que a clínica foi planejada para oferecer conforto e segurança a pets e tutores. “A procura superou as expectativas e mostra que o serviço atende uma demanda importante da cidade”, afirmou.

É a primeira unidade pública da região Norte, sob a gestão da Prefeitura. Com mais de 500 metros quadrados de área construída, a clínica abriga ambientes amplos, climatizados e totalmente adaptados às normas de biossegurança. Conta com centro cirúrgico completo, equipamentos modernos de diagnóstico, canis de internação, consultórios clínicos, farmácia veterinária e setor administrativo.
CASTRAÇÃO
A Clínica de Bem-Estar Animal oferece castração gratuita de cães e gatos, com agendamento para famílias de baixa renda. Em menos de 15 dias, já foram realizados mais de 70 procedimentos.
O cirurgião Lucas Riguetto destaca que a castração evita o abandono e previne doenças. “O tutor agenda, traz o animal para exames e, estando tudo certo, realiza a castração. Tudo é feito para garantir o bem-estar do animal”, afirmou.

A cozinheira Alice Dantas, moradora do Arigolândia, elogiou o serviço: “Fui muito bem recebida, e o cuidado com os animais é visível em cada detalhe”.
CAUSA ANIMAL
A Clínica de Bem-Estar Animal está localizada na avenida Mamoré, nº 1120, bairro Lagoinha, na zona Leste da cidade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Vale destacar que o tutor precisa apresentar o comprovante do CadÚnico, documento com foto e ainda comprovante de residência. A Prefeitura de Porto Velho amplia ações de bem-estar animal, com castrações, vacinas e novos pontos de atendimento, buscando fazer da capital um modelo de cuidado e respeito aos animais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia19 horas atrásEmpresário sequestrado por falsos policiais civis é encontrado morto em área rural
-
Polícia22 horas atrásMulher é atingida a tiros em operação Policial em Rondônia
-
Polícia18 horas atrásBebê de sete dias é salva após se engasgar em casa na zona Leste de Porto Velho
-
Empregos20 horas atrásEnergisa abre novas vagas de emprego e estágio em Porto Velho e outros municípios
-
Polícia18 horas atrásAdvogado é morto e ex-PM baleado durante briga com morador de rua
-
Polícia20 horas atrásHomem reage a roubo e expulsa ladrões de açougue com banco de madeira
-
Geral20 horas atrásInscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo estado encerram nesta quinta-feira
-
Geral19 horas atrásAVC: jovem de 20 anos relata único sintoma que sentiu antes de derrame

