Conecte-se conosco

Geral

Unir inicia as inscrições do processo seletivo com 2.662 vagas para 2025

Publicado

em

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o PS UNIR 2025, que irá selecionar novos alunos para ingresso nos cursos de graduação. São ofertadas 2.662 vagas em 64 cursos gratuitos de graduação presenciais disponíveis nos seus oito campi, em Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho.

O total de 2.662 vagas ofertadas está dividido em dois editais: um específico para as Ações Afirmativas e Inclusão (acesse aqui), em que concorrem exclusivamente indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs; e outro para as demais vagas, que incluem as Cotas Raciais e Sociais e as vagas de Ampla Concorrência (acesse aqui). 

Como se inscrever? As inscrições para o PS UNIR 2025 são totalmente gratuitas e serão realizadas exclusivamente online (neste link). Nas vagas oferecidas para Ações Afirmativas, os candidatos podem se inscrever até o dia 15 de janeiro de 2025Já para as vagas de cotas e ampla concorrência as inscrições podem ser feitas até dia 17 de janeiro de 2025.

Para se inscrever, os candidatos devem utilizar o sistema próprio da Universidade, disponível no link: https://sistemas.unir.br/discente. Os candidatos deverão informar a nota e a edição da prova do Enem que será utilizada, além do local onde estudaram no Ensino Médio (em escola da rede pública ou da rede particular).

Seleção pelas notas do Enem – Nesta edição do PS UNIR, serão aceitas as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos últimos dez anos como critério de seleção. Ou seja, os candidatos poderão utilizar qualquer uma das notas obtidas nas provas do Enem realizadas de 2015 a 2024. Como as inscrições só terminam após a divulgação da nota do Enem de 2024 pelo Inep/MEC, os candidatos que fizeramo Enem neste ano ainda terão a possibilidade de se inscrever em janeiro de 2025.

Sobre as vagas

Ações Afirmativas e Inclusão – Do total de vagas do PS UNIR 2025, 272 vagas são destinadas às ações afirmativas. Em cada curso são reservadas até 5 vagas para pessoas indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs. Para os cursos com menos de 30 vagas abertas no total, é feita uma reserva proporcional, com critério de prioridade para preenchimento conforme a ordem a seguir: indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PCDs.

Cotas e Ampla Concorrência – As demais vagas de cada curso, depois de atendidas as Ações Afirmativas, são destinadas às demais categorias, sendo mantidas as cotas para estudantes de escolas públicas: pretos e pardos, indígenas, PCDs e de famílias com baixa renda. Aqui também estão incluídas as vagas destinadas à Ampla Concorrência. São, portanto, 1.677 vagas reservadas para cotas; e mais 713 vagas de ampla concorrência, que estão disponíveis para candidatos que não se enquadram nas categorias de cotas.

Cursos – Há cursos em todas as áreas do conhecimento, entre licenciaturas e bacharelados, sendo 48 com início no primeiro semestre letivo (2025.1) e 16 no segundo semestre (2025.2), são eles: Administração; Agronomia; Arqueologia; Artes Visuais; Biblioteconomia; Ciências (Biológicas, Contábeis, da Computação, Econômicas, Sociais); Computação; Direito; Engenharias (Ambiental e Sanitária, Civil, Elétrica, Florestal, de Produção); Gestão Ambiental; Educação Física; Enfermagem; Estatística; Filosofia; Física; Geografia; História; Jornalismo; Letras (Inglês, Português, Espanhol e Libras); Matemática; Medicina; Medicina Veterinária; Música; Pedagogia; Psicologia; Química; Teatro e Zootecnia.  

Comprovações futuras – Após a divulgação do resultado final, ao mesmo tempo em que estiverem acontecendo as matrículas, os candidatos que concorreram para Cotas e às Ações Afirmativas deverão se submeter às bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação. Para isso será publicada uma convocação específica.

Essas bancas analisam a veracidade e fazem a confirmação das autodeclarações de pertencimento e identidade étnica; das autodeclarações raciais; bem como a verificação de pertencimento às categorias de cotas para estudantes de escolas públicas. 

A primeira chamada para matrículas está prevista para o mês de fevereiro, e o início das aulas do semestre letivo de 2025.1 para alunos ingressantes (calouros) será no dia 28 de fevereiro de 2025, conforme o Calendário Acadêmico 2025 da UNIR. 

Mais informações podem ser obtidas no Portal de editais da UNIR (https://editais.unir.br/certame/lista/4) e por meio do Serviço de Orientação do Usuário o SOU UNIR, via WhatsApp: 2182-2016.  

Acesse aqui o edital de Ações Afirmativas na íntegra.

Acesse aqui o edital de Cotas e Ampla Concorrência na íntegra.

Geral

Sefin realizará paralisação temporária nos serviços para atualização do Data Center

Publicado

em

Para aprimorar a segurança e a eficiência dos serviços digitais, a Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin) vai realizar uma paralisação temporária de diversos serviços entre os dias 7 e 10 de fevereiro, para atualização do Data Center. Durante esse período, estarão indisponíveis serviços como emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), consulta de extratos, acesso a informações tributárias e abertura de processos. A interrupção iniciará às 18h30 da sexta-feira (7), e os sistemas serão restabelecidos às 6h da segunda-feira (10). Neste período serão mantidos apenas serviços de emissão de notas fiscais de produtor rural, nota fiscal eletrônica e nota fiscal do consumidor eletrônica.

O Data Center Outdoor (DCMO) da Secretaria de Estado de Finanças, implantado em maio de 2024, desempenha uma função no armazenamento e proteção dos dados do estado, o qual representa um marco no aprimoramento das operações tecnológicas do órgão e coloca Rondônia na vanguarda da gestão de dados. Um Data Center seguro evita indisponibilidades e instabilidades nos sistemas; e possibilita a expansão de oferta de serviços digitais como o Sefin App que integra todos os serviços para os contribuintes em dispositivos móveis, bem como soluções de atendimento virtual com Inteligência Artificial (IA), por meio de um balcão virtual de atendimento.  

A Sefin reforça que os contribuintes programem suas demandas com antecedência para evitar contratempos.

O governo de Rondônia tem investido na infraestrutura tecnológica da Sefin, e essa atualização é essencial para manter a qualidade dos serviços prestados. O governador, Marcos Rocha, ressaltou a importância do avanço da infraestrutura digital do Estado. “Estamos investindo para garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços mais rápidos e seguros. A modernização do Data Center fortalece a eficiência do setor tributário e a segurança dos dados dos contribuintes”, afirma.

O secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira evidencia a necessidade da paralisação para garantir a execução segura das atualizações. “Sabemos que qualquer interrupção impacta os usuários, mas essa medida é essencial para garantir um serviço mais ágil e confiável no futuro, e procuramos fazer de uma maneira a impactar os contribuintes o mínimo possível”.

Continue lendo

Geral

Homem que furtou réplica da Constituição no STF é condenado a 17 anos

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que levou a réplica da Constituição Federal de 1988 da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os ministros consideraram que Marcelo Fernandes Lima cometeu os crimes de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do Patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Prisão

  • Marcelo Fernandes foi o homem que levou a réplica da Constituição Federal de 1988 da sede do STF durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Fernandes foi preso em 25 de janeiro de 2023, em Minas Gerais.
  • A defesa chegou a pedir a reconsideração de sua detenção. Os advogados alegaram que Marcelo Fernandes “é réu primário, com bons antecedentes, trabalha, tem residência fixa, é pai de cinco filhos, sendo um deles portador de deficiência intelectual”. Moraes negou.
  • As imagens do homem erguendo o documento em meio aos atos golpistas viralizaram nas redes sociais. Quatro dias depois, ele entregou à réplica à PF, que foi devolvida ao patrimônio da Suprema Corte. Ele é investigado no inquérito do STF que apura os atos antidemocráticos.

Metrópoles

Continue lendo

Geral

EcoRondônia/Marquise emite nota sobre anulação de contrato de coleta de lixo em Porto Velho

Publicado

em

A empresa EcoRondônia/Marquise se manifestou por meio de nota oficial sobre a anulação do contrato de coleta de lixo em Porto Velho. A decisão foi anunciada na última segunda-feira (3) pelo prefeito Léo Moraes.

NOTA

A Marquise Ambiental / EcoRondônia foi surpreendida com o cancelamento do contrato de gestão de resíduos do município de Porto Velho. Diante disso, vem informar que: 

A empresa esclareceu todos os questionamentos sobre o processo licitatório feito pelo Tribunal de Contas e demais órgãos em todas as ocasiões em que foi demandada e se mantém à disposição para novos esclarecimentos que se façam necessários. Espera ainda que o trabalho de limpeza da cidade seja mantido para garantir um serviço essencial à população. 

A Marquise Ambiental atua em Porto Velho há mais de 30 anos prestando um serviço de qualidade reconhecido pela população e buscará todos os meios cabíveis para garantir a manutenção do contrato.

Continue lendo

Trending