Conecte-se conosco

Geral

Aprender não tem idade: idosos redescobrem a vida através da educação no CCI

Publicado

em

Aos 80 anos, o aposentado Sebastião Marinho, morador do bairro São Francisco, vive uma experiência inédita. Pela primeira vez, ele frequenta uma sala de aula. “Aposentado, não consigo mais emprego. Então aqui eu aprendo, ganho amigos, e aqui a vida é outra. Nunca estudei, mas hoje aprendo a fazer cálculos, a ler. Aqui eu aprendo e ensino também”, conta emocionado.

A história de Sebastião se soma à de outros 36 idosos que, duas vezes por semana, se reúnem no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Tiradentes, para aprender a ler, escrever, fazer contas e até lidar com a tecnologia. O projeto, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Velho, é mais do que alfabetização: é um resgate de autoestima e de sonhos.

EDUCAÇÃO COMO INCLUSÃO

Segundo a professora Vanessa Carvalho, ensinar idosos tem sido uma das experiências mais marcantes de sua carreira. “Na minha área, sempre trabalhei com o público rural. Aqui no CCI estou fazendo inclusão. Eles aprendem a ler uma bula de remédio, entender uma receita de bolo, fazer cálculos básicos para não errar no troco e até usar o celular. Isso melhora a mente, a socialização, a autonomia e, acima de tudo, a autoestima”, explica.

IMPACTO ALÉM DA SALA DE AULA

Para a coordenadora do CCI, Sabrina Bianca, a educação na terceira idade é um presente diário. “O impacto é tudo de bom. Eles chegam aqui e sentem leveza, alegria. Muitos relatam que, na terceira idade, estão finalmente se realizando. O ambiente de convivência e aprendizado é transformador”, afirma.

A procura pelas aulas cresceu tanto que já há turmas no período da manhã. A cada encontro, além do aprendizado, os alunos compartilham histórias de vida, conquistas e novas amizades.

VIVER É APRENDER SEMPRE

Entre os alunos está também Sónia Helena, 66 anos, moradora do Jardim Santana, que fala com brilho nos olhos: “É gratificante. Conhecemos outros caminhos, fazemos amizades, convivemos. Aqui não perdemos nada, só conquistamos. Saímos de casa para encontrar felicidade. A professora é maravilhosa e a gente só tem a ganhar.”

O CCI mostra que o envelhecimento pode e deve ser ativo, marcado por novas descobertas e oportunidades. Estudar na terceira idade não é apenas aprender a ler e escrever, mas fortalecer a memória, estimular a saúde mental, prevenir doenças cognitivas, cultivar a autonomia digital e, acima de tudo, viver a vida em sua plenitude.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

População aprova instalação de semáforo no cruzamento das avenidas Calama e Lauro Sodré, no Centro de Porto Velho

Publicado

em

Morador do bairro Mariana, na zona Leste de Porto Velho, o balconista e condutor de motocicleta Leandro Miranda gasta cerca de 30 minutos para chegar até a loja de bolos onde trabalha há sete meses, na região central da cidade.

Ele conta que sempre pega o trânsito no horário de pico para chegar a tempo no trabalho, mas teme sofrer algum acidente por causa do grande fluxo de veículos, especialmente nos cruzamentos mais movimentados.

A Prefeitura de Porto Velho, no entanto, aos poucos está mudando essa realidade. Com objetivo de melhorar a mobilidade urbana e proteger vidas, através da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), foi instalado um semáforo no cruzamento das avenidas Lauro Sodré e Calama (Centro), por onde Leandro passa diariamente para ir e retornar do trabalho. E ele aprovou a ideia.

“Pelo menos um acidente por dia eu presenciava nesse cruzamento. Acredito que o semáforo vai contribuir para a redução desses incidentes. Além disso, a partir das 18h, o trânsito vira um caos aqui, com uma longa fila de veículos que se transforma em congestionamento. Acredito que a segurança será aprimorada para todos”, comentou Leandro.

NA CALÇADA

O empresário Hishan Hassen, que há 1 ano abriu uma lanchonete bem na esquina onde o semáforo foi instalado, também espera que o equipamento possa ajudar a disciplinar o trânsito e, principalmente, reduzir a quantidade de acidentes e os congestionamentos.

“Antes da instalação do semáforo, a frequência de acidentes era de aproximadamente três a quatro por dia. Era comum que acidentes ocorressem em dias consecutivos”, afirmou

Hassem conta que já ocorreram acidentes em que os veículos foram parar na calçada da lanchonete dele e danificaram a estrutura. Para proteger o patrimônio, colaboradores e clientes, o empresário instalou barras de ferro no local, temendo situações ainda mais graves.

“Acredito que a instalação do semáforo contribuirá para a redução de acidentes e do congestionamento, melhorando o fluxo de veículos, especialmente na rua Lauro Sodré, onde os engarrafamentos costumavam se estender por longas distâncias nos horários de pico. Creio que o semáforo otimizará a gestão do tráfego”, completou.

ANÁLISE TÉCNICA

O secretário Iremar Lima (Semtran) explica que os acidentes e congestionamentos acontecem pelo volume de veículos no local e o objetivo da Prefeitura é reduzir ao máximo esses transtornos por toda a cidade, tornando-a mais segura para a população.

“A ação foi determinada pelo prefeito Léo Moraes, após análise técnica de pesquisa e estatística realizada pela Semtran, sobre o fluxo de veículos e formação de fila de veículos na Lauro Sodré nos horários de pico”, afirmou o secretário.

TRABALHO

A equipe da Semtran iniciou a instalação dos postes (metálicos) que sustentam os equipamentos no dia 26 de agosto. O trabalho avançou rapidamente e agora o que falta concluir é a instalação elétrica. A previsão é de que o semáforo comece a funcionar neste sábado (6).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Inscrições para o projeto Construindo campeões encerram nesta sexta-feira

Publicado

em

Continuam abertas, até esta sexta-feira (5), as inscrições para vagas remanescentes do Projeto Construindo Campeões, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). Os interessados devem comparecer na Vila Olímpica Chiquilito Erse, das 9h às 13h.

O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à prática esportiva e promover o desenvolvimento de crianças e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

São diversas modalidades oferecidas de forma gratuita em vários polos da capital. O Programa Esportivo vai atender mais de 2 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em diversas modalidades.

A Prefeitura trabalha para garantir qualidade de vida e saúde para Porto Velho, com orientação especializada de profissionais de educação física, que conduzem as aulas. São diversas modalidades oferecidas de forma gratuita em vários polos da capital. Confira as vagas disponíveis:

DUDU

Vôlei manhã: 24 vagas
Vôlei tarde: 1 vagas
Futsal de manhã: 3 vagas
Futsal feminino: 10 vagas

TRÊS MARIAS

Basquete manhã: 6 vagas
Basquete tarde: 2 vagas
Futsal manhã: 23 vagas

PRAÇA CEU

Balé manhã: 22 VAGAS
Futsal de manhã: 10 Vagas

NACIONAL

Futsal manhã: 23 vagas

ESPERANÇA

Capoeira manhã: 19 vagas
Capoeira tarde: 3 vagas

VILA OLÍMPICA

Judô tarde: 3 vagas
Ginástica manhã: 2 vagas
Jiu jitsu tarde: 14 vagas
Futebol feminino tarde: 23 anos

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Os pais e responsáveis de alunos que desejam inscrever seus filhos no programa devem comparecer aos locais, munidos dos documentos pessoais do aluno:

* Certidão de nascimento ou RG do aluno
* Cartão do SUS do aluno
* Documento do responsável legal (RG ou CNH)
* Comprovante de endereço atualizado
* Declaração escolar original
* Boletim escolar
* Foto 3×4 do aluno
* Atestado de aptidão física (emitido nos últimos 6 meses)
* Laudo neuropsicológico (caso o aluno possua algum diagnóstico – entregar cópia).

Os interessados devem informar, no ato da inscrição, as informações de peso do aluno, altura, tamanho da camisa e a numeração do calçado. Mais informações pelo telefone (69) 98471-9511.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Prefeitura avança com obras de drenagem em vários bairros de Porto Velho

Publicado

em

Com o objetivo de minimizar o impacto das chuvas durante o próximo inverno amazônico, a Prefeitura de Porto Velho tem implementado significativas obras de drenagem em diversos pontos da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a ação faz parte de um cronograma crucial para enfrentar e prevenir problemas relacionados a enchentes e acúmulos de água em vários pontos da capital.

Durante esta semana, a Seinfra realiza serviços de drenagens em diversas regiões: avenida Raimundo Cantuária, avenida Rio de Janeiro, rua das Mangueiras, Beco da Campo Sales, rua Michele, rua Torres, rua Nova Iorque, ponte do bairro Costa e Silva, rua Sucupira, rua Ana Oliveira próxima à Torre de Transmissão e ainda a rua Nova Esperança. Além da drenagem, as equipes também seguem com serviço de limpeza de bocas de lobo.

Para evitar que esses problemas antigos continuem em Porto Velho, a drenagem é um aspecto fundamental para que os porto-velhenses não tenham que enfrentá-los novamente. As obras fazem parte do cronograma de ações da Seinfra, que trabalha, por exemplo, com colocação de grandes tubos de concreto, manilhas, bueiros, entre outras demandas para captação e escoamento de águas no período chuvoso.

Segundo a Prefeitura, as obras não só visam melhorar a infraestrutura urbana, mas também melhorar a qualidade de vida dos moradores, reduzindo riscos à saúde pública e também prejuízos materiais. Além disso, desde do início da atual gestão, a Prefeitura intensifica a Operação Cidade limpa com iniciativas que contribuem com a qualidade de vida dos moradores.

A programação de serviços da Seinfra, contempla também o asfaltamento de várias ruas e ainda o preparo de várias vias para receberem novas intervenções.

De acordo com o secretário da Seinfra, Thiago Cantanhede, a iniciativa da Prefeitura busca a resolução definitiva de problemas antigos da rede de drenagem em Porto Velho.

“Por determinação do prefeito Léo Moraes, estamos trabalhando em diversas frentes com as obras de drenagem, recuperação de ruas, pavimentação, entre outras ações, que estão sendo reforçadas com a proximidade do inverno amazônico. Além disso, ouvimos os moradores, buscando acima de tudo melhorias, para que os problemas relacionados a infraestrutura da capital sejam solucionados de forma definitiva”, finaliza o secretário.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending