Geral
MP-RO está investigando confronto que terminou com sete mortos em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da operação policial realizada no dia 2 de julho, no bairro Triangulo, em Porto Velho. A ação terminou com a morte de sete homens que, segundo a Polícia Militar, eram integrantes de uma facção criminosa.
De acordo com a PM, os policiais foram recebidos a tiros durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Houve confronto, e oito suspeitos foram baleados. Todos foram socorridos ao Hospital João Paulo II; sete morreram e o oitavo permanece internado.
De acordo com o MP-RO, mesmo com outras instituições atuando no caso, o objetivo é garantir que os fatos sejam totalmente esclarecidos.
Relembre o caso
Sete homens morreram após uma troca de tiros com a polícia na tarde de quarta-feira (02), no bairro Triangulo, região central de Porto Velho. A informação foi confirmada ao g1, pelo comandante da Polícia Militar (PM), Régis Braguin.
Os homens mortos durante o confronto foram identificados como:
- Alisson Maciao Carvalho
- Yago Henrique Almeida dos Santos
- Paulo Ricardo de Souza Mesquita
- Edson Ribeiro da Costa Silva
- Leandro de Castro Ferreira
- Antônio Ociolando Rodrigues de Menezes/ Centro Cirúrgico
- Vinicius Gustavo Silva de Souza
- Richard André Pereira da Silva Santana
De acordo com informações da PM, os suspeitos foram baleados durante uma operação e encaminhados ao Hospital João Paulo II. Sete deles morreram logo após dar entrada na unidade.
Ainda segundo a polícia, todos os homens mortos durante o confronto tinham passagem pela polícia. O caso segue sendo investigado.
Geral
Unir: aprovados com notas do ensino médio e Enem são convocados para matrícula

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) publicou dois editais de convocação para matrículas para candidatos aprovados em processos seletivos para cursos de graduação do segundo semestre letivo, que teve início em 22 de julho, em todos os campi da Universidade.
O primeiro deles é o Edital de convocação para matrículas em 2ª chamada dos aprovados no Edital Complementar do PS Unir 2025.2, que utiliza as notas do Ensino Médio para selecionar candidatos para os cursos gratuitos de graduação com ingresso no segundo semestre letivo (mais detalhes aqui).
E há também o Edital Unificado de convocação para matrículas em 4ª chamada nos cursos com entrada no segundo semestre letivo de 2025 – PS Unir 2025.2. A lista de convocação do edital unificado inclui os candidatos aprovados com a nota do Enem (após manifestação de interesse) nos Editais de de Cotas e Ampla Concorrência (mais detalhes aqui).
Período de matrícula – As matrículas, para os dois editais, devem ser realizadas de 31 de julho até 4 de agosto, exclusivamente de modo online, pelo link https://sistemas.unir.br/discente/. Os editais de convocação listados abaixo contém todas as orientações e a relação de documentos necessários para matrícula.
Para auxiliar os ingressantes no processo, a Diretoria de Registro Acadêmico (Dirca/Unir) preparou um Tutorial de Matrículas, com orientações sobre todos os procedimentos para a realização da matrícula online.
Verificação para cotas – Os candidatos aprovados por meio do sistema de Cotas devem passar, obrigatoriamente, pelos procedimentos de heteroidentificação, verificação e validação, que ocorrerão entre os dias 05 e 07 de agosto. Os detalhes do procedimento podem ser consultados no edital de convocação no link abaixo.
Homologação das matrículas e recursos – Em caso de matrícula não homologada ou verificação de heteroidentificação negada, o candidato poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 13 de agosto de 2025, de forma on-line no próprio portal de matrículas. O resultado da análise dos recursos será disponibilizado no dia 19 de agosto na própria página do candidato (via sistema).
Início das aulas – Conforme o calendário acadêmico da Unir, o segundo semestre letivo de 2025 teve início no dia 22 de julho. Após a confirmação da matrícula, os estudantes devem entrar em contato com o departamento acadêmico do curso para obter mais informações. Os sites de todos os cursos e departamentos acadêmicos da Unir estão disponíveis aqui.
SOU Unir – Dúvidas sobre o processo seletivo, matrículas ou outras etapas podem ser esclarecidas pelo Serviço de Orientação ao Usuário (SOU Unir). O atendimento é feito pelo e-mail sou@unir.br ou via WhatsApp, pelo número (69) 2182-2016.
Clique aqui para acessar a página do PS Unir – Edital Complementar 2025.2.
Clique aqui para acessar a página do PS Unir 2025 – Cotas e Ampla Concorrência.
Geral
Prefeitura de Porto Velho disponibiliza rota extra de ônibus para atender frequentadores do arraial

Com o objetivo de atender a todas as pessoas que desejam prestigiar a 41ª edição do arraial Flor do Maracujá, que acontece de 1º a 10 de agosto no Parque dos Tanques, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), solicitou 15 ônibus extras com horários estendidos à empresa que opera o transporte coletivo na capital rondoniense.
Nos dias do arraial, quatro ônibus farão atendimento especial ao Parque dos Tanques, no período das 18h às 23h30, saindo do Centro da cidade. No itinerário de ida, os veículos saem da Praça Marechal Rondon (conhecida como Praça do Baú) e seguem pelas avenidas Sete de Setembro, Marechal Deodoro, Calama, Lauro Sodré, Imigrantes, Farquar, Estrada do Belmont – até o Parque dos Tanques.
No percurso da volta, os ônibus saem do Parque dos Tanques e seguem pelas seguintes avenidas: Lauro Sodré, Calama, Farqhuar, Sete de Setembro – até chegar à Praça Marechal Rondon.
Terminais e tarifa
Ao todo, 11 ônibus atenderão os usuários que pretendem estender o horário e aproveitar um pouco mais o evento. A saída do Parque dos Tanques será à 00h30 nos dias úteis. Aos finais de semana, a saída será 1h da madrugada.
Esses coletivos seguirão para sete terminais: Jardim Santana, Orgulho do Madeira, Morar Melhor, Mariana, Ulisses Guimarães, Cristal da Calama, 4 de Janeiro, Guajará, Norte Sul, Novo Horizonte, Cidade Nova e Cohab Floresta.
O valor da tarifa é de R$ 3,00, tanto no dinheiro quanto pelo sistema eletrônico Bipay. Estudantes pagam R$ 1,50.
Geral
Saúde abre consulta pública para inclusão da Vacina Meningo B no SUS

O Ministério da Saúde abriu nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025, uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina meningo B no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante protege contra infecções pela bactéria meningococo do tipo B, que é a mais comum entre as causadoras da doença meningocócica. Atualmente, esta vacina está disponível apenas na rede privada, enquanto o SUS oferece imunizantes para os sorotipos A, C, W e Y. A iniciativa busca ampliar a proteção da população brasileira contra a doença.
A meningococo é uma bactéria transmitida pelo ar. Sua principal consequência grave é a meningite meningocócica, uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Esta condição pode evoluir rapidamente e ser fatal. Em 2025, o Brasil registrou 2.357 casos de meningite bacteriana, com 454 mortes. Além da alta letalidade, entre 10% e 20% dos sobreviventes desenvolvem sequelas permanentes, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.
Dados e Recomendações da Vacina Meningo B
A relevância da vacina meningo B é evidenciada pelos casos registrados e pelas recomendações de sociedades médicas.
Embora a maioria dos registros enviados ao Ministério da Saúde não informe a sorologia da bactéria causadora, pelo menos 138 casos de meningite e 21 mortes em 2025 foram atribuídos ao meningococo do tipo B. Por isso, a vacinação com a meningo B é recomendada por diversas sociedades médicas, mesmo não fazendo parte do calendário básico infantil do SUS. O esquema vacinal recomendado é de três doses, aplicadas aos 3, 5 e 12 meses de idade.
-
Polícia5 horas atrás
Adolescente de 14 anos é executado a tiros durante a madrugada
-
Polícia18 horas atrás
Homem é preso em flagrante por furto de energia elétrica
-
Política24 horas atrás
EUA aplicam sanção contra Alexandre de Moraes por ação do 8 de janeiro
-
Geral24 horas atrás
Estados Unidos oficializa tarifa extra de 50% a produtos brasileiros
-
Polícia18 horas atrás
MPF move ação contra grupo acusado de fraude na oferta de cursos de pós-graduação em Rondônia
-
Geral5 horas atrás
PIB de RO pode ter perda milionária com exportações aos EUA
-
Empregos24 horas atrás
MPF aciona Usina de Jirau por destruição de floresta no Parque Mapinguari
-
Política18 horas atrás
Câmara dos Deputados declara perda de mandato de Lebrão