Geral
Contribuinte deve ficar atento para não perder o prazo e pagar o imposto com desconto em cota única
Os contribuintes de Porto Velho devem ficar atentos aos prazos para o pagamento com desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) de 2025. Quem quitar o débito em cota única até o último dia útil de janeiro terá desconto de 10%. Os que optarem pelo pagamento até o final de fevereiro, terão abatimento de 5%.
“O pagamento em cota única também poderá ser feito até o dia 31 de março, porém, neste caso não haverá desconto”, alerta o titular da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Wagner Garcia.
Os boletos, tanto para pagamento do IPTU, quanto da TRSD e também da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), estão disponíveis para os contribuintes residentes na capital de Rondônia, e podem ser acessados na página oficial da Prefeitura.
A prefeitura disponibilizou um vídeo com o passo a passo mostrando como efetuar a impressão do imposto, veja aqui. Para emitir o boleto on-line, basta clicar aqui. Em seguida, clicar em Emissão de DAM, Marcar IPTU/TRSD/COSIP, INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA (digitar o número da Inscrição Imobiliária), selecionar a Forma de Pagamento (Única) ou (Parcelas) ou (Todas), marcar “Não sou um robô” e clicar em Consultar.
ACESSO PRESENCIAL
“Devido ao aumento dos casos de covid-19 neste mês de janeiro de 2025, solicitamos que, se possível, os munícipes deem preferência a emissão dos boletos pela internet para evitar aglomerações”, disse Wagner Garcia.
Observando as regras de segurança, as pessoas que não tem acesso à internet pode retirar os boletos de forma presencial nos seguintes endereços:
– Divisão de Atendimento ao Cidadão, na sede da Semfaz, av. Sete de Setembro, nº 744, Centro, das 8h às 14h;
– Biblioteca Viveiro das Letras, na av. Jatuarana, 5068, bairro Cohab, das 8h às 14h;
– Praça CEU, na rua Antônio Fraga Moreira, bairro JK, das 8h às 14h;
– Tudo Aqui do Porto Velho Shopping, av. Rio Madeira, nº 3288, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, das 10h às 20h.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 3901-6273 (Departamento Tributário), ou (69) 3901-3108/ 3901-6278 (Divisão de atendimento ao Cidadão), e ainda pelos e-mails: diac.semfaz@portovelho.ro.gov.br e dep.tributario@gmail.com
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Prefeitura convida moradores de Porto Velho a participar de diálogo sobre planejamento urbano e mudanças climáticas
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), convida a população para participar de um diálogo sobre o planejamento urbano do município diante dos desafios das mudanças climáticas. Este evento preparatório que antecede a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo (PDPM) será realizado no dia 6 de novembro, com início às 18h30, no Prédio do Relógio, localizado na Avenida 7 de Setembro, n°237 – Centro. As inscrições podem ser realizadas no link abaixo, com 50 vagas disponíveis.
Esse encontro é um importante espaço de participação social, onde os moradores poderão contribuir com ideias, opiniões e informações que ajudarão a acompanhar e aprimorar a implementação do PDPM do município. Além disso, o evento é voltado para mobilizar a população para participar ativamente da Conferência Municipal.
A oficina foi pensada para estimular a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, os impactos das mudanças climáticas e a organização do espaço urbano. Com o apoio da equipe técnica, os participantes irão analisar mapas da cidade para identificar áreas sujeitas a alagamentos e outros efeitos climáticos em seus bairros, além de propor soluções e estratégias para reduzir ou solucionar esses problemas.

O tema central deste ciclo de eventos preparatórios e da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do PDPM é “Município Resiliente: um novo olhar em tempo de mudanças climáticas”, que reforça a importância de planejar o crescimento de Porto Velho de forma integrada, participativa e adaptada às novas realidades ambientais.
Durante os meses de agosto e setembro, a Prefeitura realizou encontros nos distritos do alto, médio e baixo Madeira, promovendo debates comunitários, coleta de propostas, definição de representantes das comunidades e a participação popular no processo de acompanhamento do PDPM.
SOBRE O PLANO DIRETOR
O Plano Diretor de Porto Velho busca garantir uma cidade mais sustentável, inclusiva e bem planejada. Entre seus objetivos estão o de cuidar do meio ambiente, proteger o Rio Madeira e seus igarapés; melhorar a mobilidade e o saneamento básico; valorizar a cultura e a diversidade do povo porto-velhense; e fortalecer a economia local, apoiando produtores rurais, comunidades tradicionais e atividades portuárias. Também propõe integrar os distritos, melhorar o transporte e os espaços públicos, preservar o patrimônio histórico, e incentivar o uso responsável do solo urbano, evitando ocupações irregulares.
O acompanhamento é feito de forma contínua pela Comissão Permanente Multidisciplinar de Acompanhamento e Avaliação (CPMAPD), composta por representantes de diversas secretarias e coordenada pela equipe técnica da Semec, que elabora relatórios anuais para subsidiar decisões.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do PDPM reunirá diversos segmentos da sociedade, para avaliar o andamento da implementação do PDPM.
A Prefeitura reforça o convite a todos os moradores para participar ativamente dos encontros para que possam contribuir para uma Porto Velho mais justa, sustentável e planejada às reais necessidades da população.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Corpo de mulher arrastada por enxurrada é encontrado sem vida
O corpo da mulher que havia desaparecido após ter sido levada por uma enxurrada e arrastada para o Córrego da Mula (imagem de destaque), em Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, foi encontrado sem vida na manhã desta segunda-feira (3/11).
A vítima havia sumido no domingo (2/11). Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), ela e outra mulher estavam embaixo de uma ponte durante um temporal que atingiu a cidade.
A Defesa Civil informou que, nas últimas 24 horas, os volumes pluviométricos registrados na cidade foram de 11 milímetros.
A outra mulher conseguiu se salvar.Play Video
O corpo da vítima foi encontrado após as buscas terem sido retomadas nesta segunda-feira.
Fonte: Metrópoles
Geral
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,56% para 4,55% este ano.

A estimativa foi publicada no boletim Focus desta segunda-feira (3), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2026, a projeção da inflação permaneceu em 4,2%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 3,8% e 3,5%, respectivamente.
A estimativa para este ano ainda está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.
Depois de queda em agosto, em setembro a inflação oficial subiu 0,48%, com influência da alta da conta de luz. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula 5,17%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Juros básicos
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic – definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. As incertezas do cenário econômico externo e indicadores que mostram a moderação no crescimento interno estão entre os fatores que levaram à manutenção da Selic, na última reunião, em setembro.
A intenção do colegiado é, de acordo com a ata divulgada, manter a taxa de juros atual “por período bastante prolongado” para garantir que a meta da inflação seja alcançada.
Nesta semana, nos dias 4 e 5, o Copom se reúne novamente para avaliar o nível da Selic.
A estimativa dos analistas é que a taxa básica encerre 2025 nesses 15% ao ano. Para o fim de 2026, a expectativa é que a Selic caia para 12,25% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB e câmbio
Nesta edição do boletim Focus, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 2,16%. Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,78%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente.
Puxada pelas expansões dos serviços e da indústria, no segundo trimestre deste ano a economia brasileira cresceu 0,4%.
Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.
A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,41 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.
Fonte: Agência Brasil
-
Polícia18 horas atrásHomem é morto a facadas em Rondônia
-
Polícia19 horas atrásHomem é morto a facadas em Rondônia
-
Polícia14 horas atrásCiclista é executado a tiros na Zona Leste de Porto Velho
-
Geral19 horas atrásVÍDEO: Sucuri gigante é resgatada em área urbana de Porto Velho
-
Polícia14 horas atrásHomem é executado a tiros no dia do aniversário em Porto Velho
-
Polícia12 horas atrásAtaque a tiros deixa dois homens baleados na Vila do Dnit
-
Empregos3 horas atrásSine Municipal anunciou 180 vagas disponíveis nesta segunda-feira
-
Geral2 horas atrásGoverno de RO inicia Chamada Escolar Pública Online 2025 para estudantes fora da escola

