Conecte-se conosco

Geral

5ª Conferência Municipal de Cultura planeja e fortalece a articulação cultural em Porto Velho

Publicado

em

Representantes dos mais diversos movimentos culturais de Porto Velho enalteceram a gestão do prefeito Léo Moraes, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultural), pela forma como organizou e dialogou com o público-alvo durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada na sexta-feira e sábado (17 e 18), no auditório do Sindicato dos Profissionais da Educação de Rondônia (Sintero).

“A conferência foi muito proveitosa, pois debatemos aspectos relevantes da nossa cultura que serão levados para as Conferências Estadual e Nacional. A iniciativa é relevante, pois a sociedade civil está se mobilizando para estabelecer um cronograma. Contamos com a participação de diversos setores da sociedade, tanto de órgãos governamentais quanto da sociedade civil, nessas discussões”, afirmou Carlos Barros, delegado do patrimônio material e imaterial.

O cantor e compositor Sílvio Santos Júnior (Silvinho), um dos grandes nomes da música regional, foi outro que participou da Conferência e gostou da forma como os trabalhos foram conduzidos pela Funcultural. “Para mim, um evento como este é fundamental para a organização das ações culturais. A representação da sociedade civil é legítima, pois as decisões tomadas em sua base refletem as necessidades da comunidade artística, englobando diversas áreas como dança, carnaval, música e artes plásticas, entre outras. Avalio o evento como positivo, embora observe que poderia haver maior participação de representantes”, disse.

POVOS INDÍGENAS

Como uma das representantes dos povos indígenas, Lucinara Migueleno (Waruã) disse que sua participação foi fundamental no grupo de articulações e ações, como forma de promover a inclusão dos povos tradicionais. Ela entende ser crucial aos indígenas que vivem em contextos urbanos a destinação de espaços apropriados para que possam expressar a sua cultura.

“Estamos em processo de revitalização da língua materna e necessitamos de locais para praticar nossas danças e compartilhar nossa cultura com a comunidade, a fim de ampliar o conhecimento sobre nossos costumes e tradições no cotidiano. Como liderança do povo Migueleno (Waruã) no contexto urbano, minha presença foi de grande importância”, avaliou.

FUNCULTURAL

O presidente da Funcultural, Antônio Ferreira (Ferreirinha), informou que a Conferência contou com a participação de diversos grupos sociais, como indígenas, ribeirinhos, caboclos, moradores da periferia e produtores culturais de diferentes áreas, incluindo dança, música, teatro e literatura.

“Superou todas as nossas expectativas em relação ao número de participantes. Além dos representantes dos setores artísticos e culturais, como dança, teatro e demais segmentos, que costumam participar, notamos uma participação maior de outros setores da sociedade. Isso engrandece a gestão do prefeito Léo Moraes e demonstra que estamos no caminho certo para promover e fortalecer a arte e a cultura em Porto Velho”, afirmou.

EVENTO

A Conferência teve como objetivo promover um amplo debate sobre a maneira como a se faz cultura em Porto Velho, com o objetivo de valorizar e fortalecer a diversidade cultural, por meio de políticas públicas específicas e voltadas para o setor.

Na ocasião, também foi elaborado o Plano Municipal de Cultura, eleição e posse dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura e discussão sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) -Lei Aldir Blanc).

Durante o evento também ocorreram apresentações culturais do Grupo Folclórico Karitiana, carimbó e capoeira. No sábado (18), uma noite festiva no Mercado Cultural, com muito samba, pagode e forró, marcou o encerramento da programação.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

Após três anos, Porto Velho reabre negociação de dívidas com o Refis 2026

Publicado

em

Após três anos sem qualquer possibilidade de renegociação, os contribuintes de Porto Velho voltam a ter a oportunidade de regularizar suas dívidas fiscais com o município. Durante esse período, muitos cidadãos e empresas enfrentaram transtornos e prejuízos financeiros causados por protestos em cartório e impedimentos fiscais.

Desde o último dia 5 de janeiro, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), deu início ao período de renegociação dessas dívidas, decorrentes da ausência de pagamento de tributos e taxas municipais como IPTU, ISS, alvarás, licenças, entre outros encargos.

Resultado de uma iniciativa marcada por intensa articulação do Executivo Municipal, o Refis 2026 representa uma importante oportunidade de regularização fiscal, oferecendo benefícios financeiros relevantes, como descontos em multas e juros, além de opções facilitadas de parcelamento. O prazo para adesão ao programa segue aberto até o dia 30 de abril.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destaca que a renegociação das dívidas fiscais simboliza um compromisso mútuo entre o poder público e o cidadão, fortalecendo a parceria para a melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida em toda a capital rondoniense.

“O diálogo e a negociação são ferramentas fundamentais para garantir o bom funcionamento de qualquer administração pública. Na Prefeitura de Porto Velho não é diferente. Trabalhamos muito para apresentar o Refis 2026, que se reverterá em ações concretas para a evolução da nossa cidade”, afirmou Léo Moraes.

Devem buscar a renegociação por meio do Refis 2026 os contribuintes — pessoas físicas ou jurídicas — que possuam débitos registrados, inscritos em dívida ativa, em cobrança judicial, com cobrança suspensa ou protesto em cartório.

Para aderir ao programa, é obrigatório que os débitos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e à Taxa de Resíduos Sólidos do exercício de 2025 estejam integralmente quitados.

O Refis Municipal 2026 oferece descontos de até 100% em multas e juros, com possibilidade de parcelamento em até 36 vezes. (clique aqui e acesse a página oficial).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Prefeitura publica edital com oportunidades para o comércio informal no carnaval

Publicado

em

Com a aproximação do Carnaval, inicia-se um dos períodos do ano em que o comércio de produtos e serviços registra maior movimentação. Entre os segmentos beneficiados está o comércio informal, especialmente com a atuação de vendedores ambulantes durante eventos populares.

Atenta a essa demanda, a Prefeitura de Porto Velho publicou o Edital para Ambulantes no Carnaval, destinado aos comerciantes interessados em atuar nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, durante o Baile Municipal e o Curumim Folia.

O edital estabelece critérios de participação, prazos de inscrição e regras para atuação dos vendedores nos dias de festa, período que deve reunir milhares de pessoas e movimentar a economia local. O documento é válido exclusivamente para esses dois eventos promovidos pela prefeitura no Mercado Cultural.

De acordo com o edital, estão sendo disponibilizadas 28 vagas, distribuídas em 15 carrinhos, 10 tendas e 3 food trucks. A iniciativa busca fomentar o comércio informal e ampliar a oferta de produtos aos foliões que participarão da abertura oficial do Carnaval 2026 na capital.

Segundo o prefeito Léo Moraes, o período carnavalesco representa uma oportunidade importante para o comércio informal. “Temos a certeza de que os trabalhadores informais são responsáveis diretos pelos bons índices de fomento ao emprego e à renda em nosso município. Por isso, convocamos todos que desejam participar desses dois eventos por meio do edital. Não percam essa oportunidade”.

Os interessados devem entregar a documentação até o dia 23 de janeiro, no Protocolo do Departamento de Posturas Urbanas (DPU), localizado na Rua Aparício de Moraes, nº 3616, Setor Industrial, ao lado do Hospital de Base.

O sorteio para seleção dos ambulantes homologados será no dia 27 de janeiro, às 10h, no auditório da Seinfra, na Rua Mário Andreazza, nº 8072, bairro JK I.

Os comerciantes sorteados deverão comparecer ao DPU nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2026 para efetuar o pagamento da taxa de abertura de processo e retirar o protocolo de identificação, documento exigido pela fiscalização durante os eventos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem

Publicado

em

O governo federal enviará mensagens de orientação para ajudar estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 nas diversas etapas do certame. A iniciativa inclui também orientações para o uso de ferramentas. Entre elas o recém-lançado Chat GOV.BR – chatbot de inteligência artificial (IA) do governo.

LEIA MAIS: Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), a partir desta sexta-feira (16) serão enviadas mensagens via Caixa Postal GOV.BR e WhatsApp com orientações sobre resultado do Enem 2025, marcando o lançamento do Chat GOV.BR, ferramenta que facilitará o acesso a informações sobre o exame.

As informações ajudarão os estudantes a se inscrever em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão de 19 a 23 de janeiro. Mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos de 136 instituições serão ofertadas nesta que, de acordo com a Secom, é a maior edição da história do Sisu em quantidade de instituições participantes.

A Secom lembra que as notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível conferir tanto a nota da redação quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas.

No caso dos chamados treineiros {participantes que não concluíram o ensino médio), o boletim individual será publicado em até 60 dias após a divulgação do resultado.

Bolsas de estudo

Os estudantes poderão tentar, também via plataforma, obter as bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições serão entre os dias 26 e 29 de janeiro. Poderão, ainda, acessar a educação superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“A partir do dia 19 de janeiro, o Governo do Brasil também enviará mensagens personalizadas sobre as inscrições do Sisu para participantes de edições anteriores do Enem. Milhões de estudantes que fizeram o exame em 2023, 2024 e 2025 serão convidados a participar da edição deste ano”, acrescenta a Secom, ao lembrar que as mensagens serão enviadas a estudantes de escolas públicas e privadas pelo WhatsApp e Caixa Postal GOV.BR. 

Agência Brasil

Continue lendo

Trending