Geral
Prefeitura e TRE/RO ajustam urnas para eleição distrital no próximo domingo (20)

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Léo Moraes e o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), desembargador Daniel Ribeiro Lagos, apresentaram as urnas que serão utilizadas na primeira eleição realizada em Porto Velho para a escolha dos administradores de cada um dos 13 distritos pertencentes ao município.
Para esse pleito, que acontece no próximo domingo (20), o TRE/RO preparou e disponibilizou um total de 94 urnas, sendo 79 para votação e 21 para contingência, em caso de necessidade de troca de equipamento.
São mais de 34 mil eleitores aptos, divididos pelos distritos que ficam localizados em regiões rurais e ribeirinhas. Toda a logística para a realização da eleição será promovida pela Prefeitura de Porto Velho.
Para o Léo Moraes, a ideia é de que o Poder Executivo consiga ter uma conexão ainda maior com os seus distritosDe acordo com o prefeito Léo Moraes, a ideia é de que o Poder Executivo consiga ter uma conexão ainda maior com os seus distritos, uma vez que a dimensão territorial de Porto Velho é compatível à de grandes nações espalhadas pelo globo terrestre.
“Nós precisamos de planejamento, grau de prioridade, e que isto possa estar alinhado com a administração central, fazendo com que a gente consiga atender a toda a população, que merece esse ato de coragem, é algo inédito, inovador e a gente fica na torcida para que seja bem-sucedido esse novo modelo na administração dos distritos”, declarou o prefeito Léo Moraes.
Para o desembargador Daniel Lagos, trazer a população dos distritos para esse processo é uma iniciativa altamente democrática e serve de exemplo para outros entes da federação.
Para o desembargador Daniel Lagos, trazer a população dos distritos para esse processo é uma iniciativa altamente democrática
“O TRE/RO se orgulha em ser convidado pela Prefeitura de Porto Velho para exercer um processo democrático nos distritos, e mostra o tanto que a urna eletrônica é confiável. O administrador é um representante político daquele lugar. Essa vinculação do gestor com o resultado eleitoral é um processo democrático, saudável e que fará muito bem ao município como um todo”, afirmou Daniel Ribeiro Lagos.
A eleição contará com 50 candidatos, os eleitores de cada distrito elegerão três nomes que serão encaminhados em uma lista tríplice ao prefeito de Porto Velho.
Confira os nomes que disputam a Consulta Pública:
CALAMA
-Daniela De Castro Carvalho De Lima Freitas – 106 – DANI FREITAS
-Wagner Oliveira Chaves – 145 – WAGNER OLIVEIRA CHAVES
Eleitores de cada distrito elegerão três nomes que serão encaminhados em uma lista tríplice ao prefeito de Porto Velho.JACI-PARANÁ
-José Pereira dos Santos 121 – NEGUINHO
-Joel Binas De Jesus 120 – PASTOR JOEL
-Eucradio Luiz da Silva Barbosa de Sousa 148 – LUIZINHO DO SOM
-Ana Flavia do Nascimento 102 – FLÁVIA
-Francisco Agripino Aguiar Nascimento 149 – AGRIPINO
-Valdeci Osório Patrício 144 – VALDECI
-Josivânio Correia Medina 161 – JOSIVANIO MEDINA
EXTREMA
-Isaias Lima de Andrade 117 – PIRIPIRI
-Francisca Souza da Silva 109 – FRAN KAXARARI
-Heleone Machado Fochezatto 115 – HELEONE FOCHEZATTO
-Steferson Antônio Silva 142 – STEFERSON
-Keila Viana Cherubin 150 – KEILA CHERUBIN
FORTALEZA DO ABUNÃ
-Francisco Lourenço de Oliveira 111 – FRANCISCO OLIVEIRA
-Nixon Luiz Severino 133 – NIXON
-Francilene da Rocha Sena 108 – FRANCILENE SENA
SÃO CARLOS
-Juscelino Dantas de Souza 125 – CELINO DANTAS
-Laelço Lucas da Silva 126 – LAELÇO LUCAS
-Nunes Da Silva Pinto 134 – NUNES SILVA
-Márcio Santana de Lima 131 – MÁRCIO SANTANA
RIO PARDO
-José Renato Vieira Rocha 123 – JOSÉ RENATO
-Joair Fogaça Da Silva 119 – NEGUIM DA SUCAM
-Renato de Freitas Rosa 139 – RENATO FREITAS
-Willyan Costa da Silva 147 – WILLYAN TOPÓGRAFO
VISTA ALEGRE DO ABUNÃ
-Hedas Mendes Nobre 114 – HEDAS MENDES
-Raimunda Nonata Pereira Lins 137 – RAIMUNDA LINS
-Udeivde Santos de Jesus 143 – DEIVDE BECKER, do site Ponta do Abunã
NOVA CALIFÓRNIA
-Adriano Freire Costa 100 – ADRIANO COSTA
-André Silva Piana 103 – ANDRÉ PIANA
-Orleans Bernardes 135 – ORLEANS ALVES BERNARDES
-Marcio De Souza Gomes Filho 130 – MARCIO FILHO
-Francisco de Assis 110 – ASSIS
DEMARCAÇÃO
-Francisco Urielson Castro Lacerda 112 – MANDIRU
-Largicley Pinto da Silva 127 – KEY
NOVA MUTUM
-Antônio Vanderlei de Oliveira 104 – SGT VANDERLEI
-Emerson da Silva Vargas 107 – EMERSON VARGAS
-Isaac Caroba da Silva 116 – ISAAC CAROBA
-Aldeniz Briel Lopes Da Silva 101 – DENIZE BRIEL
-José Pascoal dos Santos Filho 122 – BAHIANO BAHIA
-Jucelino dos Santos 124 – JUCELINO CABELO
-Rosenilde Alexandria Nascimento 140 – ROSE DA SAÚDE
-Renata Conceição de Jesus 138 – RENATA BAHIANA
ABUNÃ
-Genilce de Sousa Andrade 113 – TATA ANDRADE
-Lelio Ibanez França 128 – LELIO FRANÇA
-Luis Pires 129 – LUIS PIRES
-Salonilde Viana dos Santos Gomes 141 – NILDY VIANA
NAZARÉ
Jeferson Pinto Tavares 118 – NAZARÉ ADJACENTES, FORÇAS DA NOSSA GENTE
Maria Angela Braga 132 – MARIA ANGELA
Pedro Bastos Da Silva 136 – PEDRO BASTOS
UNIÃO BANDEIRANTES
Valdeci Osório Patrício 144 – VALDECI
Josivânio Correia Medina 161 – JOSIVANIO MEDINA
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Prefeitura leva projeto “Porto Velho 100% Iluminada” aos distritos

Focada na garantia da qualidade de vida de sua população, a Prefeitura avança rumo à conclusão do projeto “Porto Velho 100% Iluminada” nos distritos. Nesta etapa, receberam os serviços Jaci-Paraná, Abunã e a comunidade de Vila da Penha, além da manutenção em Nova Mutum.
Após a ação da Prefeitura de Porto Velho, intermediada pelo trabalho da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), essas quatro localidades já contam com 100% de iluminação pública em seus perímetros urbanos.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, esse trabalho se deu em cinco dias e melhorou imediatamente os pontos relacionados à infraestrutura e segurança pública dentro dessas comunidades que ficam distantes da sede municipal.
%2010_56_22_95c21047.jpg)
Próxima etapa é concluir o serviço no distrito de Rio Pardo
“Em apenas cinco dias de ação intensiva, quatro equipes atuaram simultaneamente, resultando na modernização de mais de 500 pontos de energia nesses distritos. Esse trabalho reforça o compromisso da gestão com a nossa população”, disse o prefeito Léo Moraes.
Conforme o presidente da Emdur, Bruno Holanda, o trabalho conta com um amplo projeto de modernização da iluminação pública em todo o território municipal.
“Estamos executando um grande projeto de modernização da iluminação pública dos distritos, substituindo as antigas luminárias por tecnologia LED. Vale ressaltar que, no caso de Abunã, toda a iluminação já está em LED; contudo, outras regiões serão beneficiadas, uma vez que a determinação é de que os secretários estejam presentes em todos os distritos”, destacou Bruno Holanda.
Ao todo, 12 distritos já foram atendidos, faltando apenas a conclusão em Rio Pardo.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Serviço de Emplacamento Digital já está disponível no site do Detran-RO

Já está disponível o novo serviço que vai facilitar o emplacamento de novos veículos em Rondônia. Lançado pelo governo do estado, o Emplacamento Digital permite aos proprietários de veículos novos iniciarem o processo de primeiro emplacamento de forma totalmente online. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), responsável pela plataforma, disponibiliza o novo recurso tecnológico através da sua Central de Serviços.
O Emplacamento Digital facilita o processo do primeiro emplacamento, possibilitando ao usuário a vantagem de realizar as etapas pela internet, sem a necessidade de ir até uma unidade do Detran-RO. Dentro da plataforma, é possível fazer o envio de documentos, pagamento de taxas e acompanhamento do andamento do processo, até a etapa final de fixação da placa.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ferramenta é mais uma ação de transformação digital nos atendimentos públicos, tornando os serviços mais acessíveis. “O Emplacamento Digital reduz o tempo de espera e oferece comodidade e eficiência aos cidadãos”, salientou.
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o novo serviço faz parte do esforço contínuo da gestão para modernizar e digitalizar processos. “O Detran de Rondônia vem passando por uma transformação digital e agora desenvolvemos essa tecnologia que permite fazer o serviço do primeiro emplacamento na hora, resolvendo tudo pelo celular ou computador em questão de minutos. Nós somos o quinto do Brasil a oferecer esse serviço, que traz praticidade e economicidade à população”, afirmou.

COMO UTILIZAR O SISTEMA
O primeiro passo é acessar o site do Detran-RO (www.detran.ro.gov.br) e clicar na opção Central de Serviços. Dentro da parte de “Serviços e Consultas Restritas” procurar por “Veículos” e clicar em “Consulte aqui”.
Caso o usuário não tenha senha de acesso, basta realizar o cadastro através dos dados pessoais. Para quem já é cadastrado, basta entrar com login e senha.
Depois de ter feito o login dentro da Central de Serviços, dentro da área denominada “Home” será necessário clicar na opção “Primeiro Emplacamento”.
É importante ler com atenção as instruções que aparecem na tela antes de clicar em prosseguir. Para dar início ao serviço, será necessário ter digitalizado um documento válido com foto, comprovante de endereço, nota fiscal faturada na concessionária e nota fiscal de fábrica para anexar ao processo.
O próximo passo será informar a numeração da Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica emitida pela concessionária e do chassi do veículo, preencher as informações pessoais, gerar as taxas e aguardar a compensação de pagamento, para então levar o veículo até a estampadora e finalizar o emplacamento. No sistema, o usuário ainda tem a opção de escolher a numeração da placa, com um custo diferenciado pelo serviço.
PRAZOS
O prazo para conclusão do processo depende da compensação de pagamento das Taxas de Emplacamento, do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e da taxa de Bombeiros no caso de automóveis. Se optar pelo pagamento na modalidade pix, em torno de 15 minutos o processo avança para a fase de Estampagem de Placa Mercosul, em que o proprietário leva o veículo até a estampadora da placa.
VEÍCULOS QUE SE ENQUADRAM
Podem utilizar o serviço do Emplacamento Digital em Rondônia, usuários com novos veículos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Veículos do tipo automóvel, caminhonete, caminhoneta e motocicletas, com Nota Fiscal faturada em até 30 dias;
- Faturamento realizado em concessionária sediada no Estado de Rondônia;
- Destinatário Pessoa Física;
- Categoria Particular.
ATENDIMENTO PRESENCIAL
Veículos enquadrados nos casos abaixo, necessitam do atendimento presencial para o primeiro emplacamento:
- Faturamento direto de fábrica para o consumidor final;
- Veículos destinados para Pessoas com Deficiência (PcD);
- Táxi;
- Locadoras;
- Produtor Rural;
- Test Drive;
- Veículos acima de 3.500 kg de Peso Bruto Total.
Nesses casos, o proprietário do veículo pode procurar qualquer unidade do Detran-RO.
Fonte: Secom
Geral
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

A Caixa Econômica Federal paga nessa quinta-feira (24) a parcela de julho do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5.
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 671,52. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 19,6 milhões de famílias, com gasto de R$ 13,16 bilhões.
Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Os beneficiários de 516 cidades receberam o pagamento na sexta-feira (18), independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores dos 497 municípios do Rio Grande do Sul e moradores de algumas cidades em cinco estados: Alagoas (6 municípios), Amazonas (3), Paraná (3), Roraima (6) e São Paulo (1, cidade de Diadema).
Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).
Regra de proteção
Cerca de 2,68 milhões de famílias estão na regra de proteção em julho. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.
Em junho, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição desde o mês passado. Quem se enquadrou na regra até maio deste ano continuará a receber metade do benefício por dois anos.
Auxílio Gás
Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em agosto.
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Arte EBC
Fonte: Agência Brasil
-
Polícia20 horas atrás
IMAGENS FORTES : Vulgo “Frango” é jogado vivo em fogueira por facção criminosa – VEJA O VÍDEO
-
Polícia21 horas atrás
Travesti denuncia caloteiros e acaba assassinada em emboscada – VEJA VÍDEO
-
Polícia15 horas atrás
Vulgo “Juninho” morre no hospital após confronto com o BPTAR; policial foi baleado
-
Polícia23 horas atrás
Homem é assassinado com golpes de facadas no interior de Rondônia
-
Polícia3 horas atrás
Mãe, bebê e adolescente são assassinados; pai de santo é preso como principal suspeito
-
Polícia2 horas atrás
Mulher é assassinada a tiros dentro de casa na frente das filhas em Rondônia
-
Polícia23 horas atrás
Polícia investiga triplo homicídio na zona rural de Vilhena; vítimas foram carbonizadas
-
Polícia21 horas atrás
Ex-prefeito de Candeias e assessores são denunciados à Justiça por corrupção e associação criminosa