Conecte-se conosco

Polícia

PF realiza operação de combate a crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil

Publicado

em

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (26/11), uma ação de combate aos crimes de compartilhamento e armazenamento de material contendo exploração sexual infantojuvenil. Na ocasião, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Pelotas. Um homem foi preso em flagrante e a mídia contendo o material ilícito foi apreendida.

O inquérito policial teve início a partir de informações recebidas pela Polícia Federal, que indicavam que um indivíduo estaria realizando o compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. Diligências de levaram à identificação do suspeito, alvo da medida cumprida nesta manhã. As investigações prosseguem com a perícia no material apreendido.

No ano de 2025 a Delegacia de Polícia Federal em Pelotas já cumpriu 15 mandados de busca e apreensão relacionados a investigações de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Fonte: Policia Federal

Polícia

Facadas e marteladas: homem é preso por matar amigo após bebedeira

Publicado

em

Um homem de 41 anos, condenado por assassinar o próprio amigo de forma cruel, em março de 2018, foi localizado e preso pela Polícia Civil de Mato Grosso (PCMT), em ação conjunta com a Polícia Militar de Goiás (PMGO), nessa segunda-feira (1º/12).

O crime ocorreu em março de 2018. À época, o criminoso confessou o crime, mas estava foragido após ser condenado a 14 anos de prisão em regime fechado.

A vítima foi morta a pauladas, facadas e marteladas. O crime teria sido motivado por uma discussão relacionada a drogas.

Segundo a PCMT, a vítima e o condenado trabalhavam e moravam juntos em uma casa no Setor Industrial, em Querência, havia cerca de um mês. Durante a manhã do dia 24 de março de 2018, uma vizinha foi procurar pela vítima e, ao olhar pela janela, viu o corpo no chão, cercado por grande quantidade de sangue.

O criminoso foi encontrado pouco depois, andando a pé na MT-110, sentido Querência–Canarana, e pedindo carona. Ele foi abordado e, a princípio, negou conhecer a vítima. Mas, na delegacia, confessou ter assassinado o amigo durante a madrugada.

Questionado, ele afirmou que matou o amigo após uma bebedeira, em que também usaram crack. Os dois iniciaram uma discussão porque a vítima queria que o colega de trabalho comprasse mais drogas.

Em meio à discussão, o réu golpeou a vítima com um pedaço de madeira, em seguida desferiu um soco, que a derrubou no chão, e passou a golpeá-la com uma faca. Por fim, o condenado ainda utilizou um martelo para golpear a cabeça da vítima. Depois de matar o homem, ele ainda furtou R$ 202.

Condenação

Pelo crime, o preso foi indiciado, julgado e condenado a 14 anos de prisão em regime fechado.

Na última semana, no dia 26 de novembro, o juiz da Vara Única de Querência decretou a prisão do condenado, e o Fórum encaminhou o mandado à Polícia Civil.

Diante disso, a Delegacia de Cocalinho deu início às investigações para localizar o foragido, porém identificou que ele estava morando em Goiás (GO).

A Polícia Militar de Goiás foi acionada e capturou o condenado no Povoado de Areias (GO). Ele foi levado para realizar exame de corpo de delito e, em seguida, para a Unidade Prisional de Goiás.

O condenado ainda pode recorrer da sentença.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Polícia

Motociclista morre após colidir contra placa de propaganda na zona rural

Publicado

em

Um motociclista identificado como Ismael Gonçalves Souza, de 36 anos, morreu na noite de domingo (30/11) após perder o controle da moto e bater contra uma placa de propaganda na Estrada do Bom Sossego, área rural de Guajará-Mirim (RO).

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, Ismael seguia pela via quando saiu da pista e atingiu a estrutura metálica instalada às margens da estrada. Com o impacto, ele foi arremessado ao solo e sofreu ferimentos graves na cabeça.

Uma testemunha relatou que viu o momento em que a motocicleta perdeu estabilidade antes da colisão.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou o motociclista já sem vida. A Perícia Criminal esteve no local para os procedimentos técnicos, e o corpo foi removido pelo rabecão do Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Polícia

Aluno suspeito de atacar professores e colega em escola tem 15 anos

Publicado

em

O aluno suspeito de esfaquear um colega, um professor e uma coordenadora em uma escola de elite de Fortaleza, nesta terça-feira (2/12), tem 15 anos. Ele foi apreendido pela Polícia Militar do Ceará. O garoto foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi lavrado um Ato Infracional Análogo ao crime de lesão corporal dolosa contra ele.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, as vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde de Fortaleza.

A escola está em férias, mas segue atendimento com as provas de recuperação. O motivo do ataque não está esclarecido. Trabalha-se com a hipótese de um desentendimento entre os colegas.

Segundo a tia de uma das vítimas informou ao G1, o agressor tinha problemas psicológicos. Ela afirmou que o garoto levou um colega, também de 15, ao banheiro, onde o atingiu com cerca de 10 golpes, a maioria no rosto. Um professor e uma coordenadora viram a cena, tentaram intervir e também ficaram feridos. O professor ficou ferido no ombro.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Trending