Geral
Prefeitura de Porto Velho lidera articulação com instituições para enfrentar impactos da cheia Rio Madeira

Na manhã deste sábado (5), a Prefeitura de Porto Velho realizou uma reunião estratégica Sala do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Defesa Civil Municipal, que contou com representantes de diversas instituições públicas para alinhar ações que diminuam os impactos causados pela cheia do Rio Madeira, que já ultrapassa os 16,73 metros e afeta mais de 10 mil pessoas na capital, principalmente na região do baixo Madeira.
O encontro foi conduzido pelo prefeito Léo, que destacou a importância da cooperação interinstitucional nesse momento crítico. “Esse não é um problema só da Prefeitura, é de todos nós. E a união das forças é a única forma de enfrentarmos isso com humanidade e eficácia”, afirmou.
Todos os representantes dos órgãos presentes à reunião se colocaram à disposição para colaborar com as ações da Prefeitura, reforçando o compromisso institucional de trabalhar juntos pelas comunidades atingidas. O tom foi de solidariedade, prontidão e respeito ao sofrimento das famílias ribeirinhas.
.jpg)
O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, representante do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, participou do encontro e reforçou o apoio do Judiciário às medidas emergenciais. Ele também destacou a postura humana e sensível do presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho. “O Tribunal está pronto para contribuir com o que for necessário. Esse é um momento que exige empatia e ação. Estamos aqui para somar esforços”, afirmou.
Um dos pontos mais destacados durante o encontro foi a criação, por parte da Prefeitura, da Sala de Situação, que integra o SCI. A iniciativa inédita foi amplamente elogiada pelos participantes, sobretudo pelos representantes do Corpo de Bombeiros Militar, que destacaram o impacto positivo da estrutura na coordenação das ações emergenciais. “É a primeira vez que vemos uma Sala de Situação funcionando com esse nível de organização. Isso faz a diferença na velocidade e na eficácia das respostas,” disseram os militares.

SOS RIBEIRINHOS
As comunidades de Ressaca, Maravilha I e II, Vila Nova, Calama e outras áreas ribeirinhas enfrentam grandes dificuldades de acesso, além da perda de bens e moradias. Diante do cenário, o prefeito Léo também reforçou a importância da participação da sociedade civil e a criação da operação SOS Ribeirinhos, que dispinibiliza um canal oficial de doações via WhatsApp: (69) 98473-2112.
“Cada doação que chega é um gesto de amor e cuidado. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas todos podem contribuir de alguma forma. Com espírito de união e um planejamento estratégico inédito, Porto Velho mostra que, mesmo em tempos difíceis, é possível responder com agilidade, empatia e compromisso coletivo”, completou Léo.
Também estiveram presentes representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Exército e Aeronáutica.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Unir: aprovados com notas do ensino médio e Enem são convocados para matrícula

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) publicou dois editais de convocação para matrículas para candidatos aprovados em processos seletivos para cursos de graduação do segundo semestre letivo, que teve início em 22 de julho, em todos os campi da Universidade.
O primeiro deles é o Edital de convocação para matrículas em 2ª chamada dos aprovados no Edital Complementar do PS Unir 2025.2, que utiliza as notas do Ensino Médio para selecionar candidatos para os cursos gratuitos de graduação com ingresso no segundo semestre letivo (mais detalhes aqui).
E há também o Edital Unificado de convocação para matrículas em 4ª chamada nos cursos com entrada no segundo semestre letivo de 2025 – PS Unir 2025.2. A lista de convocação do edital unificado inclui os candidatos aprovados com a nota do Enem (após manifestação de interesse) nos Editais de de Cotas e Ampla Concorrência (mais detalhes aqui).
Período de matrícula – As matrículas, para os dois editais, devem ser realizadas de 31 de julho até 4 de agosto, exclusivamente de modo online, pelo link https://sistemas.unir.br/discente/. Os editais de convocação listados abaixo contém todas as orientações e a relação de documentos necessários para matrícula.
Para auxiliar os ingressantes no processo, a Diretoria de Registro Acadêmico (Dirca/Unir) preparou um Tutorial de Matrículas, com orientações sobre todos os procedimentos para a realização da matrícula online.
Verificação para cotas – Os candidatos aprovados por meio do sistema de Cotas devem passar, obrigatoriamente, pelos procedimentos de heteroidentificação, verificação e validação, que ocorrerão entre os dias 05 e 07 de agosto. Os detalhes do procedimento podem ser consultados no edital de convocação no link abaixo.
Homologação das matrículas e recursos – Em caso de matrícula não homologada ou verificação de heteroidentificação negada, o candidato poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 13 de agosto de 2025, de forma on-line no próprio portal de matrículas. O resultado da análise dos recursos será disponibilizado no dia 19 de agosto na própria página do candidato (via sistema).
Início das aulas – Conforme o calendário acadêmico da Unir, o segundo semestre letivo de 2025 teve início no dia 22 de julho. Após a confirmação da matrícula, os estudantes devem entrar em contato com o departamento acadêmico do curso para obter mais informações. Os sites de todos os cursos e departamentos acadêmicos da Unir estão disponíveis aqui.
SOU Unir – Dúvidas sobre o processo seletivo, matrículas ou outras etapas podem ser esclarecidas pelo Serviço de Orientação ao Usuário (SOU Unir). O atendimento é feito pelo e-mail sou@unir.br ou via WhatsApp, pelo número (69) 2182-2016.
Clique aqui para acessar a página do PS Unir – Edital Complementar 2025.2.
Clique aqui para acessar a página do PS Unir 2025 – Cotas e Ampla Concorrência.
Geral
Prefeitura de Porto Velho disponibiliza rota extra de ônibus para atender frequentadores do arraial

Com o objetivo de atender a todas as pessoas que desejam prestigiar a 41ª edição do arraial Flor do Maracujá, que acontece de 1º a 10 de agosto no Parque dos Tanques, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), solicitou 15 ônibus extras com horários estendidos à empresa que opera o transporte coletivo na capital rondoniense.
Nos dias do arraial, quatro ônibus farão atendimento especial ao Parque dos Tanques, no período das 18h às 23h30, saindo do Centro da cidade. No itinerário de ida, os veículos saem da Praça Marechal Rondon (conhecida como Praça do Baú) e seguem pelas avenidas Sete de Setembro, Marechal Deodoro, Calama, Lauro Sodré, Imigrantes, Farquar, Estrada do Belmont – até o Parque dos Tanques.
No percurso da volta, os ônibus saem do Parque dos Tanques e seguem pelas seguintes avenidas: Lauro Sodré, Calama, Farqhuar, Sete de Setembro – até chegar à Praça Marechal Rondon.
Terminais e tarifa
Ao todo, 11 ônibus atenderão os usuários que pretendem estender o horário e aproveitar um pouco mais o evento. A saída do Parque dos Tanques será à 00h30 nos dias úteis. Aos finais de semana, a saída será 1h da madrugada.
Esses coletivos seguirão para sete terminais: Jardim Santana, Orgulho do Madeira, Morar Melhor, Mariana, Ulisses Guimarães, Cristal da Calama, 4 de Janeiro, Guajará, Norte Sul, Novo Horizonte, Cidade Nova e Cohab Floresta.
O valor da tarifa é de R$ 3,00, tanto no dinheiro quanto pelo sistema eletrônico Bipay. Estudantes pagam R$ 1,50.
Geral
Saúde abre consulta pública para inclusão da Vacina Meningo B no SUS

O Ministério da Saúde abriu nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025, uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina meningo B no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante protege contra infecções pela bactéria meningococo do tipo B, que é a mais comum entre as causadoras da doença meningocócica. Atualmente, esta vacina está disponível apenas na rede privada, enquanto o SUS oferece imunizantes para os sorotipos A, C, W e Y. A iniciativa busca ampliar a proteção da população brasileira contra a doença.
A meningococo é uma bactéria transmitida pelo ar. Sua principal consequência grave é a meningite meningocócica, uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Esta condição pode evoluir rapidamente e ser fatal. Em 2025, o Brasil registrou 2.357 casos de meningite bacteriana, com 454 mortes. Além da alta letalidade, entre 10% e 20% dos sobreviventes desenvolvem sequelas permanentes, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.
Dados e Recomendações da Vacina Meningo B
A relevância da vacina meningo B é evidenciada pelos casos registrados e pelas recomendações de sociedades médicas.
Embora a maioria dos registros enviados ao Ministério da Saúde não informe a sorologia da bactéria causadora, pelo menos 138 casos de meningite e 21 mortes em 2025 foram atribuídos ao meningococo do tipo B. Por isso, a vacinação com a meningo B é recomendada por diversas sociedades médicas, mesmo não fazendo parte do calendário básico infantil do SUS. O esquema vacinal recomendado é de três doses, aplicadas aos 3, 5 e 12 meses de idade.
-
Polícia15 horas atrás
Médica que sobreviveu a acidente faz desabafo nas redes pede orações pelo namorado – VEJA O VÍDEO
-
Polícia23 horas atrás
Adolescente de 14 anos é executado a tiros durante a madrugada
-
Polícia14 horas atrás
Motorista morre após grave acidente entre caminhões no interior de RO
-
Polícia18 horas atrás
Polícia Civil prende acusado de matar boliviano com facada no coração em Porto Velho
-
Polícia20 horas atrás
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão relacionado a crime de violência doméstica
-
Geral23 horas atrás
PIB de RO pode ter perda milionária com exportações aos EUA
-
Polícia16 horas atrás
PRF apreende mais de 25 kg de skunk e prende casal na BR-364
-
Polícia13 horas atrás
Incêndio de grandes proporções destrói marcenaria na zona Leste de Porto Velho