Esportes
Moradores de Juazeiro cobram retirada de estátua de Daniel Alves

Após a condenação de Daniel Alves pelo estupro de uma jovem espanhola em dezembro de 2022, moradores da cidade de Juazeiro, Bahia, sua cidade natal, estão exigindo que a estátua em homenagem ao jogador seja retirada pela prefeitura. O movimento ganhou força nesta quinta-feira (22/2).
A obra, inaugurada em 2020, já foi alvo de vandalismo em pelo menos duas ocasiões desde que o lateral foi preso em janeiro de 2023.
Em resposta, a prefeitura de Juazeiro emitiu uma nota afirmando que, por enquanto, não está considerando remover a estátua da cidade e ressaltou que está priorizando demandas mais urgentes neste momento.
Esportes
Atleta de Jaru conquista ouro no Internacional Open Manaus de Jiu-Jitsu

O município de Jaru ganhou destaque no cenário esportivo nacional neste fim de semana com a conquista da atleta Alice da Silva Akaki, de 22 anos. Representando a academia Hype Gym, Alice garantiu o primeiro lugar em sua categoria no Internacional Open Manaus 2025 de Jiu-Jitsu, competição realizada nos dias 27 e 28 de setembro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus (AM).
Faixa branca, a jovem jaruense subiu ao ponto mais alto do pódio após vencer seus combates e levou o nome da cidade para uma das competições mais prestigiadas do calendário da modalidade.
O resultado é fruto da dedicação e do esforço da atleta, que vem se destacando no jiu-jitsu e representando com orgulho o município. A conquista também evidencia o crescimento do esporte em Jaru, onde cada vez mais atletas têm conquistado espaço em competições de nível nacional e internacional.
O feito de Alice serve de inspiração para outros praticantes da modalidade, fortalecendo a presença jaruense no cenário esportivo e projetando novos talentos para o futuro.
Esportes
Dembélé conquista a Bola de Ouro; Bonmatí leva entre as mulheres

O francês Ousmane Dembélé, atacante do Paris Saint-Germain (França), foi eleito nesta segunda-feira (22) o melhor jogador do mundo e recebeu a Bola de Ouro, tradicional prêmio concedido pela revista France Football.
Entre os brasileiros, o destaque foi Raphinha, do Barcelona (Espanha), que alcançou a 5ª colocação. Já Vinícius Júnior, do Real Madrid (Espanha), terminou em 16º lugar. O pódio foi completado pelo jovem espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e pelo meio-campista português Vitinha, também do PSG.
Na categoria feminina, a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona. A também espanhola Mariona Caldentey, do Arsenal (Inglaterra), ficou em segundo lugar, enquanto a inglesa Alessia Russo, do Arsenal, ocupou a terceira posição.
A melhor brasileira no ranking foi a lendária Marta, do Orlando Pride (Estados Unidos), que aparece em 12º lugar.
Esportes
Bruno Henrique, do Flamengo, é condenado no STJD e pega 12 jogos de suspensão

Julgado nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi suspenso por 12 jogos. Ele foi denunciado por forçar um cartão amarelo e beneficiar apostadores em 2023, em um jogo contra o Santos, no Mané Garrincha, pelo Brasileirão. O julgamento desta quinta durou mais de oito horas. Cabe recurso.
Bruno Henrique foi absolvido no artigo 243 do Código de Justiça Desportiva, que fala em manipular e prejudicar uma equipe de forma deliberada. No entanto, por 4 votos 1, os auditores decidiram que o atacante do Flamengo agiu de forma contrária à ética desportiva (artigo 243-A). Por isso, ele foi condenado a 12 jogos de suspensão, além de punido com multa de R$ 60 mil.
Recurso e efeito suspensivo
Todas as partes podem recorrer. O Flamengo vai entrar com recurso. Nesse caso, Bruno Henrique será julgado no pleno do STJD.
Enquanto o recurso não é julgado, o Flamengo vai pedir o efeito suspensivo. A lei indica que, a partir de dois jogos de suspensão, a possibilidade de pedir efeito suspensivo é garantida. Nesse caso, pela gravidade do tema, pode haver uma decisão contrária, mas o clube acredita na obtenção da medida para que o jogador possa atuar até o julgamento no pleno.
O atacante não esteve na sede do STJD nesta quinta, mas entrou na audiência por videoconferência. Ele acompanhou a maior parte do julgamento, que durou quase oito horas, fez um breve pronunciamento e se declarou inocente. O advogado Alexandre Vitorino representou o atacante. Advogados do Flamengo também estiveram presentes: Michel Assef Filho e Flavio Willeman (vice-presidente do clube).
A Procuradoria denunciou mais quatro atletas amadores. Três deles compareceram à audiência de forma virtual: Claudinei Vitor Mosquete Bassan, Andryl Sales Nascimento dos Reis e Douglas Ribeiro Pina Barcelos. Wander Nunes Pinto Junior, irmão de Bruno, foi representado por um advogado.
Bruno Henrique foi denunciado pela Procuradoria do STJD em vários artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): art. 243, §1º; art. 243-A, parágrafo único; art. 184 e art. 191, III. Além do artigo 65, II, III e V, do regulamento geral de competições da CBF de 2023.
O que aconteceu?
Em abril deste ano, a Polícia Federal indiciou Bruno Henrique. Ele é acusado de fraude esportiva e foi denunciado no artigo 200 da Lei Geral do Esporte – fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado –, com pena de dois a seis anos de reclusão.
A denúncia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) foi aceita pela Justiça do Distrito Federal. Assim, o atleta do Flamengo se tornou réu e será julgado na esfera comum.
Além de Bruno Henrique, fazem parte da investigação Wander Nunes Pinto Júnior (irmão do atleta), Ludymilla Araújo Lima (esposa de Wander) e Poliana Ester Nunes Cardoso (prima do jogador), e Andryl Sales Nascimento dos Reis, Claudinei Vitor Mosquete Bassan e Douglas Ribeiro Pina Barcelos (amigos de Wander, segundo as investigações). Ludymilla e Poliana ficaram fora da lista de denunciados do STJD.
A investigação da Polícia Federal começou em agosto do ano passado. Em novembro, o jogador e outros suspeitos foram alvo de uma operação de busca e apreensão. Investigadores extraíram conversas do celular de Wander que embasaram o indiciamento dos suspeitos.
O atacante do Flamengo teria informado a Wander que tomaria um cartão amarelo em jogo contra o Santos, disputado em Brasília, em novembro de 2023 – o jogador estava pendurado com dois cartões amarelos. Apostas feitas por Wander, a esposa dele, uma prima e amigos chamaram atenção das empresas de bets, que estranharam o volume de dinheiro no cartão amarelo de Bruno Henrique.
GE
-
Polícia18 horas atrás
Oito apenados monitorados são presos em show da Joelma na capital – VEJA O VÍDEO
-
Polícia19 horas atrás
Homem é encontrado morto às margens da BR-319 em Porto Velho
-
Polícia2 horas atrás
Homem é amarrado, torturado e executado a tiros em Rondônia
-
Geral2 horas atrás
Jovem é chamada de ‘pobre’ e viraliza com vídeo mostrando ‘a verdadeira riqueza’ de morar na roça em RO
-
Polícia12 horas atrás
DENARC prende quadrilha com 70 kg de drogas em operação
-
Polícia3 horas atrás
Polícia apreende quase uma tonelada de cocaína em operação na fronteira de Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Geral3 horas atrás
CNU 2025: 760 mil fazem a prova no domingo; saiba o que levar
-
Política16 horas atrás
Senadores estudam ampliar isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 10 mil por mês