Geral
Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia
Ao celebrar mais um aniversário nesse dia 27 de outubro, o pai da turminha mais famosa do Brasil – A turma da Mônica – está sendo o personagem principal de uma série de homenagens. Com um filme sobre sua vida e um livro que reúne homenagens de 90 quadrinistas, o menino que nunca parou de desenhar chega aos 90 anos de idade.

Depois de contar tantas histórias para uma porção de crianças e adultos, agora é a história de Mauricio de Sousa que ganhará as telas e as bancas de revistas e livrarias de todo o país.
A primeira dessas histórias é uma cinebiografia, que foi apresentada em uma sessão especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo na semana passada e que contou com presença ilustre de seu retratado. Chamado de Mauricio de Sousa – O Filme, a cinebiografia mostra as origens do artista, seu processo criativo e o nascimento dos personagens mais queridos do Brasil como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Nesse filme, Mauricio surge em tela grande interpretado por seu próprio filho, Mauro Sousa.
“No mês de aniversário de 90 anos do meu pai, não só ele, mas eu e todos os brasileiros vamos ter esse presente, que é um filme em sua homenagem, contando uma parte ali de sua história. Tive essa honra de interpretá-lo nos cinemas. É minha estreia nos cinemas, então esse é mais um motivo para ser realmente um momento bastante especial para a gente, principalmente para mim”, contou Mauro, em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem, que será exibido nesta segunda-feira (27) pela TV Brasil.
“Eu diria que esta foi, com certeza, a experiência mais intensa, emocionante e inesquecível da minha vida. E desafiadora também, afinal de contas estou interpretando meu pai no cinema, que é um ícone, um patrimônio cultural brasileiro e, ao mesmo tempo, um pai, um artista e um empresário”, afirmou.
Além da exibição do novo filme, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo concedeu a Mauricio de Sousa o prêmio Leon Cakoff, um reconhecimento ao seu trabalho e uma celebração de seu aniversário. A mostra também aproveitou para exibir três produções sobre o grupinho do Limoeiro, durante a segunda edição da sua programação infantil: Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.
Além dessas homenagens, o jornalista Sidney Gusman, editor do site UniversoHQ e da MSP Estúdios, anunciou o lançamento de um livro-coletânea, que já está à venda e que reúne 90 quadrinistas de todo o Brasil para celebrar o autor. A obra recebeu o nome de MSP90.
“Resolvi fazer um livro com 90 autores. Saiu agora em outubro, para o aniversário dele. São 90 autores e autoras do Brasil inteiro, fazendo histórias, cada um, de três páginas”, explicou ele ao programa Caminhos da Reportagem. ”São autores de todos os gêneros que você imaginar e que fazem quadros de tira, de humor, de terror. Então, acho que esse é o troféu que ele vai carregar para sempre, o legado que ele trouxe não só no apoio à leitura, mas também para a formação de tantos quadrinistas no Brasil”.
Uma das quadrinistas e ilustradoras convidadas para participar desse especial MSP90 foi Helô D’Angelo. “Como sempre quis trabalhar com quadrinhos, eu acho que o Mauricio de Sousa era um horizonte para mim, que era a única pessoa que eu sabia que fazia quadrinhos que não eram de super-heróis”, disse ela ao programa da TV Brasil.
Para essa homenagem a Mauricio de Sousa, a quadrinista e ilustradora escolheu trabalhar com um personagem um tanto quanto inusitado: Dona Pedra.
“Se vocês lerem as historinhas do Bidu, muitas vezes vocês verão o Bidu conversando com uma pedra. É uma coisa meio filosófica. Mas, na minha história, a Dona Pedra, apesar de ser a protagonista, será mais um fio condutor. Coloquei a Pedra porque ela é uma das poucas coisas fixas na nossa vida. E aí pude desenhar vários personagens da Turma da Mônica interagindo com ela”, explicou. “Queria fazer uma coisa que não fosse tão confortável para mim, sabe, e que não fosse algo que as pessoas estivessem esperando no meu trabalho. Queria algo que desse para eu explorar o máximo de situações e personagens diferentes, brincar mesmo”, declarou.
Segundo Helô, participar do MSP90, que está ainda mais diverso nesta edição, é uma grande conquista. “A cena dos quadrinhos nacional é muito diversa e isso já vem de um tempo. Mas, historicamente, a gente teve um apagamento dessa diversidade, não só nos quadrinhos, mas em todas as áreas, principalmente dentro das artes. Por isso a importância dessa diversidade estar presente no MSP é imensa porque você vai trazer artistas de diversas origens geográficas, sociais, de gêneros diferentes, para trazer visões diferentes sobre os personagens [do Mauricio]”.
Segundo ela, essa diversidade o Mauricio de Sousa sempre buscou trazer para a sua turminha. “A Mônica é uma menina super forte, a mais forte do mundo, a mais forte da rua. Ela é a dona da rua, que batia nos meninos. Até a [criação da] Mônica, a gente não tinha uma representação de uma menina assim”, disse Helô D’Angelo. “Antes, a menina tinha que ser doce, delicada, bobinha, inocente. E a Mônica não é nada disso. Além da Mônica, tem muitas outras personagens que foram surgindo depois, como a Pipa, a amiga da Tina. Ela é uma das únicas personagens gorda dos quadrinhos e o fato de ela ser gorda não é o foco das HQs sobre ela. Isso é muito revolucionário”
Chamado de Mauricio 90: desenhando o Brasil, o programa Caminhos da Reportagem será exibido hoje (27), a partir das 23h, na TV Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Geral
Rua do Hexa reúne famílias, amigos e torcedores em mais um jogo do Brasil
A expectativa pelo tão sonhado hexacampeonato foi o que levou a acadêmica de Biomedicina Clarinha Nunes a sair de casa e reunir as amigas para viver uma noite especial na Rua do Hexa. Entre bandeiras, música e muita animação, ela encontrou um ambiente que vai além do futebol.
“Chegamos cedo eu e minhas amigas porque queríamos comemorar juntas. A gente está vivendo esse clima da Copa, torcendo pelo hexa e participando dessa animação toda. Eu queria muito estar aqui e fazer parte desse momento”, contou.
Quem também aproveitou a programação foi Burruchaga, morador do bairro Areia Branca, conhecido pelo apelido inspirado no ex-jogador argentino. Para ele, a iniciativa trouxe de volta o sentimento de pertencimento e alegria para a população.
“Está muito legal, muito divertido, muito animado. A gente merecia viver isso. É uma oportunidade de reunir as pessoas, trazer a família e os amigos para torcer juntos. O Brasil ganha e quem ganha também é Porto Velho. Essa festa é nossa”.
A programação da Rua do Hexa já se consolidou como um dos principais pontos de encontro dos porto-velhenses durante a Copa do Mundo. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, o evento reúne esporte, cultura, lazer e entretenimento em um ambiente preparado para receber pessoas de todas as idades.
Na última quarta-feira (24), a Seleção Brasileira entrou em campo pela última rodada da fase de grupos da competição contra a Escócia. Antes da partida, o público participou de um aulão de zumba e acompanhou apresentações de DJ Leylson. Após o jogo, a animação continuou com show do grupo Forró dos 3, encerrando mais uma noite de celebração.
A técnica de enfermagem Cleidiomar Sales, moradora do bairro Nova Floresta, foi ao evento acompanhada de amigos e destacou o clima acolhedor encontrado no local.
“É muito bom ter um espaço assim para reunir as pessoas. Viemos em grupo para torcer pelo Brasil, mas também para aproveitar esse momento de lazer. A estrutura está excelente, segura e confortável. É uma oportunidade de viver a cidade de uma forma diferente e criar boas lembranças com quem a gente gosta”.
Sucesso de público desde a estreia, a Rua do Hexa integra as ações da Prefeitura de Porto Velho voltadas ao fortalecimento do sentimento de pertencimento da população, promovendo integração social, convivência e valorização dos espaços públicos.
Além de dois telões para a transmissão das partidas, o espaço conta com banheiros climatizados, praça de alimentação, áreas instagramáveis e uma programação cultural diversificada que tem atraído milhares de pessoas ao centro da capital.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, ressaltou que a grande participação popular demonstra a importância de iniciativas que aproximam as pessoas e fortalecem o orgulho de viver na capital. “Ver famílias inteiras ocupando o centro da cidade, compartilhando momentos de alegria e torcendo juntas pelo Brasil é algo que nos enche de orgulho. A Rua do Hexa nasceu para ser um espaço de união, convivência e valorização da nossa gente. Estamos construindo uma cidade cada vez mais viva, acolhedora e feita para as pessoas aproveitarem com segurança, lazer e qualidade de vida”, finalizou o prefeito.
O Brasil saiu vencedor do jogo, aplicando 3×0 na Escócia, consolidando a classificação em primeiro lugar do grupo C.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Estrondo assusta moradores e faz chão tremer em Rondônia – VEJA O VÍDEO
Um forte estrondo acompanhado da sensação de tremor no solo assustou moradores de Ariquemes (RO) na noite da última terça-feira (23). O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e levantou especulações iniciais sobre a possibilidade de um terremoto na região, hipótese que foi descartada pelas autoridades.
Segundo relatos de moradores, o barulho foi intenso e inesperado, provocando medo e correria em diversos pontos da cidade. “Na minha casa foi tão forte como se fosse um transformador estourado muito forte mesmo. Tanto que saímos correndo”, relatou Ana Rocha, moradora do Setor Jardim, zona Sul.
Outro relato é de Josy Martins, que estava no Estádio Gentil Valério no momento do ocorrido. Ela afirma ter ouvido um estrondo semelhante a um trovão. “Perguntei para o meu esposo se ele tinha ouvido e ele disse que sim, que parecia trovão. Mas não tinha condição de chuva, nem vento. Quando cheguei em casa, vi vários relatos nas redes sociais”, contou.
A Defesa Civil Municipal informou que, apesar do susto inicial e da repercussão, não houve qualquer registro de atividade sísmica na região. Dados da Rede Sismográfica Brasileira e de outras plataformas de monitoramento confirmaram a ausência de tremores no período.
As equipes também avaliaram outras possibilidades, como explosões relacionadas à mineração, acidentes de trânsito ou vazamento de gás. No entanto, todas as hipóteses foram descartadas após análise preliminar.
De acordo com a Defesa Civil de Ariquemes, a principal linha de investigação aponta para uma possível ação humana ainda não identificada. O órgão segue apurando o caso para esclarecer a origem do forte estrondo que assustou a população.
Veja o vídeo abaixo;
Geral
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep é depositado hoje (25); veja como sacar
O sexto lote do dinheiro esquecido no fundo PIS/Pasep é pago nesta quinta-feira (25) àqueles que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio. Para este calendário, serão realizados 13 depósitos, com o último pagamento marcado para janeiro de 2027.
Este pagamento faz parte dos valores abandonados por trabalhadores que, entre 1971 e 1988, eram contemplados pelo extinto fundo PIS/Pasep.
Com o fim do benefício, os valores presentes em contas FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foram transferidos para a conta única do Tesouro Nacional.
A quantia não sacada desde 2023 é considerada “esquecida” e pode ser solicitada em até cinco anos. Se não solicitados dentro do prazo estabelecido, os valores serão incorporados ao Tesouro, sem possibilidade de saque posterior.
Neste ano, a última data para solicitar o recebimento é em 31 de dezembro.
Como consultar, solicitar e sacar valores
A consulta de valores a receber pode ser efetuada por meio de site disponibilizado pelo Ministério da Fazenda, que permite o acesso ao Repis Cidadão.
As cotas a serem ressarcidas serão apresentadas logo após o login, se houver. O procedimento pode ser realizado também pelo aplicativo do FGTS.
Consulta pelo site Repis Cidadão:
- Acesse o site oficial: https://repiscidadao.fazenda.gov.br;
- Role até o final da página e clique no botão “Entrar com gov.br”;
- Faça login com sua conta gov.br (é necessário ter o nível prata ou ouro);
- Autorize o acesso a dados pessoais, como nome, CPF, foto, e-mail, entre outros;
- O sistema informará se há valores vinculados ao CPF ou número do PIS/Pasep transferidos para a conta única do Tesouro Nacional.
- Caso existam valores disponíveis, o sistema exibirá os detalhes.
Consulta pelo aplicativo do FGTS:
- Busque pelo app FGTS na loja de aplicativos do celular;
- Instale e abra o aplicativo;
- Após o cadastro, entre com os dados solicitados;
- Na tela inicial, toque no ícone “Mais” (três risquinhos no canto inferior direito);
- Selecione a opção “Ressarcimento PIS/Pasep”;
Escolha entre:
- “Sou titular das cotas PIS/Pasep”: o sistema mostrará os valores, se houver;
- “Sou beneficiário legal do titular”: será necessário validar informações adicionais para acessar a consulta e solicitar o ressarcimento.
Após verificar os valores, a solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Herdeiros também podem solicitar o saque, desde que apresentem a documentação necessária, como:
- Documento oficial de identificação (apenas para titulares);
- Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte;
- Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício;
- Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, se capazes e concordantes, atestando por escrito a autorização do saque e declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o pagamento ocorre exclusivamente por crédito em conta, quando o beneficiário possuir conta corrente ou poupança ou Conta Digital, ou por crédito em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela instituição e sem custos adicionais.
Fonte: CNN Brasil
