Geral
Universidade Federal de Rondônia anuncia processo seletivo com 2.500 vagas em 60 cursos
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) já está se preparando para selecionar e receber os novos alunos de cursos de graduação, que irão entrar na UNIR em 2026. No dia 8 de setembro será lançado o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer mais de 2.500 vagas em mais de 60 cursos de graduação totalmente gratuitos, distribuídos entre os oito campi da instituição em Rondônia: Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho.
Assim como aconteceu nas edições anteriores, a porta de entrada será a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E a boa notícia continua: os candidatos poderão usar qualquer nota obtida nos últimos dez anos, valendo as edições de 2016 a 2025.
Novidades no PS UNIR – Nesta edição, o PS UNIR terá edital exclusivo para o curso de Medicina e outro Edital Geral, destinado aos demais cursos de graduação. A separação tem como objetivo organizar melhor o processo e garantir mais efetividade na seleção para Medicina e para os demais cursos.
Inclusão e oportunidade – Além das vagas de ampla concorrência e das cotas para estudantes de escolas públicas, pessoas negras, indígenas, PCDs e de baixa renda, a UNIR também reserva até cinco vagas por curso para indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PCDs. Essa Política de Ações Afirmativas busca garantir o acesso de grupos historicamente excluídos ao ensino superior público e gratuito.
Para garantir justiça e transparência, os candidatos convocados nessas modalidades passarão pelas Bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação, que confirmam a veracidade dos documentos e das autodeclarações raciais, de identidade étnica e de pertencimento; bem como a verificação das categorias de cotas para estudantes de escolas públicas.
Quando e onde se inscrever? As inscrições para o PS UNIR 2026 estarão abertas a partir da segunda quinzena de novembro de 2025 e seguirão até janeiro de 2026, após a divulgação do resultado do Enem. O processo é totalmente gratuito e online, e será realizado por meio do sistema próprio da UNIR: https://sistemas.unir.br/discente/.
As oportunidades são para cursos com início tanto no primeiro semestre letivo de 2026 quanto no segundo semestre. Durante a inscrição, o candidato deverá informar se concluiu o ensino médio em escola pública ou particular; e declarar se deseja concorrer por cotas ou ações afirmativas, conforme seu perfil social, racial e étnico.
Atenção! Não será necessário indicar a edição do Enem, pois o sistema identificará automaticamente a maior nota do candidato disponível na base de dados do Inep para o período de 2016 a 2025.
Apoio para estudar tranquilo – Ingressar na UNIR vai além de conquistar uma vaga em um curso superior gratuito. A Universidade também investe na permanência dos estudantes ao longo da graduação. Para quem precisa de suporte, são oferecidos auxílios financeiros em cinco modalidades: acadêmico, alimentação, creche, moradia e transporte. Além disso, a UNIR disponibiliza bolsas e outros benefícios, contribuindo para que mais estudantes possam se manter na Universidade com segurança e foco nos estudos.
E quando começam as aulas? Quem tiver interesse em estudar na UNIR já pode se preparar: a previsão é de que as aulas do semestre letivo 2026.1 comecem em fevereiro de 2026, logo após as primeiras chamadas para matrícula.
Fique por dentro – Todas as informações oficiais estarão no Portal da UNIR (unir.br) e também no Instagram da Universidade (@unir.rondonia). Dúvidas podem ser esclarecidas com o Serviço de Orientação do Usuário, o SOU UNIR, pelo WhatsApp: 2182-2016.
Fonte: Unir
Geral
Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”
Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.
Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.
A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.
CELEBRAÇÃO NATALINA
O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.
Secom
Geral
Expositores da Agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec via formulário on-line
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), informa que foram retificadas as datas do Edital nº 02/2025/SEMAGRIC, que trata do credenciamento de expositores para a Agrotec – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar.
De acordo com a retificação publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia em 31 de outubro de 2025, foram feitas duas alterações principais:
-A Feira será realizada agora no período de 27 a 30 de novembro de 2025 (antes prevista para os dias 24 a 27 de novembro);
-O período de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de novembro de 2025 (anteriormente encerrava em 30 de outubro).
As inscrições podem ser feitas de forma totalmente on-line, por meio do formulário disponível aqui neste link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu0_T7eXGcuvZ1YezZqcpVgIrxuvYeD9yxrh3Tl-gzcqHrwQ/viewform

As demais regras e condições do edital original permanecem inalteradas. O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, reforça que todos os interessados em participar da Agrotec 2025 devem ler com atenção os anexos do edital e da retificação, que contêm os requisitos e documentos necessários para habilitação.
“A Agrotec é uma vitrine para a agroindústria e a agricultura familiar de Porto Velho e de toda a região. Essa prorrogação permite que mais empreendedores possam se inscrever e participar deste grande evento”, destacou o secretário.
A retificação do edital pode ser acessada no portal da Semagric e também no site do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia utilizando o código identificador 78D1426F.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
SENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica, para a comunidade de todo o Estado. Nesta etapa, são ofertadas mais de duas mil vagas destinadas à comunidade, com oportunidades de formação em diversas áreas profissionais. Os candidatos podem acessar o edital com todas as informações no portal do SENAI-RO.
https://portal.fiero.org.br/senai/paginas/aprendizagem-b%81sica-e-tcnica/85
De acordo com o gerente de Educação, Jair Coelho, os cursos atendem às demandas das indústrias rondonienses e contemplam segmentos como Mecânica, Eletrotécnica, Tecnologia da Informação (TI), Refrigeração, Panificação, Vestuário, entre outros. As formações são ofertadas nas modalidades de qualificação básica e qualificação técnica, ambas certificadas pelo SENAI.
Estão aptos a se inscrever jovens entre 14 e 23 anos e 11 meses, conforme a Lei da Aprendizagem. Para os cursos de qualificação básica, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, seja em escola pública ou particular. Essa formação tem duração média de seis meses. Já os cursos de qualificação técnica exigem que o candidato possua escolaridade a partir do 2º ano do Ensino Médio, com carga horária de até um ano e meio.
As aulas são oferecidas nas modalidades presencial e à distância (EAD). No formato virtual, em determinados períodos, os alunos participam de atividades práticas nos laboratórios das unidades do SENAI localizadas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
Os interessados podem realizar a inscrição diretamente pelo portal do SENAI Rondônia, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre o processo classificatório e os requisitos para participação. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de novembro.
Fonte: Portal SENAI
-
Polícia6 horas atrásJovem morre esmagado por caminhão em cruzamento no centro
-
Polícia4 horas atrásServidora pública, filha de ex-vereador, morre vítima de infarto em RO
-
Polícia9 horas atrásHomem é encontrado morto em rio no Ramal Maravilha
-
Política4 horas atrásVeja como votaram os deputados de RO no projeto que aumenta salários de servidores do judiciário
-
Geral8 horas atrásSENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
-
Esportes10 horas atrásConmebol define data e horário da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras
-
Polícia11 horas atrásCorpo é localizado em Rio no Ramal Maravilha, em Porto Velho
-
Empregos12 horas atrásSeduc-RO abre processo seletivo para diretores e chefes pedagógicos da rede estadual

