Conecte-se conosco

Geral

IFRO anuncia 3 mil novas vagas para cursos de graduações e técnicos

Publicado

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) obteve a aprovação de 3 mil vagas para cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). A conquista ocorreu por meio do Edital nº 25/2023, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e permitirá ao IFRO ampliar sua oferta de cursos de graduação e de pós-graduação a partir do próximo ano.

A distribuição das vagas para o IFRO é entre cursos de graduação e pós-graduação. Na graduação, serão 950 vagas, sendo 500 para licenciatura e 450 para tecnólogo. Para o nível de especialização lato sensu, serão 2.050 vagas, voltadas para a formação de professores, profissionais da educação básica, agentes públicos e desenvolvimento regional. Os cursos serão ofertados pelos Campi Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Colorado do Oeste, Jaru e Vilhena.

O processo de articulação para oferta dos cursos nos campi e polos foi coordenado pelo Professor Saulo Souza de Macedo, Diretor de Educação a Distância (DEaD/IFRO), com o apoio da Coordenadora-Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFRO), Ana Cláudia Dias Ribeiro. “Nosso compromisso é com a interiorização e a expansão da oferta de cursos de graduação e de pós-graduação EaD. Nesse sentido, o protagonismo assumido pelo IFRO em Rondônia é reconhecido devido a sua expertise nessa modalidade de ensino”, destaca a Coordenadora-Geral da UAB.

A expansão reafirma o compromisso do IFRO com a Educação a Distância de qualidade e a inclusão social. O Diretor de Educação a Distância realça que essa aprovação representa uma responsabilidade social com a formação, visando garantir uma educação superior na modalidade EaD e proporcionar novas oportunidades para professores e demais profissionais. Saulo Macedo ressalta também que o IFRO mantém os investimentos próprios na modalidade.

“Além dos recursos captados, o IFRO continua fomentando ofertas educacionais com orçamento próprio. Em 2024, os investimentos em Educação a Distância (EaD) deverão ultrapassar a cifra de 1 milhão de reais, demonstrando ainda mais o compromisso da instituição com a expansão e a qualificação do ensino superior na região. Esse aporte financeiro próprio visa garantir a continuidade e a melhoria dos programas educacionais, mesmo diante de eventuais restrições orçamentárias externas”.

Vagas

Os cursos de pós-graduação possuem as seguintes previsões de oferta: 200 vagas para Especialização em Docência na EPT, Especialização em Gestão para a EPT, Especialização em Segurança da Informação e Especialização em Educação a Distância na EPT; 150 vagas para Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Especialização em Gestão de Instituições Públicas; e 180 vagas para Especialização em Internet das Coisas, Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Educação para a Diversidade Étnico-Racial com ênfase na Aplicação Pedagógica das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, Especialização em Geotecnologia com ênfase em Georreferenciamento de Imóveis e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

No caso dos cursos de graduação, a previsão é de 300 vagas para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública; 150 vagas para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial; 200 vagas para Licenciatura em Física; e 300 vagas para Licenciatura em Pedagogia e EPT.

Polos de Apoio Presencial UAB/IFRO

Os cursos serão ofertados em 12 Polos de Apoio Presencial da UAB/IFRO, localizados nos municípios de Ariquemes, Jaru, Buritis, Chupinguaia, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado do Oeste, São Miguel do Guaporé, Nova-Mamoré, Guajará-Mirim e Porto Velho. Com a interiorização da educação pública federal, o IFRO ajuda a promover o acesso ao ensino superior de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Rondônia.

A Coordenadora-Geral Ana Cláudia destaca que a aprovação no edital garante o aumento de vagas para o acesso de estudantes ao Ensino Superior e para a formação complementar de profissionais já formados na área de educação e oportunidade de formação continuada em diversas áreas. Esse investimento pela Capes, promovido pelo Ministério da Educação, visa ampliar a oferta nas instituições públicas de ensino. Além disso, o projeto direciona bolsas para coordenadores, professores formadores e tutores que atuarão no curso, bem como verba de custeio para ações durante a execução do projeto.

Fonte: Ifro

Geral

Boi Garantido vence festival de Parintins e garante o 33º título

Publicado

em

O Boi Garantido interrompeu o ciclo de vitórias do Caprichoso e foi o grande campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins. A agremiação se sagrou vencedora defendendo o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”. A apuração ocorreu no Bumbódromo, onde os dois bois se apresentaram neste final de semana.

Na apuração desta segunda-feira (30), o bumbá vermelho e branco conquistou o 33º título da história. O Garantido quebrou o ciclo de vitórias do rival Caprichoso, que venceu as últimas três edições do Festival. A apresentação da brincadeira trouxe a diversidade cultural do país e homenageou o compositor Chico da Silva.

Considerado patrimônio cultural do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento está ligado à tradição cultural do Boi-Bumbá. A manifestação popular gira em torno de uma lenda sobre a ressurreição do boi.

Rivalidade

O vermelho é a cor principal do Garantido, mas nas cores complementares também utiliza tons avermelhados claros, laranja, rosa claro e escuro, rosé e terracota. No Curral Lindolfo Monteverde, não são permitidas as cores do rival. No Caprichoso, a cor principal é o azul, mas a torcida também se veste com tons claros de azul, verde escuro, verde mar, violeta, roxo e lilás. No Curral Zeca Xibelão, casa do boi, não são permitidas as cores do concorrente.As baterias também têm designações diferenciadas. No Garantido, é a batucada, e no Caprichoso, a marujada.  

Este ano, o maior festival cultural da Amazônia, além de preservar a tradição do boi Bumbá e dos povos da região, incluiu na disputa pelo espetáculo mais bonito, o empenho das torcidas na conservação da floresta. Os bois rivais do Festival de Parintins trabalharam juntos este ano na coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé (Plip). A proposta quer tornar obrigatória a destinação das áreas públicas da Amazônia Legal para a conservação ambiental e justiça social, bloqueando a possibilidade de registro dessas terras no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), por pessoas físicas ou jurídicas.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Família de brasileira morta na Indonésia solicita nova autópsia à Justiça Federal

Publicado

em

A família da brasileira Juliana Marins, que morreu em um acidente no Monte Rinjani, na Indonésia, solicitou uma nova autópsia à Justiça Federal, para esclarecer a causa da morte. O procedimento deverá ser feito quando o corpo dela chegar ao Brasil, o que deve ocorrer na quarta-feira (2).

“Acreditamos no Judiciário Federal brasileiro e esperamos uma decisão positiva nas próximas horas”, afirmou via redes sociais a irmã de Juliana, Mariana Marins.

O pedido foi feito via Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU-RJ), com o auxílio da Prefeitura de Niterói, cidade do Rio de Janeiro onde Juliana morava.

O corpo da brasileira foi resgatado na quarta-feira (25), quatro dias após Juliana cair e rolar por centenas de metros enquanto fazia uma trilha na borda do vulcão. O acidente ocorreu no sábado (21), mas apenas na terça-feira (24) a equipe de resgate conseguiu encontrar Juliana, já sem vida.

A autópsia feita por legistas na Indonésia concluiu que a turista morreu em decorrência de hemorragia, provocada por danos a órgãos internos e fraturas ósseas. Segundo os legistas, os ferimentos foram provocados por traumas por contusão.

Traslado

O corpo de Juliana deixará a Indonésia nesta terça-feira (1º). Segundo a companhia aérea Emirates, o voo seguirá inicialmente para Dubai. Ali, o caixão será transferido para uma outra aeronave que, na quarta-feira (2), seguirá para o Rio de Janeiro.O voo deve chegar ao Rio de Janeiro às 15h50 de quarta-feira (2).

Continue lendo

Geral

Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem parcela de R$ 200

Publicado

em

Os participantes do programa Pé-de-Meia de 2025 nascidos nos meses de novembro e dezembro recebem nesta segunda-feira (30) o pagamento da quarta parcela.

O valor de R$ 200 corresponde ao incentivo-frequência às aulas e é destinado aos estudantes da rede pública que estão matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Pagamento escalonado

Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrem conforme o mês de nascimento dos alunos que  estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

– nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 23 de junho;

– nascidos em março e abril, em 24 de junho;

– nascidos em maio e junho, em 25 de junho;

– nascidos em julho e agosto, em 26 de junho;

– nascidos em setembro e outubro recebem em 27 de junho;

– nascidos em novembro e dezembro, em 30 de junho.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta etapa, ao todo, cerca de 3,2 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício.

Depósitos

A quarta parcela da “poupança do ensino médio” de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa Econômica, aberta automaticamente em nome dos estudantes.

O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais.

No caso de menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. Esse consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitados ou aprovados), as informações escolares e regras do programa.

As informações relativas ao pagamento também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.

Confira os prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular.

Calendário Pé-de-Meia - Ensino regular
Calendário pé-de-meia - EJA - primeiro semestre

Incentivos

A chamada Poupança do Ensino Médio tem quatro tipos de incentivos:

– por matrícula registrada no início do ano letivo, valor pago uma vez por ano, no valor de R$ 200;

– por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas. Para o ensino regular, são nove parcelas durante o ano de R$ 200.

– por conclusão e com aprovação em cada um dos três anos letivos do ensino médio e participação em avaliações educacionais, no valor total de R$ 3 mil. O saque depende da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio;

– paga após a participação nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim que o estudante conclui o 3º ano do ensino médio. Os R$ 200 são pagos em parcela única.

A soma do incentivo financeiro-educacional pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno, no fim do ensino médio.

Pé-de-Meia

O programa do governo federal é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública.  A iniciativa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar nessa etapa de ensino.

O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição. Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é incluído automaticamente.

Continue lendo

Trending