Política
Hugo Motta é eleito presidente da Câmara
Apoiado por partidos governistas, de centro e da oposição, o deputado Hugo Motta(Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1°), como o novo presidente da Câmara com 444 votos. Ele comandará a Casa pelos próximos dois anos.
Motta assume no lugar de Arthur Lira (PP-AL), que presidiu a Câmara nos últimos quatro anos e apoiou seu sucessor.
Os acordos com as bancadas para a eleição foram articulados ainda em outubro do ano passado. O deputado recebeu o endosso formal de quase todos os partidos da Casa, com exceção do PSOL e do Novo que lançaram candidatos próprios.
O bloco formado na manhã deste sábado para apoiar a candidatura de Motta e indicar representantes para os demais cargos da Mesa é formado por: Republicanos, MDB, PT, PSD, União, Podemos, PP, PL, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, PSB, Solidariedade e PRD.
Dias antes da eleição, Motta participou de jantares com as bancadas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além de congressistas de diferentes partidos, inclusive do PT, os eventos reuniram governadores, prefeitos, chefes de partidos e ministros do governo Lula.
Também participou de eventos em Brasília na véspera da votação.
No seu discurso no plenário neste sábado, antes da eleição, Motta fez diversos acenos às forças políticas da Casa, como para governistas, oposição, partidos pequenos, siglas de centro e a bancada feminina.
Em contraponto às práticas de Lira nos últimos anos, prometeu dar previsibilidade à pauta e às definições de sessões remotas. Também afirmou que vai fortalecer as comissões temáticas e diversificar a indicação de relatores.
Política
Sofia Andrade visita UPA de Jacy-Paraná e reforça compromisso com melhorias na saúde
A vereadora Sofia Andrade (PL) realizou uma visita de fiscalização à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho. Durante a inspeção, a parlamentar conversou com a gerente administrativa da unidade, analisou as principais demandas do local e verificou se a população está recebendo atendimento adequado.
A fiscalização incluiu uma vistoria detalhada em cada setor da unidade, desde o pronto atendimento até os consultórios médicos e áreas de internação. Além disso, Sofia conferiu as escalas dos profissionais para garantir que não haja déficit de médicos e enfermeiros que comprometa o atendimento à comunidade.
“A saúde pública precisa ser prioridade, e meu papel como vereadora é fiscalizar e cobrar melhorias. Conversei com a administração da unidade para entender de perto as necessidades da UPA e também ouvir a população sobre o atendimento prestado”, destacou a parlamentar.
Diante do estado de emergência decretado pelo município na área da saúde, Sofia reforçou seu compromisso em buscar soluções para garantir serviços de qualidade à população de Jacy-Paraná. “Estamos enfrentando um momento crítico, e é essencial que os recursos cheguem onde realmente são necessários. Me coloco à disposição para intermediar ações que possam melhorar a estrutura e o funcionamento da unidade”, afirmou.
A vereadora seguirá acompanhando a situação da UPA e cobrando do Executivo municipal medidas para fortalecer o atendimento no distrito. “Fiscalizar, cobrar e propor melhorias faz parte do nosso trabalho. O que for necessário para garantir uma saúde digna para nossa população, nós vamos lutar para conquistar”, concluiu.
Política
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado e volta ao posto após quatro anos
O senador Davi Alcolumbre (União-AP), de 47 anos, se elegeu mais uma vez presidente do Senado neste sábado (1º).
O número mínimo, de 41 votos, foi atingido às 15h12 – e o resultado, proclamado às 15h19. Todos os 81 senadores votaram
O placar final foi:
- Davi Alcolumbre (União-AP): 73 votos – eleito
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP): 4 votos
- Eduardo Girão (Novo-CE): 4 votos
Logo após a proclamação, as imagens feitas no plenário no Senado mostraram os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) repassando ligações ao recém-eleito Alcolumbre.
Política
Nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse na segunda-feira
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) tomará posse nesta segunda-feira (3). A cerimônia acontecerá em sessão especial no Plenário de deliberações Deputada Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, às 15 horas, com a presença de autoridades do estado.
A eleição da Mesa Diretora, para o biênio 2025/2026, aconteceu em novembro do ano passado. A chapa única, liderada por Alex Redano (Republicanos), recebeu 21 votos. A atuação da Mesa seguirá até 31 de janeiro de 2027, quando se encerrará a 11ª Legislatura.
Mesa Diretora eleita para o biênio 2025/2026:
Presidente: Alex Redano (Republicanos)
1° Vice-Presidente: Laerte Gomes (PSD)
2° Vice-Presidente: Rosângela Donadon (União Brasil)
1º Secretário: Alan Queiroz (Podemos)
2° Secretário: Cássio Gois (PSD)
3° Secretário: Edevaldo Neves (PRD)
4° Secretário: Marcelo Cruz (PRTB)
Atribuições:
A legislatura tem duração de quatro anos. Nesse período, há a atuação de duas Mesas Diretoras – dois anos cada. De acordo com o Regimento Interno, à Mesa, na qualidade de Comissão Diretora, cabe a direção dos trabalhos legislativos e a supervisão dos serviços administrativos da Assembleia.
O presidente é o representante da Alero quando essa se pronuncia coletivamente, sendo responsável por supervisionar os trabalhos e manter a ordem. Entre suas atribuições estão a convocação das sessões, o anúncio da ordem do dia e a nomeação dos membros das comissões.
Aos vice-presidentes competem, na ordem de sucessão, desempenharem as atribuições do presidente, caso esse esteja ausente do plenário ou se ausente durante as sessões. O 1º secretário é responsável por supervisionar os serviços administrativos da Assembleia relacionados à movimentação de pessoal, material e patrimônio.
São atribuições do 2º secretário fiscalizar a redação das atas, fazer sua leitura e redigir as atas das reuniões secretas da Assembleia. O 3º secretário tem como responsabilidade dirigir o serviço de polícia interna e organizar o livro de assentamento das discussões e votações das proposições em andamento. O 4º secretário é incumbido de supervisionar o setor de transporte.
-
Polícia12 horas atrás
Homem é baleado na cabeça próximo a BR-319
-
Geral19 horas atrás
Resultados de exames laboratoriais serão disponibilizados pela internet
-
Esportes19 horas atrás
Botafogo x Flamengo disputam a Supercopa do Brasil hoje; veja onde assistir e escalações
-
Geral19 horas atrás
Prefeitura convoca usuários do SUS para atualizarem os dados cadastrais
-
Geral19 horas atrás
Governo avalia reduzir número de parcelas antecipadas do saque-aniversário