Polícia
Avião cai e mata arquiteto mundialmente reconhecido e cineastas brasileiros
Um avião de pequeno porte caiu na noite desta terça-feira (23), na região da Fazenda Barra Mansa, próximo à cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. A aeronave, modelo Cessna, transportava quatro pessoas e explodiu após a queda. Não houve sobreviventes.
As vítimas foram identificadas como:
- Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave;
- Kongjian Yu, arquiteto paisagista e urbanista de origem chinesa, referência mundial no conceito de “cidades-esponja”;
- Luiz Fernando Ferraz, cineasta e documentarista brasileiro;
- Rubens Crispim Jr., documentarista e fotógrafo.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas enfrentam dificuldades para chegar ao local do acidente, que fica em área de difícil acesso. Os corpos ficaram carbonizados após a explosão.
Quem eram as vítimas
Kongjian Yu era considerado um dos maiores arquitetos paisagistas do mundo. Ele ficou conhecido pelo conceito das “cidades-esponja”, que propõem soluções urbanas baseadas na natureza para absorção e gestão da água da chuva. Autor de mais de 20 livros e 300 artigos científicos, o arquiteto conquistou prêmios internacionais de prestígio, como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award, o Cooper Hewitt National Design Award e o RAIC International Prize.
O cineasta brasileiro Luiz Fernando Ferraz trabalhava em parceria com Yu em um documentário sobre cidades-esponja. Com trajetória consolidada desde 2007 na Olé Produções, ele foi responsável por obras de grande repercussão, como a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional, além do documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza. Também dirigiu produções internacionais, como To Win or To Win, para o grupo árabe MBC/Shahid.
O documentarista Rubens Crispim Jr., natural de São Paulo, era formado em artes plásticas pela USP, com especialização em fotografia. Atuava no audiovisual há mais de dez anos, participou do Festival de Cannes em 2009, com o curta O Que Escolhemos, e venceu o reality Projeto 48, do canal TNT, em 2006.
Investigações
As causas da queda ainda são desconhecidas. A investigação será conduzida inicialmente pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).
Polícia
Filha de vereador, empresários e química são alvos de operação em Rondônia e Mato Grosso do Sul
Empresários, a filha de um vereador de Porto Velho, e uma estudante de medicina são investigados por compor um esquema de tráfico interestadual de drogas sofisticado em Rondônia e Mato Grosso do Sul. Eles tinham até um químico responsável por analisar a pureza das drogas.
O esquema foi revelaodo nesta quarta-feira (19), durante a Operação Archote, realizada pela Polícia Civil de Rondônia e o Ministério Público do estado (MP-RO). Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Ao todo, foram expedidas 78 medidas cautelares, incluindo nove mandados de prisão e 23 de busca e apreensão. Também houve bloqueio e sequestro de bens avaliados em cerca de R$ 15 milhões.
O grupo criminoso contava com uma estrutura sofisticada: havia logística própria para o transporte de entorpecentes entre os estados. Empresas de fachada e laranjas eram usadas para dar aparência de legalidade às operações. Além disso, para dificultar a rastreabilidade financeira, eles usavam transações em criptomoedas.
As medidas judiciais estão sendo cumpridas em diversas cidades de Rondônia, como Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e São Felipe d’Oeste, além de Campo Grande e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
G1
Polícia
Carro fica destruído em grave acidente na BR-364
Um acidente grave foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (19), no km 412 da BR-364, em Jaru, deixando um Fiat Punto completamente destruído após uma colisão envolvendo dois veículos de passeio e um caminhão-cegonha. A batida ocorreu no sentido decrescente da rodovia.
De acordo com informações apuradas, o impacto foi tão forte que provocou perda total no Punto, que teve a parte frontal totalmente destruída. Os outros veículos envolvidos também sofreram danos consideráveis.
O tráfego ficou parcialmente interditado por algum tempo, enquanto equipes trabalhavam na retirada dos veículos e na limpeza da pista. Apesar da gravidade da colisão, ainda não há informações oficiais sobre o número de ocupantes ou o estado de saúde das pessoas envolvidas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para controlar o fluxo de veículos e registrar a ocorrência. As causas do acidente deverão ser esclarecidas após a conclusão do boletim e da perícia técnica.

Polícia
Incêndio atinge parte do pavilhão da COP30
Um foco de incêndio atingiu a área da Blue Zone da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. Não há informações sobre feridos e o público foi evacuado do local. 

As atividades do evento, que está na fase final de negociação, foram temporariamente suspensas.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as primeiras informações indicam que o fogo começou na área do estande da China. Segundo ele, as lonas do pavilhão são antichamas, o que impediu a propagação do fogo.
“Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã”, destacou Sabino.
De acordo com o ministro, não há feridos.
Agência Brasil
-
Geral5 horas atrásO que aconteceu com o ‘mendigo do amor’, o personal e a influenciadora no caso que chocou o Brasil
-
Política18 horas atrásDeputado do PT se envolve em briga e leva surra no meio da rua – VEJA O VÍDEO
-
Polícia6 horas atrásMotociclista morre após bater em árvore na Avenida Imigrantes
-
Polícia17 horas atrásMãe é presa por mandar matar filha de 24 anos em disputa por herança
-
Polícia19 horas atrásMulher morre após moto ser atingida por carro na Avenida Pinheiro Machado – VEJA O VÍDEO
-
Polícia3 horas atrásIncêndio atinge parte do pavilhão da COP30
-
Geral6 horas atrásGoverno de RO homologa primeiros contratos do programa Meu Sonho e convoca novos beneficiários para análise financeira
-
Polícia42 minutos atrásCarro fica destruído em grave acidente na BR-364

