Conecte-se conosco

Polícia

Casal reage a roubo e imobiliza ladrão em Ouro Preto do Oeste

Publicado

em

Um jovem casal de namorados, ambos com 20 anos, viveu momentos de tensão e coragem em Ouro Preto do Oeste. Vinicius R. e Esther F. A., moradores de Ji-Paraná, foram abordados por dois criminosos armados enquanto estavam na Praça da Liberdade. O caso terminou com um dos suspeitos preso após uma luta corporal, mas o outro ainda está foragido.

De acordo com relatos da polícia, a dupla de criminosos, sendo um deles armado com uma pistola, se aproximou do casal enquanto estavam sentados no banco da praça e fez algumas perguntas. Em seguida, anunciaram o roubo e informaram que levariam as duas motocicletas do casal.

O primeiro criminoso, armado, subiu na motocicleta Honda Bros de cor preta, pertencente a Esther, e fugiu com o veículo. O segundo criminoso subiu na moto de Vinicius, uma Honda Bros de cor branca. No entanto, antes que pudesse fugir, Esther reagiu empurrando o ladrão, que perdeu o controle da motocicleta e caiu. O casal, então, se aproximou e entrou em luta corporal com o criminoso.

Vinicius conseguiu imobilizar o suspeito, e a polícia foi acionada. O criminoso, identificado como Jean Juan Maia de Oliveira, de 24 anos e natural de Porto Velho, confessou à polícia que chegou à cidade há três semanas e se associou a outro criminoso para realizar roubos de motocicletas sob “encomenda”. A arma usada por Jean foi apreendida e, ao ser verificada, constatou-se que se tratava de um simulacro, ou seja, uma réplica de arma de fogo.

A atitude do casal foi considerada corajosa, mas a polícia alerta que esse tipo de reação é perigosa. “Se a arma fosse verdadeira, a situação poderia ter terminado de outra forma. O ladrão é um faccionado e, se estivesse armado com uma arma de verdade, os jovens poderiam ter se ferido”, afirmou um policial que trabalhou no plantão.

Enquanto a polícia militar e civil seguem em diligências, o criminoso que fugiu com a motocicleta roubada continua foragido. O veículo, uma Honda Bros de cor preta e placa SLK3B95, ainda não foi localizado. A Polícia Civil solicita que qualquer informação sobre o paradeiro da moto seja repassada à Delegacia Civil, ao quartel da Polícia Militar ou pelo Disque-Denúncia 197. Garantindo sigilo absoluto para quem fornecer informações.

O caso segue em investigação e a polícia continua a busca pelo criminoso fugitivo.

Polícia

Rondônia é alvo de operação da Polícia Civil do Paraná contra ‘Grupo de extermínio’ acusado de assassinar mais de 20 pessoas

Publicado

em

Uma milícia, considerada como um “grupo de extermínio” pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR), foi alvo de uma operação na manhã desta quarta-feira (11).

De acordo com a PC, o grupo é suspeito de executar pelo menos 21 pessoas no intervalo de um ano e oito meses em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Os crimes, conforme a investigação, eram filmados e enviados ou transmitidos em tempo real por vídeo ao mandante, que estava preso na Casa de Custódia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Saiba mais abaixo.

“As investigações que culminaram no desencadeamento da operação tiveram início após o setor de homicídios da Polícia Civil detectar que o grupo criminoso havia constituído uma milícia privada para execução de seus rivais e desafetos, elevando o número de mortes na cidade de Ponta Grossa. […] Foi identificado que o grupo, bem estruturado, possuía ao menos 28 integrantes, sendo seis adolescentes”, afirma a corporação.

Segundo o Ministério Público, também foram obtidas provas de corrupção de um monitor de ressocialização, servidor terceirizado do sistema penitenciário, que receberia propina para conceder benefícios e facilidades aos investigados presos.

“Esse servidor terceirizado teve a sua prisão preventiva decretada nesta fase das investigações e já foi afastado das funções pelo próprio Departamento de Polícia Penal do Estado”, afirma o órgão.

Para operação, foram expedidos 38 mandados de prisão preventiva e 69 mandados de busca e apreensão em 46 residências dos seguintes estados:

  • Paraná, em Ponta Grossa, Curitiba, Carambeí, Colombo, Imbituva, Ivaí, Piraquara e São José dos Pinhais;
  • Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e Cassilândia;
  • Santa Catarina, em Florianópolis, Herval D´Oeste e Palhoça;
  • São Paulo, em Araçatuba, Birigüi e Sud Mennucci;
  • Rondônia, em Parecis.

A Justiça também determinou a transferência de um preso para o sistema penitenciário federal, além do imediato isolamento de outros três presos da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, que foram identificados como associados do grupo.

A operação foi deflagrada em conjunto pela Polícia Civil de Ponta Grossa, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Polícia Militar (PM-PR), com apoio do canil da Guarda Municipal e da Polícia Penal nas investigações.

Investigações

Segundo a Polícia Civil, para identificar todos os envolvidos e desarticular as atividades da organização, foram instaurados três inquéritos policiais.

“Após a coleta de diversas provas de atuação do grupo criminoso, que contou com apoio do setor de inteligência da Polícia Penal, foi constatado que membros da milícia já eram alvos de investigações pelo Gaeco pela prática de diversos crimes, dentre os quais pertencer a organização criminosa e lavagem de capitais”, afirma o delegado Nagib Nassif Palma, chefe da 13ª Subdivisão Policial da Civil.

A corporação, através do setor de homicídios, ficou responsável pelas investigações relacionadas à atuação da milícia.

Em conjunto com a Polícia Militar, a Civil também foi responsável pelas investigações relacionadas às associações criminosas do grupo, visando a identificação de envolvidos com o tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo.

Continue lendo

Polícia

Motorista de caminhonete é preso com 126 quilos de drogas na BR-364

Publicado

em

Na última quarta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante fiscalização no km 515 da BR 364, em Ariquemes (RO), abordou um condutor de um veículo Nissan/Frontier que apresentou comportamento suspeito. O motorista, que estava com um farol do automóvel queimado, reduziu a velocidade ao avistar a equipe policial e, em seguida, estacionou em frente a um comércio fechado, o que gerou desconfiança.

Ao realizarem a abordagem, os policiais solicitaram que o condutor mantivesse a porta do veículo aberta para garantir a segurança da equipe. Durante a conversa, o homem demonstrou nervosismo e forneceu informações imprecisas e contraditórias sobre o motivo de sua parada. Ao ser solicitado a apresentar a documentação do veículo e sua habilitação, os agentes perceberam que havia diversos sacos no interior do carro, com diversos tabletes. O forte odor de substâncias químicas chamou ainda mais a atenção da equipe.

Questionado do que se tratava, o rapaz afirmou estar transportando drogas. Após a devida inspeção, os policiais confirmaram que os sacos continham 22,42 kg de skunk, 19,48 kg de pasta base e 84,24 kg de cloridrato de cocaína.

No total, 126,14 kg das drogas ilícitas foram encaminhadas à polícia judiciária para destruição. O infrator foi preso em flagrante e conduzido à autoridade policial, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.

No decorrer da ocorrência, foi verificado que o indivíduo também possuía um mandado de prisão em aberto por receptação.

Continue lendo

Polícia

Caminhoneiro aplica golpes em postos de combustíveis em Rondônia e é preso pela PRF

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia prendeu, na manhã desta terça-feira (11), um motorista acusado de realizar fraudes em postos de combustíveis, utilizando placas de veículos adulteradas e sem pagar pelos abastecimentos. A ação aconteceu na BR 364, km 1, no posto da PRF.

A denúncia foi feita por um funcionário de um posto de combustíveis local, que informou à PRF que uma carreta, vinda de Porto Velho (RO), estava aplicando golpes em diversos postos, abastecendo com placas “frias” e saindo sem pagar. De acordo com o denunciante, o homem já havia cometido uma fraude em Porto Velho, onde abasteceu mais de 560 litros de diesel (mais de R$ 3.500,00) utilizando uma placa clonada.

Durante o momento da denúncia, a equipe da PRF identificou um caminhão com as mesmas características descritas passando pela Unidade Operacional UOP) da PRF. Ao abordá-lo, foi encontrada a placa utilizada nos crimes no interior da cabine. O condutor, que viajava de Rio Branco (AC) para Primavera do Leste (MT), confirmou que estava realizando os abastecimentos com placas clonadas, alegando estar sem dinheiro.

Ainda durante a ocorrência, a PRF obteve novos relatos de fraudes cometidas pelo infrator em outros locais. Em Ji-Paraná (RO), o mesmo caminhão teria abastecido 467 litros de diesel e saído sem pagar. Além disso, durante a averiguação dos elementos de identificação do veículo, os policiais identificaram diversas irregularidades, incluindo a adulteração do número da placa, confirmando se tratar de um veículo clonado.

A placa original do veículo era registrada em Senador Canedo (GO). O veículo original possui três restrições judiciais, além de estar com o licenciamento vencido desde 2021. Com base nas evidências, o condutor foi preso em flagrante pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e adulteração de sinal identificador de veículo.

O homem foi encaminhado à Polícia Judiciária. O veículo se encontra à disposição do poder judiciário para os procedimentos legais.

Continue lendo

Trending